O livro "Notas do Subsolo", escrito por Fiódor Dostoiévski, aborda o conceito "Palácio de Cristal" e expõe uma narrativa interessante em forma de metáfora, que reflete os ideais do autor sobre o racionalismo utópico e o materialismo científico. O romance é considerado um dos primeiros precursores da literatura existencialista, explorando temas como a alienação, o livre arbítrio e o conflito entre a razão e a emoção. A história conta a respeito de um homem amargurado e isolado, vivendo no subsolo de seu consciente. O seu estado mental e espiritual faz analogias sobre a liberdade, a sociedade e a natureza humana.
O "Palácio de Cristal" é uma alusão ao palácio real que existiu em Londres, construído para a Grande Exposição de 1851. No livro de Dostoiévski, a utopia perfeita e racional para alguns teóricos sociais e filosóficos da época poderia ser alcançada através da ciência, razão e progresso tecnológico. No entanto, o narrador critica essa visão, argumentando que ela não leva em conta a complexidade e irracionalidade humana. Ele também acredita que, em uma sociedade idealizada, os seres humanos perderiam sua individualidade e liberdade. A ideia do "Palácio de Cristal" representa, assim, uma sociedade onde tudo é previsível e controlado, mas que, ao mesmo tempo, é desumanizante e sufocante.
"Notas do Subsolo" debate contra o determinismo e a crença de que a alegria é alcançada através de uma ordem lógica. Dostoiévski defende que a vontade humana, com todos os seus caprichos e defeitos, é importante para nossa existência, e que a tentativa de eliminar esses elementos resulta em uma vida sem sabor. Nesse aspecto, não devemos romantizar dificuldades. Para viver uma vida satisfatória e que faça sentido, é preciso cometer erros, recomeçar e usar as falhas como motivação. Pegar atalhos leva ao fim do jogo da vida rapidamente, mas não produz sensações gloriosas. Ao contrário, crescer recluso em um palácio cheio de regalias formará pessoas despreparadas para enfrentar o mundo lá fora.
Dizem os relatos históricos da monarquia russa, da dinastia Romanov, que as gra-duquesas Olga, Tatiana, Maria e Anastásia, filhas do imperador Nicolau II, cresceram isoladas no Palácio de Alexandre, em Tsarskoye Selo, e desconhecia o funcionamento da sociedade. Apesar de serem jovens promissoras, com um futuro brilhante pela frente, foram limitadas pelos ideais da nobreza. Certa vez, ao ficarem em exílio em Tobolsk, na Sibéria, após a Revolução de 1917, tiveram que viver sob condições restritas. Como a família não tinha mais a mesma quantidade de funcionários, passaram a receber modestos valores para cobrir os custos de vida. Em uma ocasião, elas foram autorizadas a ir até uma loja local para comprar objetos pessoais. Ao entrarem na loja, mostraram-se confusas, sem saber como se comportar, nem como utilizar o dinheiro que receberam. Esse momento demonstra como a educação privada impactou em aspectos do cotidiano das meninas.
As princesas tinham contato reduzido com a sociedade. A educação delas era voltada para assuntos culturais e religiosos. Raramente podiam deixar o palácio sem acompanhamento e estavam acostumadas a receber tudo em mãos. Além disso, como integrantes da realeza, viviam em um sistema coberto, em que tudo o que precisavam era provido pela Casa Real. Antes da Primeira Guerra Mundial implodir, elas não tinham necessidade de fazer compras, nem de se preocupar com questões financeiras. A falta de conexão com pessoas consideradas comuns contribuiu para um distanciamento e desconhecimento de grande parte do mundo, resultando em dificuldades para realizar tarefas simples. Durante o exílio, a família Romanov foi forçada a fazer serviços domésticos. Mas as grã-duquesas não sabiam passar roupas, nem limpar seus próprios quartos. Elas eram inocentes e tinham uma visão ingênua sobre a classe trabalhadora.
