A request

58 8 0
                                    

Irei fazer um pedido:

Seja gentil.
Não importa em que situação esteja, quão horrível seu dia tenha sido, se você liberar cinco minutos do seu dia para perguntar à alguém como ela está honestamente, o seu coração vai se aquecer. Se aquecer por ajudar. Se aquecer por se importar.
Eu sei o quão besteira isso pode soar, mas se você permitir esses cinco minutos, talvez o seu dia melhore um pouco mais sabendo que ajudou alguém.
E também irá ajudar esse alguém.

Sabe por que tantas pessoas sofrem de depressão e muitos se suicidam? Porque a sociedade colabora com isso. Ninguém pergunta como o outro está. Ninguém questiona da onde vem os cortes que todos veem claramente. Nas escolas não é falado nada sobre ansiedade, depressão, ataques de pânico, suicídio e outros problemas que são nos dado de bandeja. Todos tratam como se fossem algo contagioso: "Fale baixo porque pode dar ideias à outros". Muitos dizem que é besteira, frescura, tática pra chamar atenção. Profissionais já comprovaram que são doenças que precisam ser tratadas com terapia, e se precisar de um empurrão, remédios. É preciso mais o que pra ficar claro que isso não é brincadeira, e sim realidade? Se até quando se matam não conseguem levar a sério, o que vão fazer?

Sabe qual é o problema? O problema não são as vítimas, o problema são vocês. Vocês que esculacham seu colega na escola. Vocês que tratam diferenças como doenças e preconceito como algo que valesse à pena lutar, quando justamente o amor que é uma causa justa. Vocês aí, que batem, xingam, atingem o próximo de incontáveis maneiras pra se sentir bem. Como vocês acham que os que atingiram ficam? Vocês dão aos outros traumas de graça, ingresso para dar entrada à um Inferno pessoal. Como não percebem que fazem tanto mal? E ainda conseguem deixar os próprios corações mais amargurados do que já estavam quando agiram daquela maneira.

Eu não estou aqui para julgar ninguém, afinal, eu sei que todos têm seus problemas, seus próprios traumas, suas próprias vidas para cuidar. Eu apenas quero dizer que vocês têm oportunidade todos os dias de fazer algum bem, e muitas vezes perdem. Perdem por medo, perdem por se permitirem ter um coração de prata, mas não de ouro. As pessoas gritam em silêncio, gente. Há pessoas que choram em todos os cantos, buscando ajuda. Há pessoas que não conseguem mais ficar de pé, não conseguem mais se manter fixos em objetivos e sonhos. Porque esses sonhos estão tão quebrados quanto eles. Porque nós contribuímos para que eles afundem mais. E logo, com o decorrer do tempo, eles se jogam no fundo do poço, pois pensam eles que não têm nada a perder. Absolutamente nada.

A verdade é que podemos apoiar. Pessoas com esses problemas, apenas podemos apoiar. Manter perto, ficar cuidando e levantando elas do chão calmamente. Sendo pacientes. Sempre pacientes. Elas podem se reerguer desde que saibam que alguém esteja lá por eles.

Desde que tenham certeza absoluta que ao menos uma pessoa está ali pronta para passar pela tempestade com ele. Desde que tenham isso, eles ficarão bem.

Não posso dizer que será fácil. Ou que sempre poderão salvar. Pessoas com esses problemas também têm que ajudar à si mesmas. Afinal, temos heróis e também somos heróis. E às vezes, necessitamos salvar a nós mesmos. Entretanto, apoio nunca é demais.

Nós cometemos erros todos os dias sem notar, peço para que tentem ser gentis todos os dias e se verem algo de errado perguntem. E se essas pessoas não quiserem responder naquele momento, é por medo, por se sentirem sós. Mas insista. Insista se você vê nos olhos delas que querem ajuda.

Apenas insista. E seja gentil e paciente.

Acreditem, ter a certeza de que ajudou a salvar a vida de alguém é provar de uma beleza e felicidade pura.

I Keep An Universe Inside MeOnde histórias criam vida. Descubra agora