CAPÍTULO 6 - UM CHÁ DA TARDE

8 3 1
                                    


Em uma manhã ensolarada, após um longo inverno, uma carta elegante, carimbada com uma tinta vermelha, chegou até a mansão para srta. Ellen dizendo que "a notável sra. Jones fora convidada para um chá da tarde na residência dos Sparks". Logicamente podemos imaginar que Ellen iria aceitar, e ela realmente o fez. Como a carta dizia que ela poderia levar acompanhantes, pensou em levar duas das cinco irmãs: Flo, porque era a mais velha, e Stacy, pois era uma grande companheira.

- Stacy! Stacy! Não compreendeste?! Vamos para um chá da tarde na casa da sra. Sparks! – exclamou Flo, pois soube que a mulher era extremamente rica e morava em um casarão.

- Não me importo. Espero que tenha sorvete – respondeu a loira, que não se importava com certas coisas.

- Ora, Stacy, se anima! – implorou quase de joelhos.

- Não quando sei que terei que vestir aquele balão! – retrucou se referindo ao vestido salmão de algodão fino, que a irmã já havia sugerido que vestisse.

- Stacy Moore! Pare de replicar! – reprovou Flo, como irmã mais velha. – Irá com aquele vestido, porque combina com o momento. E irá se comportar, certo?! – disse ela em tom maduro.

- Claro, senhora comandante! – gritou Stacy, aos pulos. Flo não precisava adivinhar qual seria a reação da irmã sobre o chá, ela tinha certeza de que a jovem iria ficar de mau humor, e ficou. Não arrumava a trança, não vestia nem mesmo sua saia marrom. Estava em protesto não por causa do chá da tarde, mas porque era obrigada a vestir aqueles terríveis vestidos bufantes que odiava desde um acontecimento magoável. Tudo aconteceu quando ela tinha completado treze anos. Naquele tempo, a idade já era o suficiente para vestir vestidos exageradamente redondos. A primeira vez (e a última) que ela vestiu foi quando a família foi convidada ao casamento de um amigo do sr. Moore. No dia da celebração, a sra. Moore, cuidadosa com o embelezamento das filhas, ordenou a menina Stacy a vestir seu vestido novo, que era rosa claro, tinha uma cinta apertada e várias camadas de pano. O problema era que o casamento foi celebrado embaixo do sol, em um dia quente de verão, Stacy ficara avermelhada de calor e, de sua cabeça, gotas de suor não tinham como ser contidas. Naquele ínterim, quando elas voltavam da mansão, Stacy relembrara do pesadelo, que infelizmente fora realidade, e disse para si mesma mais uma vez: "Nunca mais irei usar aqueles vestidos! Nunca!".

Após a grande preparação, o dia chegara e elas deveriam estar arrumadas o mais cedo possível. Flo, assim como fizera em Stacy, penteou o cabelo estilo pompadour; vestiu o vestido mais bonito do armário: branco, com quatro babados ao redor, mangas não muito bufantes e nem chamativas, e um simples laço no peitoral. Stacy, por sua vez, aderiu a um vestido azul celeste, com uma borda de linho feita por Mila, sem mangas bufantes e sem aqueles odiáveis babados. Deixou seu cabelo loiro solto, com uma trança dos dois lados, e Nancy pôs sua tiara de pérolas, usada para "momentos imponentes", na cabeça da irmã. Quando elas entraram na carruagem com a srta. Ellen, as irmãs deixadas em casa começaram a mandar beijos e beijos até não serem mais vistas. Flo era a mais animada da três, pois a tia Ellen se mantivera séria e Stacy sombria. Ao ver o rosto da irmã, Flo ficara aflita. Com Stacy de mau humor, tudo de ruim era possível.

Após um admirado tempo, a carruagem parou na frente do grande portão dos Sparks, e elas desceram. Flo engoliu a seco, a mansão era maior do que imaginava, maior até mesmo do que o casarão da srta. Ellen.

- Não fique nervosa, minha nobre donzela – consolou Stacy, que, colocando uma flor cor-de-rosa no cabelo da moça, alcançava o auge da "pessoa mais sinistra do mundo". Flo sorriu, arrancou outra rosa de uma moita do jardim e prendeu no peitoral da jovem. Tudo aos poucos ocorria bem, Flo até mesmo esquecera da face soturna de Stacy e tentou se divertir ao máximo. Ela ouvira até mesmo a sra. Sparks dizendo sobre elas:

- As srtas. Moore's são realmente elegantes e elogiáveis! – disse ela às outras senhoras. Porém, em uma hora mal esperada, Flo foi a procura de Stacy, e não a encontrou; quando foi procura-la no jardim, ali estava ela, vestida de suas diárias calças com um suspensório. De cima a baixo, Flo ficara vermelha de raiva e vergonha.

- Stacy! – gritou ela, quase sem voz.

- Sim, nobre rapariga?! – respondeu, se aproximando da moça avermelhada.

- Você...Tire essas calças agora! – ela tentava gritar, mas a vergonha era tanta que não conseguia falar alto.

- Não quero! – gritou Stacy, como uma caçula diante da irmã mais velha. Ela pisou no chão com força e a lama sujou o vestido de Flo, que estava indignada. A senhora Sparks que havia ido ao jardim chamar os filhos para o lanche, assistira tudo e depois comentou em sussurro:

- Que horror! Onde está a etiqueta daquela bela jovem?! – Graças aos céus Flo não ouvira aquele comentário, pois pioraria sua situação. Tia Ellen com pena da jovem moça e censurando Stacy pelo seu modo de vestimenta em público, levou as duas de volta para casa. Lá Florence foi acalentada e Stacy ficou de castigo: sem usar calças por uma semana. A jovem loira, apesar de achar injustiça não vestir o que quer, pediu perdão a Florence pela sua desobediência e tudo foi resolvido pela Santa Providencia. 

A MANSÃO DA TIA ELLENOnde histórias criam vida. Descubra agora