O complexo de Jonas

37 5 0
                                    

Como visto, o medo impede o crescimento e desenvolvimento pessoal e pode assumir diversas características. O medo do fracasso é um dos mais paralisantes, causando sofrimento e tem origem nas expectativas irracionais. Ele Também pode ser causado pela antecipação do que os outros vão pensar, isto é, está relacionado à opinião alheia.

O medo da incerteza é a insegurança na execução de projetos ou tarefas e cria grande ansiedade em relação à mudança, não tanto por causa do fracasso, mas por comodismo, falta de ambição e pensamento de que aquilo que tem já é bom o suficiente.

O medo da rejeição interfere nos relacionamentos interpessoais e está relacionado à baixa autoestima, à vergonha do ridículo e da aparência ruim diante das pessoas. Ele nos faz ter comportamentos de dependência em relação a alguém que prometeu ficar em nossas vidas. Então nós podemos nos anular e deixar de lado nossas próprias necessidades e interesses, priorizando quem nos escolheu, por medo da solidão. - um aspecto muito comum do transtorno de personalidade bordeline, o qual dissertarei a respeito nos capítulos posteriores.

O medo do compromisso é o pólo oposto, pois o que preocupa a pessoa é se comprometer e falhar. Isso não significa que deveríamos estar com qualquer um. Na verdade, é possível ser feliz sozinho. Porém, o receio de ser magoado e sofrer antecipa um futuro inexistente, impedindo de viver compromissos que poderiam ser interessantes.

Um dos medos relacionados à avaliação que os outros fazem de nós é o medo de críticas. Ele consiste em evitar a desaprovação dos outros, sugerindo que nossas ações os desagradam, quando isso não é verdade. É muito incapacitante, por exemplo, para pessoas que tentam ter sucesso no mundo digital.

O medo do sucesso é um fenômeno que foi estudado do ponto de vista da psicologia humanista. Em tese, é um tema que Abraham Maslow fala em seu livro The Farther Reaches of Human Nature, nomeando-o de Complexo de Jonas. Na Psicologia, esse termo é usado para descrever a aversão inconsciente à conquista e ao sucesso, em referência à história bíblica de Jonas, que tentou fugir da sua missão divina.

Segundo a Bíblia, um dia, Deus escolheu Jonas como seu porta-voz, chamando-o para ir a Nínive falar de suas obras, mas ele se negou, tomando um barco para outra cidade. Durante a viagem, a embarcação quase afundou e quando os tripulantes descobriram que o incidente foi provocado pela desobediência do rapaz, o atiraram ao mar. Um peixe o engoliu e depois de três dias ele finalmente foi devolvido à praia, assim, após todas dificuldades, aceitou sua missão.

O complexo de Jonas refere-se aos que têm medo de ser diferentes, prefere renunciar à originalidade e ficar isolados, satisfeitos com seus destinos. Eles afirmam para si mesmos que o dinheiro atrai a inveja e o sucesso atrai a infelicidade, uma justificativa usual para continuarem escondidos.

Quem tem a autoestima baixa sente dificuldades para suportar o sucesso, especialmente se na infância teve um convívio com pais problemáticos. Quando essas pessoas melhoram seus padrões de vida, a tendência é se boicotar até fracassar, não se considerando merecedores de suas conquistas.

Hoje em dia, o Complexo de Jonas costuma afetar mais influenciadores digitais, cantores em ascensão, atores e atrizes em início de carreira que se culpam por ganharem mais dinheiro do que seus pais, amigos, irmãos e até mesmo desconhecidos.

Se a carreira avança e a pessoa não sabe como gerir seu tempo, dinheiro e fama, pode vir adoecer. Freud dizia que, quem tem este complexo, sonha os mesmos sonhos repetidas vezes e o fracasso acaba se tornando mais aceitável. A repercussão das palavras... o próprio Freud ao receber o título de mestre entrou em declínio mental.

Os que possuem medo do sucesso deixa de encarar seu verdadeiro destino. Mesmo possuindo talento para estar entre os melhores, evita mostrá-lo. Eu sei que todos nós temos um menor ou maior grau de ansiedade e passamos algum tempo reclamando da falta de sorte, mas se ela vive batendo à porta, devemos aproveitá-la. É preciso lutar e assumir a posição de destaque, combinar a confiança com a vocação, transformando-as em alegria.

Psicologia em JogoOnde histórias criam vida. Descubra agora