Alaric deu um beijo na esposa e despediu-se dizendo que o café da manhã estava delicioso. Essa foi uma grande mentira, visto que ele fez algumas objeções, coisa que Elise não entendeu.
Ela ficou repassando em sua mente milhares de vezes se havia errado em algo, mas confirmou com suas lembranças de anos de namoro e casada, que com a absoluta certeza, o marido tinha preferência em passar maionese no pão substituindo a manteiga que odiava e se deliciava pela manhã com café forte ao invés do café fraco e sem gosto, como ele dizia. Isso atormentou-a por alguns segundos, mas fez questão de esquecer. Talvez estivesse esquecendo as coisas também. Talvez não.
Após o marido sair para o trabalho bem cedo como de costume, fitou o relógio, hora de se arrumar. Subiu as escadas, a camisola arrastando no chão como se voasse do seu corpo com o pequeno vento que fazia ao andar depressa. Despiu-se e entrou no chuveiro. Não havia nada melhor do que água quente sob o corpo frio pela manhã, a não serem os beijos quentes e dóceis de seu marido. Depois de totalmente pronta, pegou o necessário e foi para o trabalho.
Elise trabalhava em uma editora muito conhecida na cidade. Seu hobby preferido era ler. Alaric ficava pensando e perguntando por que ela perdia tempo lendo livros se a maioria estava sendo adaptado para os cinemas. Isso também às vezes a atormentava porque pelo que se lembrava na época, Alaric vivia lendo sempre e ela já não se surpreendia mais quando na faculdade o flagrava com um livro na mão. Mal olhava e já era um livro diferente que ele estava lendo. Quanta mudança o marido em apenas três anos! Esqueceu isso. Devia ser a cabeça pregando peças.
Ela ficava trabalhando na área de marketing, mas logo estava sendo quase promovida a ser revisora. Ela queria ler os livros antes de serem publicados, amava isso. Por ser um dia especial para ela, e principalmente para o marido, o chefe a permitiu trabalhar poucas horas a menos como ela gostaria.
Passou boa parte do trabalho no computador, lendo emails, respondendo-os, divulgando os novos livros que estavam para sair naquele mês pela editora, entre outras coisas. Às vezes, como no dia presente, por exemplo, ela prestava ajuda a Denis. Denis era o designer da editora. Não que ela entendesse algo de edição de fotos, designer ou coisa assim, mas para seu amigo, ela tinha uma alma romântica e um convívio direto com os livros melhor do que ninguém dentro da empresa. Prestava conselhos a ele de como poderiam ser as capas dos livros mediante aos resumos que ele fazia a ela.
Havia chegado a hora de sair. Despediu-se de toda a equipe e logo foi de carro ao supermercado. Comprou algumas coisas para a pequena surpresa do marido. Depois, passou em algumas lojas de aniversário. Não é de fato que, embora saísse cedo do trabalho, ela chegasse exausta em casa após toda essa correria. O trânsito um caos como sempre na maioria das cidades grandes, principalmente fins de semana. Por sorte, ela já havia convidado os amigos dela e do marido, então isso já estava feito.
Não sabia por onde começar, mas claramente pensou no bolo primeiro. Aprontou a massa e colocou-a no forno, enquanto aprontava as coisas menores. Fez alguns doces apenas e enfeitou um pouco a sala com algumas coisinhas que comprara nas lojas de aniversário, nada demais. Tudo simples e básico. O bolo estava pronto. Percebeu isso quando deu uma olhada no forno. Reservou o deixando esfriar.
Enfeitou o bolo e deixou bem ao centro da mesa com os doces pequenos em pequeninos papéis envolvendo-os de forma artística. Terminou com os enfeites. Havia uma faixa com letras maiúsculas escrito "Feliz Aniversário Rick". A faixa era branca com contorno preto. As letras eram vermelhas.
Faltava apenas ela própria se ajeitar. Tomou outro banho e vestiu algo bem bonito, sabia que o marido ia gostar. Um vestido vermelho um pouco além do joelho com um corte médio no lado esquerdo mostrando um pouco a perna e a coxa. O cabelo estava cacheado. O cabelo que um dia fora louro.
Os convidados já haviam chegado há um tempo e Elise mantinha-os entretidos. Todos felizes com a ideia da festa surpresa. Todos amavam o Rick. Todos adoravam o Rick. Quem não gostaria dele? Um rapaz tão encantador, romântico, gentil e feliz!
— É ele! — Diz Elise.
Um barulho de abrir porta antecipado por um agudo tilintar de um molho de chaves. Essa hora a sala estava entregue a escuridão. Pequenas risadas foram soltas ao longe. Alguém entra. Não um alguém qualquer.
Alaric entra abrindo a porta de maneira escancarada e aperta o interruptor ao lado da porta. A luz clara se acende e uma multidão grita em uníssono:
— Feliz Aniversário!