Assim que chegaram na ilha, Wei Ying e Lan Zhan foram falar com o sargento Mingjue.
— O senhor andou muito ocupado, Sr. Lan. Meus homens tiveram bastante trabalho para segui-lo — declarou o policial, irritado depois de uma longa conversa com Lan Zhan. — Deveria ter me dito que pretendia fazer uma viagem a Acapulco com o Sr. Wei Ying.
— Achei que ter um policial atrás de nós seria no mínimo inconveniente.
— E agora que já terminou com sua investigação vem me trazer esta chave, que o Sr. Wei Ying encontrou dias atrás. Como advogado deve saber o que significa ocultar informações à polícia.
— Claro. — Lan Zhan se defendeu. — Mas nem eu nem o Sr. Wei Ying podíamos saber que a chave era uma evidência. Pensamos, é lógico, que pertencia a Lan Huan, e como inventariante de meu irmão eu teria direito a ele. No momento em que percebi que o conteúdo do cofre era importante, vim direto para cá.
— E o senhor tem alguma ideia de como seu irmão entrou de posse dos itens que me descreveu?
— Sim.
— E quanto o senhor Wei?
— Bem, o homem que me atacou disse querer o dinheiro. Encontramos um bocado no cofre — falou Wei Ying. — E uma bolsinha com algo que o Sr. Lan imagina ser cocaína.
O sargento abriu as mãos sobre a mesa.
— Sr. Wei Ying, alguma vez teve a oportunidade de ver Lan Huan portando ou utilizando drogas?
— Não.
— Alguma vez ele lhe falou em cocaína ou tráfico de drogas?
— Não, claro, ou eu teria contado ao senhor.
— Assim como me contou sobre a chave? — Quando Lan Zhan tentou protestar, Mingjue fez um sinal para que ele se calasse. — Sr. Wei Ying, vou precisar de uma lista de todos os seus clientes nos últimos seis meses. Nomes e endereços, se possível.
— Meus clientes, mas por quê?
— É bem possível que o Sr. Lan usasse um de seus barcos para contato.
— Meus barcos? Minha loja? — Wei Ying se levantou, ultrajado. — Acha que Lan Huan passaria drogas debaixo do meu nariz sem que eu percebesse?
— Espero que sim, senhor, ou estaria também envolvido. Poderia me entregar a lista até o final da semana? — Depois, olhando para Lan Zhan, prosseguiu: — É claro que pode pedir um mandado judicial, mas isso só atrasaria o processo. E eu também poderia retê-lo como testemunha.
Lan Zhan observou em silêncio enquanto Mingjue acendia um cigarro, soltando pequenos círculos azuis de fumaça.
— Em certos momentos é melhor não usarmos todos os nossos direitos. Além disso, acho que basicamente todos nós queremos a mesma coisa. Terá sua lista, sargento. E mais: Wen Zhu Liu— Lan Zhan declarou, gratificado ao ver a surpresa nos olhos do policial.
— Que sabe sobre ele?
— Wen Zhu Liu está em Cozumel; ou pelo menos estava. Meu irmão encontrou-se com ele em vários bares e clubes locais. Talvez também esteja interessado em David Merriworth, um americano que trabalha em Acapulco; pelo que pude notar, ele é que colocou Lan Huan nesse negócio.
— Agradeço a informação. — Mingjue anotou os nomes num papel. — Entretanto, no futuro apreciaria se o senhor ficasse fora do meu caminho. Buenas tardes.
Minutos depois, já na calçada, Wei Ying desabafou com Lan Zhan:
— Não gosto de ser ameaçado. Era isso que ele fazia, não? Ameaçando-me colocar na cadeia!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Passageiro do Silêncio
Mystery / Thriller#FINALIZADA Sol, areia e a imensidão do oceano... Só ali Wei Ying encontrou o refúgio ideal para as suas mágoas de amor. Só naquele lugar distante conseguiu esconder as desilusões que o transformaram de repente de menino em homem. A vida agora se re...