Psicologia Positiva

44 5 0
                                    

“Para algumas pessoas, a evasão do próprio crescimento, estabelecer baixos níveis de aspiração, o medo de fazer o que é capaz de fazer… são defesas contra a grandiosidade, a arrogância, a autoconfiança. Há pessoas que não conseguem administrar a integração graciosa entre a humildade e o orgulho que é absolutamente necessário para o trabalho criativo. Para inventar ou criar, você deve ter a “arrogância da criatividade” que tantos pesquisadores notaram. Mas, claro, se você tem apenas a arrogância sem a humildade, então você é delirante". 

Embora a questão da felicidade humana seja discutida desde a Grécia Antiga, a psicologia tem sido criticada por voltar seus estudos para as doenças mentais, em vez da própria saúde mental. Dessa forma, a Psicologia Positiva foi criada, seguindo na contramão de autores mais modernos. É um movimento recente dentro da ciência psicológica, que visa alcançar a felicidade humana através de uma ótica mais simples — por meio de pensamentos, sentimentos e emoções.

Nesse contexto, Peterson e Seligman (2004) desenvolveram um sistema de classificação para os aspectos positivos, destacando as forças e o caráter como meio de se alcançar a felicidade. Em tal manual, as habilidades de uma pessoa foram ditadas em características emocionais, cognitivas e relacionais, e em seis grupos de virtudes: sabedoria, coragem, humanidade, justiça, temperamento e transcendência.

Publicado por muitos estudiosos da área, os principais fatores que parecem estar ligados a felicidade é a qualidade dos amigos com os quais se possa contar, viver em um ambiente de trabalho saudável e seguro, fazer ações voluntárias e estabelecer vínculos duradouros.

É possível afirmar que, em paralelo ao mundo real, existe um mundo só das emoções, localizado dentro das nossas mentes. O mundo das emoções é parecido com uma máquina cheia de peças, onde cada emoção é como se fosse o óleo das engrenagens necessário para que a máquina funcione corretamente e seja produtiva.

É um fato que o espectro das emoções é simples, decisivo e importante para o ser humano. Então as emoções positivas funcionam como uma espécie de motor diário da nossa motivação, esperança e ligação com o mundo, ou o combustível da nossa paixão, inspiração, curiosidade e alegria. Afinal, é impossível viver de maneira produtiva sendo acometido diariamente pela tristeza, angústia e desilusão. Esses sentimentos devem ser parados no momento em que colocam à prova a nossa capacidade de viver em harmonia conosco e com os outros, caso contrário nos transformará em uma ilha presa no meio de um oceano, sem propósito. Ou seja, atender aos nossos sentimentos significa compreender a complexidade dos estados emocionais e saber como promovê-los para alcançar a plenitude.

"Assim como os nenúfares se retraem quando a luz do sol desaparece, nossas mentes também se retraem quando a positividade desaparece.” — Barbara Fredrickson

Uma grande influente Psicóloga Positiva da atualidade, a renomada Barbara Fredickson, estudou e descreveu algumas das emoções mais importantes para se alcançar a felicidade. Graças à pesquisa dessa professora da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill (EUA), o campo das emoções positivas foi abordado pela primeira vez de forma prática. Seu principal trabalho está relacionado à sua teoria de ampliar e construir emoções agradáveis, sugerindo que elas levam a um comportamento novo e expansivo.

Até o início de 1990, ninguém tinha investigado a fundo as funções e os objetivos dos estados psicobiológicos. Porém, B. Fredrickson demonstrou que esses sentimentos são fundamentais para desenvolver novos aprendizados, estabelecer conhecimentos, comportamentos e consolidar relacionamentos antigos. Em outras palavras, as emoções são as chamas que dão sentido para a vida e permitem o crescimento humano. Elas atuam como um impulso que ajuda a construir e transformar a realidade à nossa volta.

Se eu perguntasse qual a emoção é a sua preferida, você talvez responderia que é o amor, alguns responderiam a paciência, e outros... a confiança. Mas todas elas são valiosas a sua maneira e promovem grandes benefícios, se trabalhadas em conjunto.

