3. O que é superdotação?

21 2 21
                                    

Quero começar o relato de hoje dizendo que acho o tempo "superdotado" bem ridículo. A verdade é que sempre me vem um risinho de deboche nos cantos da boca quando uso essa palavra. E o motivo é simples: o que me vem à cabeça é uma criança com manias bizarramente esquisitas (Sheldon-like).

Mas o que tenho descoberto é que existem outros termos para se referir a essa condição. Um eu já usei aqui, que é altas habilidades. Acho esse mais simpático, mas também me remete a uma pessoa que é fodona em tudo, o que não é verdade. Quando discuti isso com a minha analista, ela sugeriu o termo sobredotação, que dá uma ideia de dotação acima da média, mas sem o "super", que induz a essa ideia de enormidade (superman-like).

Eu vou continuar usando superdotado aqui nesse diário porque acho que é o termo mais comum. Além disso, acho bom renovar o termo. Pode ser que de tanto refletir sobre o assunto eu passe a considerar "superdotado" adequado para descrever a condição.

Bom, já comentei aqui que não sei muito sorbe o assunto. O que vou compartilhar é o que fui catanto aqui e ali. Basicamente, em sites, podcasts e vídeos no youtube.

Pelo que entendi, a pessoa superdotada tem um cérebro que funciona diferente da maioria das pessoas. Trata-se de um cérebo que trabalha mais. É como se o supedotado naturalmente tivesse um cébero que precisa ficar o tempo todo processando informação. 

Acho que essa é uma boa forma de resumir o negócio. A superdotação é, portanto, uma neurodiverência. Um sistema neural (um cérebro) que diverge em funcionamento da média.

Um cérebro assim altamente ativo tem benefícios o problemas. Ter consciência dessa condição ajuda a entender certas coisas que acontecem. Por exemplo, fica explicado para mim porque sempre tenho interesse por coisas tão diferentes quanto linguagem, arte, política, gastronomia e psicologia. Em decorrência disso, também começo a entender porque sempre mudo de interesse na carreira. E também que eu tenha duas carreiras paralelas (comunicação e psicologia). E que todo esse excesso de pensamento atrapalhe o meu sono.

Mas, voltando à definição de superdontação - atenção que eu estou longe de informar tudo sobre o assunto, quero apenas dar uma pincelada - percebi que existem diferentes perspectivas sobre a condição. Mas tem um autor mais referido que definiu três características principais para identificar um superdotado: habilidades acima da média, envolvimento com a tarefa e criatividade.

Habilidades acima da média diz respeito à velocidade no processamento de informação e na solução de problemas. Envolvimento com a tarefa tem a ver com o engajamento e a persistência para concluir o que começa. E criatividade é essa coisa de cruzar informações diversificadas e extrair soluções inovadoras.

Aí tem linhas de estudo que classificam os superdotados em categorias, e linhas que discordam desse posicionamento. Eu sou meio contra a vulgarização de classificações e diagnósticos. Mas acho que pode ser bom para algumas pessoas entender melhor qual é o seu perfil de superdotação para direcionar de forma mais satisfatória sua própria vida.

Era isso o que eu tinha para falar sobre o que é superdotação. É apenas um resumo do que estou aprendendo sobre o assunto. Mas quis incluir esse conteúdo para dar um pouco de luz para quem não saiba do que se trata.

No próximo post, quero contar sobre os impactos que ter descoberto a superdotação estão tendo sobre mim. Essa é a parte que mais quero escrever, mas achei que precisava fazer esse esclarecimento introdutório antes.

Obrigado por ler. Desculpa o texto corrido, mas tenho escrito sempre entre duas coisas importantes. Bjs e até a próxima.

Como ser normal sendo superdotado - DiárioWhere stories live. Discover now