Esta história passou-se há vinte e seis anos atrás,onde tudo parecia simples mas na verdade os jovens da década de oitenta viviam com receios e medos,esta história conta a verdade, de muitos jovens que vivem perto de mim, alguns ainda vivos e muitos outros faleceram ,durante estes vinte e seis anos.
Dia vinte e três de dezembro,quase véspera de natal estava eu com um grande amigo meu,e ele convidou-me para jantar na casa dele,jantamos e de seguida fomos ao café, mas o Daniel mostrava-se preocupado e eu percebi que algo estava errado perguntei o que se passava com ele, sem saber a bomba que dai vinha.
-Daniel o que se passa contigo, estás sempre muito calado,algo se passa contigo?
- Sérgio não sei como dizer isto é algo muito grave,que nem mesmo eu ainda consegui compreender.
-Que tal se contasses o que se passa realmente.
-Sabes Sérgio ,eu estava no Algarve e tive que vir de urgencia para Lisboa,e estive internado alguns dias no hospital, onde me fizeram vários exames médicos, e num desses exames descobri que tinha uma doença crónica...
-Mas que exames foram esses que te deixaram dessa forma?
-Entre os vários exames,fizeram o exame HIV ,e esse deu positivo,e sinceramente não sei o que fazer.
-Sinceramente Daniel, por mais que eu te queira ajudar, não sei que fazer ou mesmo dizer ,eu acho que tens que manter sígilo e falar verdadeiramente com a tua familia, não sei mesmo o que dizer...
Depois de chegar a casa do Daniel ele ficou com a sua familia e eu entretanto fui para minha casa,não sei explicar,mas não conseguia dormir, a pensar no meu amigo, mas como ia eu o poder ajudar, se eu próprio tenho muito receio de doenças, sinceramente eu sabia que algo tinha que fazer, só não sabia como!
Dia vinte e quatro véspera de Natal,esse dia que esperavamos ansiosamente durante o ano inteiro,dia em que a familia se junta e confraterniza,eramos mais de vinte pessoas reunidos nessa noite,os meus pais, irmãos e irmãs, entre muitos sobrinhos, saúdades desses tempos, que ainda se ligava o Natal á verdadeira familia. Nessa noite a minha mãe, que era uma pessoa que eu não conseguia esconder nada,questionou-me o que é que se passava comigo que estava muito calado,coisa que realmente era muito díficil.
-O que é que se passa contigo filho?
-Comigo sinceramente nada mãe, o que se passa é com o Daniel...
-Mas é algo de grave?
-Sim,mas não sei como fazer mãe para o ajudar.
-Mas o que é que se passa com o Daniel?
-Sabes,ele andou metido nas drogas,e agora está a descobrir que está doente, ele fez os exames Hiv e deu positivo,e tu sabes bem mãe, que eu por mais que o queira ajudar, sabes como sempre tive medo dessas doenças mãe.
-Eu sei filho, tu até acordas á noite aos gritos,mas olha convidas o Daniel para vir comer connosco amanhã?
-Claro mãe eu logo jà o aviso para estar cá amanhã.
-Lembra-te de uma coisa filho,nunca se sabe o dia de amanhã!
Dia vinte e cinco chegou, o Daniel vem aqui almoçar connosco,todos estavam contentes ,a minha mãe, amava estas reuniões familiares,mas realmente o que me surpreendeu,foi a forma que ela procedeu com o meu amigo Daniel, sinceramente ela era uma mulher que encontramos muito poucas neste mundo.
Um dia ganhei coragem,e fui pedir á minha médica de familia para pedir,para fazer o tão temido teste HIV Sida,ela de seguida mandou-me fazer o teste, teste esse que foi feito na faculdade de farmácias na Cidade Universitária,depois da colheita do sangue, tive que esperar três semanas, semanas essas que parciam intermináveis,nesse momento comecei a compreender o que muitos dos meus amigos passavam,durante esse tempo trabalhei normalmente,mas sempre a recear o resultado que se fosse positivo,sinceramente não sei o que farei.
As três semanas passaram, com receio fui buscar os exames,a técnica vendo o meu desconforto,foi abrindo logo o jogo comigo,disse-me que estavam todos bem os meus exames,que não tinha que me preocupar mais.
