Sinopse: Mesmo fazendo a primeira e mais difícil prova do ano de forma brilhante, Nívea sente a frieza das palavras de Eric lhe invadir por inteiro.
A amizade entre Nívea e sua vizinha Melissa se torna real e uma revelação trás à tona o desfecho de uma questão, até então, incompreendida pela jovem.
***
A semana de provas do primeiro bimestre havia começado. Eu praticamente respirava todo o conteúdo das disciplinas ensinadas naqueles dois meses. Dormia muito pouco e me alimentava muito mal. Entretanto, eu precisava manter minhas boas notas como sempre.
"Como será a prova dele?" eu pensava apreensiva na sala de aula aguardando sua chegada. Todos os alunos também estavam tensos pois se o Professor Eric era um carrasco em aulas normais, a prova dele não seria diferente.
Chegou pontualmente no horário, segurando um envelope em mãos, fazendo o mesmo ritual: deixou a mochila na mesa, retirando a lista de presença e observando de modo sério todos os alunos devidamente sentados. Voltou-se para o envelope de onde tirou um bloco com folhas brancas e grampeadas.
- Bonjour. Je veux juste un stylo, un crayon et une gomme sur vos tables. Les téléphones portables sont éteints. Je veux que personne ne regarde autour de moi. Et pour m'en assurer, je vous observerai du fond de la pièce.
(Bom dia. Só quero caneta, lápis e borracha nas mesas de vocês. Celulares desligados. Não quero ninguém olhando para os lados. E para ter certeza disso, eu estarei observando vocês do fundo da sala.)
Enquanto ele falava, percebi que a sua barba estava um pouco maior do que de costume. Preparar provas exigia muito, deveria estar sem tempo para se cuidar e fora esse detalhe, ele estava impecavelmente bem arrumado.
Os alunos estavam em total silêncio mas a atmosfera pesada pairava na sala. O professor começou a caminhar de mesa em mesa distribuindo as provas. Logo que recebi a minha, veio o pânico: folheei e então vi que eram seis páginas. As três primeiras folhas dedicadas ao poema estudado e o restante abordava a Literatura Medieval Francesa em geral. Todas as questões eram discursivas. Engoli em seco. Ao término da distribuição, ele deixou o envelope vazio na mesa, pegou a sua cadeira e se dirigiu ao fundo da sala onde se sentou. Ouço a voz do Frederik, o representante da turma, sentado algumas mesas atrás de mim.
- Professeur, puis-je poser une question?
- Avez-vous étudié pour l'examen?
- Oui professeur, mais...
(- Professor, posso tirar uma dúvida?
- Você estudou para a prova?
- Sim professor, mas...)
E antes que ele terminasse de responder, a rispidez habitual não perdoou.
- Si vous avez étudié pour l'examen, vous n'avez aucun doute! - e virou se para todos - Vous aurez les deux périodes de notre cours pour passer le test. Tu peux commencer!
(Se você estudou para a prova, você não tem dúvidas! Vocês terão os dois períodos da nossa aula para fazerem a prova. Podem começar!)
Aquela resposta grosseira me gelou a nuca. E se eu tivesse com alguma dúvida? E se me surgisse um branco? Eu precisava me acalmar. Respirei fundo e iniciei a leitura das questões calmamente respondendo-as à lapis. Um erro de caneta poderia ser fatal. Pouco mais de duas horas era o tempo disponível. Nas provas das outras disciplinas, teríamos o mesmo tempo então por que a prova dele estava me deixando desse jeito? Talvez porque mais uma vez eu queria que ele me notasse conseguindo uma boa nota, talvez por medo de eu não conseguir. Será que sem nenhuma demonstração, ele estava no aguardo do meu desempenho? E por que em um momento de tensão máxima como esse, eu estava sonhando com o fato dele reparar em mim?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Ma Petite Princesse - 1a Temporada
RomansNívea é uma jovem bela e tímida que se torna perdidamente atraída e, com o tempo, apaixonada por um homem proibido aos olhos da sociedade. Será possível a ética profissional romper-se em nome de um sentimento tão puro e sincero?