Descrever roupas sempre dá um toque de realismo a mais em sua história, principalmente se ela for de um tempo anterior ou após ao nosso. Roupas podem ajudar muito em caracterização e, se for o caso, na construção do seu mundo.
A primeira coisa a se fazer, obviamente, é decidir o tipo de roupa mais comum em sua história. Se seu livro se passar nos dias de hoje, o ideal é ser um pouco mais genérico se a roupa não for muito importante, já que a moda é extremamente mutável atualmente, e o que era "bom" ontem não será amanhã. De qualquer modo, coisas como tempo, cultura e idade influenciam muito na escolha de vestimenta do seu personagem, e sempre devem ser levadas em conta.
Quando você decidir o tipo de roupa (calça, short, camisa, vestido, etc), é hora de olhar para o material de que ela é feita. Existem vários, como já sabem (provavelmente), como algodão, seda, malha, etc. Geralmente eles definem o "status" da roupa (algodão é mais barato, seda é mais cara, logo roupas de algodão provavelmente custarão menos e serão mais acessíveis ao público com menos renda). E, depois de decidir o material, é hora de criar a roupa de fato.
Confesso que sou horrível para essas coisas. Roupas não são minha praia e a ideia de "criar" uma sempre que tenho que arranjar algo para minha história é um processo penoso. O que me ajuda? Simples: inspiração de roupas já existentes.
Isso funciona pra qualquer tipo de roupa, é claro, mas para vestimentas de tempos mais antigos é ainda melhor. Pesquisar é a melhor coisa a se fazer nessa etapa, e pesquisar muito. Sua história se passa durante a era Vitoriana? Jogue no Google e leia sobre a vestimenta da época. Veja o material usado, o estilo e como os acontecimentos do mundo influenciavam no modo de se vestir.
Lembre-se de tomar cuidado com classe social e cultura na hora de descrever a roupa de seu personagem. Alguém do Oriente Médio não se vestirá como alguém do Japão que não se vestirá como um brasileiro.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Ápice de Pandora - Dicas Para Escritores
Non-FictionTudo o que está escrito aqui é do tumblr Ápice de Pandora, o melhor tumblr de escrita do mundo. Estou colocando aqui porque todos os posts de lá são incríveis. Entrem lá agora, estou ordenando!