Por que acordamos no meio da noite?

7 4 0
                                    

Por que acordamos no meio da noite?
Muitas pessoas se perguntam o real motivo de acordarem no meio da madrugada sem causa aparente. Sem barulho, sem claridade, sem algo tocando em você.
Para entender o porquê isso acontece você vai precisar ficar ciente dos dois fatos abaixo:

1 - Veja bem, nosso cérebro é uma das mais aprimoradas maquinas de toda a história da terra. Podemos processar milhares de informações ao longo do dia. Arquivar informações durante anos sem lotar a memoria e a melhor parte, ele funciona 24h por dia. Sem nunca parar de processar dados ou de te manter atento.

2 – Grande parte da população mundial, sejam aquelas que dormem como um bebê ou as que tem sérios problemas de insônia, passam por uma situação que gosto de chamar de “Efeito observado”. Essa situação nada mais é do que a interrupção brusca (ou suave) de um sono profundo ao longo da madrugada. O sujeito acorda sem causa ou razão aparente no meio da noite.

Isso ocorre devido ao funcionamento constante de nosso cérebro, mesmo quando em processo de descanso, nosso cérebro ainda está ativo o suficiente para manter funções primarias como, por exemplo: Sonhos, necessidades básicas (urina e fezes) e a mais importante “Preservação da vida”. Todos nós humanos possuímos por natureza um instinto que nos faz proteger nossa própria vida. É isso que nos faz ter medo de andar por uma rua escura, por exemplo. Nosso cérebro sabe que aquele ambiente é perigoso e/ou hostil e tenta nos alertar.

A mesma coisa acontece com o “Efeito observado”. Ao longo da madrugada, se nosso cérebro se sente ameaçado ou observado por um longo período de tempo, ele libera uma pequena descarga de adrenalina que te faz acordar instantaneamente. Então na próxima vez que estiver dormindo e subitamente acordar de madrugada, não levante para ir beber água ou usar o banheiro. A coisa que está te observando pode não ser apenas um observador.

• Necrotério •Onde histórias criam vida. Descubra agora