Capítulo 17

30 4 402
                                    

Because maybeYou're gonna be the one that saves meAnd after allYou're my wonderwall

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Because maybe
You're gonna be the one that saves me
And after all
You're my wonderwall

Wonderwall, Oasis

      Só solistas boas dançam o Pas de Quatre. 

      Foi com essa frase que papai me animou quando contei que eu dançaria esse papel no espetáculo de encerramento do Curso de Verão da Promoarte. Eu estava bem triste por não ter sido escolhida para o papel do Cisne Branco, me sentindo derrotada. Tudo porque acharam que eu não tinha maturidade pra ser a estrela principal do espetáculo.

      Não tiro a razão da direção artística. Eu quase agredi a Antonella Carrascosa na audição, tudo porque a argentina me deu um pontapé covarde na aula. Eu entrei em parafuso, chamei-a de vaca e quase fui expulsa da aula pela Manuela Almeida.

      Tive de me recompor a fim de não pôr minha aula a perder, e no fim, ser um dos quatro pequenos cisnes do Ato 2 de Lago dos Cisnes estava de bom tamanho, apesar de eu querer mais. Eu sempre exijo mais do pôr do sol.

      A lição que eu tirei daquele incidente foi: uma bailarina sempre se equilibra numa corda bamba, e simples detalhes podem pôr a perder todo um trabalho de semanas.

      Mesmo achando que eu merecia uma segunda chance, acabei me apegando ao papel. O coração de uma bailarina é tão receptivo a novidades, ao desafio, que passei a não me importar de não ser a estrela. Eu tinha certeza que minha hora chegaria.

      Duda acabou se machucando. A fratura incompleta em seu pé a tirou do espetáculo e fui escolhida para substituí-la, fazendo par com Vítor Hugo. A noite do espetáculo foi uma das noites mais felizes da minha vida, a realização de um sonho. Nunca chorei tanto. Mas eram lágrimas de felicidade.

      Faltam duas horas para o espetáculo. Já fizemos as marcações de palco e a equipe técnica terminou os ajustes dos canhões de luz.

      O palco está pronto para acolher um grupo de jovens cheios de sonhos, e entre eles, acho que sou a mais ansiosa. Não por estar debutando como bailarina do Ballet Imperial, junto com os melhores bailarinos do Brasil. A verdade é que eu quero chegar ao íntimo de cada uma daquelas pessoas.

      As cortinas se fecham para um longo intervalo até o início da apresentação. Os bailarinos vão um a um, ou em duplas, ou em grupos, em direção aos camarins. 

      Permaneço olhando para as cortinas, imaginando todas as cadeiras do outro lado. Daqui a pouco elas estarão todas ocupadas por velhos, jovens e crianças, e se apenas um deles decidir entrar numa escola de balé e aprender a dançar porque viu a gente dançando, me sentirei a garota mais feliz do mundo.

      Um sorriso quer surgir no meu rosto. Tento controlar as batidas do meu coração, mas não adianta. É mais forte do que eu. 

      Inclino meu corpo, apoio as mãos nos joelhos. Toco minha polaina, dedilho a superfície da minha meia calça, que é o véu que cobre minhas pernas. Conto com vocês, digo a elas.

Princesa de CristalWhere stories live. Discover now