O amor, a curiosidade e a inspiração são as emoções que trazem ânimo. O prazer é o oposto da dor e representa o estado emocional de êxtase. O êxtase é breve, semelhante ao que uma criança sente ao ganhar um novo brinquedo, ou a sensação que sentimos ao praticar sexo. São atividades simples, básicas e enriquecedoras que nos tornam um ser humano mais vívido e conectado ao mundo externo.

Da mesma forma, a inspiração é a capacidade de encontrar objetivos, sentido para vida, mentores e guias, que nos permitem ser curiosos, mantendo acesa a vontade de experimentar, aprender, imitar e fazer coisas novas. É o fôlego que nos dá vitalidade para seguirmos avançando.

As pesquisas dos psicólogos Todd M. Thrash e Andrew J. Elliot diz que a inspiração  atua como uma coluna de sustentação para o bem-estar. Por isso é necessário nos presentearmos com o que nos deixa com um sorriso no rosto, ou que um dia o deixou. Nessa parte entra o "Filtro de Pesquisa". Devemos procurar tarefas capazes de induzir os hormônios da felicidade. Algumas tarefas liberam endorfina, serotonina e dopamina. Alimentar-se, descansar, fazer exercícios físicos, jogar videogame, passear com os cães, expor-se ao sol, dormir bem, estar na natureza... tudo é necessário para balancear a química do cérebro.

Uma personalidade emocionalmente equilibrada é paralela à linha da felicidade. A estabilidade emocional protege a pessoa contra as emoções negativas e prevê uma inteligência social maior. Isso ajuda a gerir melhor os relacionamentos, que é uma parte importante do "ser feliz".

Um dos aspectos positivos mais importantes — apesar de ser crucial não levar a vida tão a sério é a razão. Infelizmente, o mundo exige que não sejamos crianças o tempo inteiro. Dessa maneira, a serenidade é carregada de harmonia, um estado de espírito em que nada externo ou interno nos altera, nem nos causa dor.

A serenidade é uma emoção valorosa, pois aqueles que sabem lidar com seus medos e mantém os níveis de ansiedade sob controle, não sofre com perturbações excessivas. Porém, não podemos matar a criança que existe dentro de nós. Ela nos permitirá ver, sentir e se emocionar com coisas simples, mantendo o fascínio mesmo diante da realidade, às vezes, assustadora. A partir daí entra uma outra grande emoção, a esperança.
Possuir corações e mentes esperançosas não é ser ingênuo. Não é enxergar apenas o lado bom da vida, acreditando que vivemos em um lugar perfeito, fantasiando coisas e formas. Ao contrário, ser esperançoso é acreditar que apesar de todas as dificuldades, existe a possibilidade de o amanhã ser melhor.

Além da esperança, a gratidão e o amor são capazes de nos mostrar as nossas próprias conquistas por outro ângulo e evita a comparação desnecessária. Ver valor até mesmo em coisas pequenas e sentir-se grato todos os dias pelo que você conquistou é um avanço em direção a felicidade. Para praticar a gratidão, pergunte a si mesmo se você tem algo para agradecer. Na verdade, é possível afirmar que sempre existe abertura para gratidão. Ela pode estar em sua saúde física e mental, na melhora de um relacionamento, ou em poder ajudar amigos e desconhecidos.

Por conseguinte, o amor talvez seja a emoção mais reconhecida e procurada pela humanidade, desde os primórdios. Ele é tão poderoso que molda o nosso comportamento, desde a infância, passando para a vida adulta. Inclusive, há estudos que ligam a falta desse sentimento na tenra idade com diversos transtornos mentais, entre eles a sociopatia. Porém, mais do que somente receber amor, também é preciso ofertar.

Barbara Fredrickson destaca em seu trabalho a importância de todas essas emoções para o nosso desenvolvimento. A mente interessada e emotiva empurra a pessoa para a exploração, fazendo com que ela passe da segurança à novidade, podendo ampliar as perspectivas e conhecimentos. Mas nenhum aprendizado será consolidado se antes não houver interesse por ele.

Psicologia em JogoOnde histórias criam vida. Descubra agora