Inícios #02 - Como não iniciar sua história [parte 2]

132 12 0
                                    

Existe várias coisas que você pode fazer, entre elas:

O oposto. Pegue um cliché daquela matéria e o inverta. Se for o do chegando à uma nova casa (e a odiando), faça-o já nessa casa há algum tempo. Faça-o se lembrar de como repudiara a mudança enquanto vive seu dia normalmente, já acostumado. Ou o faça amar o novo lar. Se seu personagem acordaria de um pesadelo no início, faça-o ir dormir e então ter um.
O cliché de um modo diferente. Se seu personagem é um recém-órfão, faça-o ficar feliz ou indiferente a isso. Talvez seus pais fossem horríveis. Talvez fossem tão ausentes que para o personagem não significavam tanto assim.
Cenas interrompidas. O que são cenas interrompidas? São, como o nome diz, aquelas que não parecem começar pelo início e sim pelo meio. Seu personagem acordou do tal pesadelo? Comece mostrando a mãe dele perguntando se ele está bem, já quando ele desce para o café da manhã, e então dê indícios, pela narrativa, do que aconteceu e do motivo de ele não estar tão bem assim.
In Media Res. Ou "no meio das coisas" em latim. Comece do meio. Comece cinco capítulos após o início. Use flashbacks para mostrar o que aconteceu antes ou use a simples narração para dar os tais indícios do que ocorreu e do que vai ocorrer. É o método que estou usando agora com meu livro (e também o usado em Megamente).

Ápice de Pandora - Dicas Para EscritoresOnde histórias criam vida. Descubra agora