Nesse mesmo dia fui jantar á esplanada dos Restauradores,onde fiquei na companhia dos meus amigos habituais, aquele grupo que sempre andavamos juntos, depois do jantar fomos ao bar 106 e ao Drops, que se situa no Bairro Alto,depois desse dia foi para mim,uma segunda oportunidade de viver uma vida descansado outra vez!
Os dias foram passando,e continuei a ver os meus amigos aqui do bairro,só que durante perto de cinco meses,vim a saber de mais cinco casos HIV perto de mim,dois deles,até chegaram a andar comigo na escola,na primária.
Um dia, fui convidado por esse grupo,que andavamos sempre juntos, para irmos jantar ao centro comercial do Libersil,e eu como sempre, claro aceitei,depois de jantarmos fomos tomar uns copos,no Finalmente e no Trumphs,a noite estava prestes a terminar,quando fomos para a casa do Manuel,onde estava a decorrer uma festa de despedida de solteiro,continuamos a noite, continuamos a beber,só sei que foi a pior noite da minha vida, porque chegamos aquela altura que estavamos tão bebidos,que jà nem sabiamos com quem estavamos ou onde, só sei, que apartir dessa noite, a minha vida nunca mais foi a mesma,tantas incertezas, começavam a por-me louco outra vez!
Dia seguinte eu não sabia o que tinha feito,nem mesmo com quem,foi ai que eu e o Avelino, combinamos encontrar-nos no fim de semana seguinte.Depois de muito conversarmos ele perguntou com quem tinha dormido,pois ele estava preocupado,pois a pessoa com quem dormiu lhe dissera que era Seropositiva,mas que entre aquele grupo tinha a certeza que quatro daquelas
Essoas eram portadlras de HIV,o meu mundo desabou,e desta vez tinha a certeza que tinha feito asneira,o Avelino perguntou-me se eu ia fazer o teste também,e eu só lhe respondi que sim, mas a realidade é que eu tinha feito um teste e nem tinha passado seis meses,por isso vos digo,fui doido e parvo e não aproveitei a minha oportunidade,e de certeza eu não ia ter outra chance de viver sem medos!!!
Não sabia o que fazer, fui falar com outos que tinham certezas,certeza que eram Séropositivos,acontece que estava outra vez na corda bamba,só que desta vez mesmo por burrice,hipocrisia minha, não sabia mesmo o que fazer,os meus amigos aconselharam-me a fazer o teste novamente,mas a coragem e vergonha tomaram conta de mim,pois só me perguntava a mim mesmo, como é que seis meses depois eu iria pedir a mesma médica para me fazer um novo teste.
Ganhei coragem e fui outra vez ao posto médico,e a minha médica perguntou porque razão eu queria fazer um novo teste,seis meses depois,e ai eu tive que me abrir com ela,e ela disse-me que eu era uma pessoa que me preocupava sem razão, mas ela foi mais longe,e para eu ficar descasnsado,ela mandou-me fazer todos os exames do sangue, mas não fiquei muito descansado,bem peloo contrário,fiquei ainda mais apavorado, mas segui o conselho da minha médica, e fui novamente fazer os meus exames, só que desta vez foi um pouco diferente, pois esperei duas semanas, e os meus testes estavsm prontos,fui todo feliz buscar os exames quando me disseram que os resultados do HIV,não estavam prontos ainda, vim embora e estava tudo bem, só não entendia porqur razão não me tinham entregado todos mesmo os do HIV.
Mais uma semana de angustia passou,e fui buscar os meus resultados,só que desta vez,estava fechado o envelope,lembro-me como se fosse ontem,a técnica pediu para eu abrir o envelope ,só perto da minha médica, mas não resisti,e abti na camioneta quando vinha para minha casa,não queria acreditar no que via,os meus exames estavavam realmente Positivos,naquele momento só queria desaparecer,não imaginava como seria a minha vida apartir desse dia,um dos piores da minha vida!!!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Recomeçar Dia após Dia
Kurgu OlmayanHistória veridica que aconteceu a partir da década de 80, onde a juventude tinha grande receio de viver com o flagêlo da verdade do HIV positivo, onde geralmente o medo tomava conta dos sentimentos das pessoas, obrigando-as sem querer a descriminar...