Nome: Aimee Oliveira.
Idade: 26 anos.
Cidade: São Gonçalo - RJ / Brasil.
Ensino superior: Design de Moda.
✿✿✿
1 - Qual gênero você mais gosta?
R: Dentre todos os gêneros que estão aqui na minha pilha de leitura, eu sempre acabo priorizando os romances, ou livros que tenham uma pitada dele.
2 - Quando começou a escrever?
R: Com dezoito anos, muito por acaso, no meu primeiro dia de aula na faculdade de Design de Moda. Eu sei, numa coisa não tem nada a ver com a outra! De início, a estória que começou a ser rabiscada no meu caderno era só um passatempo até as aulas começarem, porém, depois de um tempo escrevendo um pouquinho a cada dia, eu senti a necessidade de mostrar o texto para uma amiga que me disse que eu deveria mostrar para o mundo, na internet, e foi que realmente começou o meu compromisso com a escrita.
3 - O que te inspira?
R: Um pouco de tudo, mas nada específico. Depende do momento, eu acho, pode ser uma conversa com os amigos, ou algo entreouvido num local público. Assim como todo mundo, gosto muito de filmes e séries, que costumam levar minha mente pra outro mundo e me fazem enxergar o mundo por outros ângulos, isso me dá muita vontade de construir outros mundos, meus próprios mundos, nos meus romances! Ler um livro que me encanta tem o mesmo efeito.
4 - Alguém te incentivou?
R: Num primeiro momento foi essa minha amiga, Ana Alice, que tinha a paciência de ler tudo que eu escrevia e ainda por cima me fazia acreditar que a minha estória tinha potencial para agradar outras pessoas. Para minha sorte, ela estava certa! Hoje eu tenho o privilégio de contar com o maravilhoso apoio de alguns leitores que acompanham as coisas que eu escrevo. Tanto as virtuais quanto as impressas! E no momento esse é o meu maior incentivo.
5 - Sua família sabe que escreve?
R: Minha família acabou tendo que saber o que eu tanto fazia no computador quando eu estava escrevendo o meu quarto livro e encontrei uma editora em São Paulo disposta a publicar o meu livro "Pela Janela Indiscreta". Eu moro no Rio, e não havia a mínima possibilidade de eu viajar sozinha para São Paulo sem uma boa justificativa para isso. Tive que contar a verdade e deixar todos aqui em casa chocados com o fato de que o tempo que eu passava grudada ao computador não era usado para ficar jogando conversa fora no bate-papo da UOL.
6 - Tem ou pretende publicar algum livro?
R: Tenho e pretendo publicar outros! Eu publiquei o meu primeiro livro em formato impresso em maio de 2014. É uma comédia-romântica intitulada "Pela Janela Indiscreta", que é narrada pelo Frederick, um cara boêmio e um pouco stalker que vai se apaixonando à medida que espia sua vizinha pela janela. E ano que vem quero muito transformar ''Invisível" em um livro de papel. Vamos cruzar os dedinhos pra isso!
7 - Qual foi sua maior dificuldade em escrever um livro?
R: Acho que ultimamente, entre trabalhar, estudar, divulgar os trabalhos impressos e dar palestra em escolas, a coisa mais difícil é encontrar tempo para poder escrever e conseguir se concentrar apenas nessa tarefa. Escrever é a coisa que eu mais gosto de fazer no mundo, mas às vezes é muito complicado me desconectar de todas as preocupações do "mundo real" e tentar entrar num universo que não tem nada a ver com tudo aquilo. Embora eu prefira muito mais viver no mundo inventado que no real.
8 - Soube lidar bem com as críticas?
R: Pelo menos pra mim ainda é um aprendizado diário. Tanto lidar quanto absorver o que há de melhor nelas. Acho que críticas fazem parte do processo de mostrar o seu trabalho para quem quiser ver, e só resta a gente torcer para que sejam críticas construtivas e gentis.
9 - Qual foi a sua reação ao ser um dos vencedores do Wattys2015? Esperava por isso?
R: AAAAAAH! Foi mais ou menos essa minha reação ao redor da sala em gritos agudos. Por sorte eu estava sozinha em casa! O Wattys era um sonho bem distante das minhas expectativas para 2015, eu estou MUITO REALIZADA por ter sido premiada! Foi como ganhar o Oscar pra mim!
10 - Como você escreve? Utiliza algum método?
R: Eu sou bem aleatória, tem dias que eu escrevo à mão, tem dias que eu não desgrudo do computador. Tudo depende do que eu estou querendo no dia. Geralmente eu já estou com a história inteira na minha cabeça antes de colocar a mão pra trabalhar, mas sempre acabo descobrindo ainda mais detalhes sobre o que estava acontecendo na minha cabeça quando coloco as mãos na massa.
11 - Escreveu por partes ou esperou o livro estar completo para postar?
R: Eu pensei que eu estava com o livro completo quando comecei a postar "Invisível" no Wattapd, até que os leitores me fizeram ver que não era bem do jeito que eu pensava que a banda tocava. Resolvi mudar um detalhezinho de acordo com as conversas que tive com algumas pessoas ao longo dos capítulos postados. Só que um detalhezinho virou o final inteiro, então eu comecei a escrever e postar ao mesmo tempo, foi uma experiência bem legal, porque foi como se as pessoas que estavam lendo também fizessem parte daquela escrita.
12 - Como se sente quando alguém elogia seu trabalho?
R: Aliviada, feliz e realizada. E imediatamente com vontade de escrever mais.
13 - Qual livro seu foi vencedor no Wattys2015? Em qual categoria?
R: Foi o "Invisível", o livro que eu mudei o final no meio do caminho. Ele venceu na categoria "As Mais Populares", para minha eterna alegria.
14 - Está planejando algum livro para 2016? Pode falar sobre?
R: Adoraria falar sobre! Estou começando a escrever um livro sobre uma mulher muito bem resolvida profissionalmente, mas que não consegue lidar com sua vida amorosa de um jeito saudável. Até que ela se reencontra com quem ela acredita ser o cara que descarrilou a tal vida amorosa que mal existe. Por enquanto o nome do livro é "As voltas que a vida dá" e eu estou muito ansiosa pra começar a postar!
15 - Deixe uma mensagem para escritores iniciantes!
R: Acredite no seu sonho e trabalhe por ele ainda que, durante um tempo, você seja o único a acreditar. Eventualmente, com perseverança, as pessoas acabam embarcando nele também!
Pergunta extra: Dê a sua opinião sobre este projeto.
Achei ótima a iniciativa! E adorei participar, obrigada pelo convite! Pra mim uma das coisas mais importantes é conseguir me comunicar com quem gosta de ler, fico muito feliz por você ter me dado essa oportunidade. Mais uma vez, obrigada!
Espero que tenham gostado da entrevista com a aimeeoliveira, acessem o perfil dela e conheça além da sua história que venceu o prêmio, outras que estão por lá.
Quem se identificar com ela e com as suas respostas, pode deixar estrelinhas e comentários.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Entrevistas com escritores do Wattpad
RomanceO principal objetivo é fazer com que outros escritores e leitores possam se inspirar em escritores que possuem um conhecimento maior sobre o ato de escrever. Provavelmente terá entrevistas com escritores que possuem histórias terminadas e com um nú...