Existe uma conexão fugaz entre o isolamento de Olga, Tatiana, Maria e Anastásia e a ideia do "Palácio de Cristal" que Dostoiévski mencionou em "Notas do Subsolo". O palácio tende a representar uma estrutura perfeita que abriga nobres e ricos, mas estéril no sentido de que aprisiona a verdadeira natureza humana em uma jaula psicológica. Assim como no "Palácio de Cristal", as grã-duquesas viveram em um mundo cuidadosamente planejado e protegido, onde todas as imperfeições e dificuldades da vida eram excluídas de si. Esse isolamento as impediu de desenvolver experiências comuns, tornando-as prisioneiras de um destino regado a privilégios e ideais de perfeição. Porém, quando foram confrontadas com a guerra, a estrutura do "palácio" desabou, deixando-as vulneráveis.
Apesar da monarquia ter sido abolida quase em sua totalidade, os palacios persistem. Eles não são mais construções feitas para suportar invasões ou servirem de modelos luxuosos aos reis e rainhas. Os castelos do século XXI são as prisões mentais personificadas na tecnologia, nas relações sociais que perderam a profundidade, no uso indevido do tempo e preocupação constante em aparentar ser alguém que não somos.
Dostoiévski descreve a artificialidade do "Palácio de Cristal" como algo que sufoca o espírito. Este, necessita de liberdade, luta e sofrimento para se desenvolver. De uma forma semelhante, o isolamento das grã-duquesas foi, em certo ponto, danoso para suas emoções. A ilusão que sustentavam dentro da corte, por mais bela que fosse, com riquezas e mordomias, reduzia suas visões de mundo.
Dostoiévski via o "Palácio de Cristal" além de uma estrutura física. Ele enxergava um símbolo da força de uma ordem que anula a diversidade humana. Em suas obras, reforçava os pilares da essência do ser humano, encontradas particularmente na capacidade de escolha e na autenticidade das experiências. A psicologia social admite essa visão, sugerindo que o perfeccionismo tende a levar a conflitos internos.
Atualmente, com a tecnologia ganhando destaque em vários setores, aumentou a sensação de encarceramento psicológico. Não precisamos mais dos mesmos esforços de antes, pois a Inteligência Artificial faz muitos dos nossos serviços em um tempo recorde. Ela cria textos que simulam a nossa escrita e os traduz em idiomas diferentes, reproduz voz e movimentos. O trabalho que antes precisávamos fazer e o tempo que perdíamos era valioso, então poupamos energia e recursos. Parece que agora estamos vivendo em um mar de rosas, um lugar mágico e sem fronteiras. Porém, o preço que pagamos é a perda da expressão pessoal e da própria identidade.
A sociedade moderna tem exigido cada vez mais padrões de comportamentos, onde cada aspecto da vida é programado e otimizado. As pessoas, sem perceber, seguem essas normas para se encaixar em grupos. O medo da rejeição, muitas vezes, é ativado de forma inconsciente pelo cérebro, assim passamos a seguir as regras do jogo impostas pela alta hierarquia. Dostoiévski já alertava para o perigo de uma sociedade obcecada pela ordem e pela lógica. Para ele, não existiria futuro onde a autonomia de cada indivíduo fosse sacrificada em nome de uma perfeição artificial.
Para a literatura científica em psicologia organizacional, os ambientes que promovem a liderança e reconhecem a individualidade são os grandes aliados da evolução e inovação. A ideia de um palácio que nos aprisiona em um cubo perfeito é atraente, mas nos torna refém de um mundo que aponta apenas um caminho. Dessa maneira, devemos encontrar um equilíbrio entre a busca por um sistema ideal e a preservação da nossa humanidade. A resposta está na compreensão de que, enquanto seres humanos, nossa maior virtude reside justamente na imperfeição.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Psicologia em Jogo
Science FictionNeste livro, os problemas do mundo moderno são abordados de uma forma leve e criativa. Os autores sugerem quais as melhores estratégias para conseguir superar os desafios, gerir o tempo e a saúde mental, e como ser emocionalmente inteligente. Ser fe...