Antes de tudo, saiba qual o clima que você quer descrever. Eu recomendaria dar uma olhada aqui, na nossa querida Wikipédia, e ver rapidinho qual é o da cidade que você quer retratar. Depois de ter isso decidido, é hora de partir para a descrição.
Em histórias (e na vida, algumas vezes), o clima (bem, o tempo nesse caso), reflete o que está acontecendo com seus personagens. Quantas vezes não lemos algo sobre uma pessoa triste em um dia cinzento e chuvoso? Ou talvez uma pessoa eufórica em uma manhã linda, de céu sem nuvens e sol agradável?
A chave para descrever o tempo está bem aí. Não diga simplesmente que está fazendo um calor dos diabos; use aquela dica de show, don't tell e faça seu personagem sentir o quão quente está (curiosidade: eu li hoje que coisas contadas - o tell - não nos afetam tanto quanto aquelas narradas em forma de história - o show - porque ambas as formas afetam partes diferentes do cérebro. Mostrar uma história através de coisas sensoriais ativa áreas que fazem com a pessoa que está lendo praticamente sinta o que está sendo descrito. Ou seja, uma descrição bem-feita literalmente mexe com o cérebro do leitor). Para escrever melhor coisas desse tipo, aqui estão algumas dicas:
Fuja dos clichés. Preste atenção em como alguns autores descrevem o tempo e identifique rapidamente os clichés. Um dia chuvoso, por exemplo, é sempre cinzento. Por que não pálido, desbotado, descorado, lamacento, borrado ou tristonho? Há tantas possibilidades. Evite ficar na mesma coisa de sempre.
O calor ou o frio não são as únicas características do tempo. Não há dias em que você sente um mormaço horrível quase sufocante? Outros dias não são secos ou úmidos, e não apenas gelados? É só prestar atenção no seu dia a dia e ir percebendo o tempo à sua volta.
Inove o modo de se descrever o tempo. Na maior parte das vezes, falar do tempo é chato e cansativo. Procure outros meios de mostrar se está chovendo ou ensolarado, e torne sua escrita mais dinâmica.
Lembre-se do show, don't tell. É sério. Lembre-se que você controla o cérebro do seu leitor, mesmo que bem de leve.
O tempo faz as coisas acontecerem. E, novamente, não falo do tempo cronológico. Se estiver chovendo desesperadamente, seu personagem tem muitas chances de cair se começar a correr. Se estiver fazendo um sol de lascar e seu personagem tiver a pele muito branca, ele vai tomar umas boas queimaduras. Uma tempestade pode destruir uma embarcação, um tornado pode arrasar uma cidade. Resumindo, a mãe natureza não é inofensiva.
O tempo ajuda a criar a atmosfera da cena.Como dito lá em cima, dias chuvosos podem refletir personagens tristes e dias ensolarados podem evidenciar um personagem feliz da vida. Isso, no entanto, pode ficar meio cliché; por que não inverter então? Que tal um dia maravilhoso e seu personagem tão murcho e triste que até o sol brilhando parece uma ofensa? Mais uma vez, ser criativo é a chave.Para finalizar, lembre-se de incorporar a descrição do tempo à sua narrativa. Não o faça como se fosse algo paralelo e sem total relação com o que está acontecendo, ou ele acabará parecendo aquelas notas de rodapé. O clima da sua história não é só um enfeite.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Ápice de Pandora - Dicas Para Escritores
Non-FictionTudo o que está escrito aqui é do tumblr Ápice de Pandora, o melhor tumblr de escrita do mundo. Estou colocando aqui porque todos os posts de lá são incríveis. Entrem lá agora, estou ordenando!