Hurting who hurted us

13 2 0
                                    

Somos ensinados a machucar quem nos machucou, aprendemos que vingança é um prato que se come frio, que o certo é olho por olho e dente por dente e que é justo devolver na mesma moeda. Dito isso há tempos, todo mundo se adaptou. O que ninguém notou é que não vale a pena se tornar pior de quem te machucou. O que ninguém percebeu é que para parar de ser a vítima, basta se reerguer e não revidar. O que ninguém aprendeu foi a ser maduro e o que todos fomos ensinados é a sermos imaturos.
Fomos ensinados à lidar com a dor causando mais dor, sendo ela feita a nós mesmos ou aos que nos feriram. O que simplesmente acaba não fazendo sentido. Pois assim a dor não é superada, ela só é vingada. E vingança não é a superação para nada.
Perdemos a aula de como lidar com a dor, a raiva e a mágoa corretamente. Decidimos que até o ciúmes tem que ser forçado. Perdemos tantas aulas em dias chuvosos... Perdemos até os vestígios de alguma lição boa em meio aos trovões e aos raios.
Lidar com a dor parece ser sinônimo para deixar ela de lado, ignorar, fingir que não existe.
Mas na verdade lidar com a dor é deixar que ela seja sentida e com o tempo, terapia e meditação, soltá-la ao vento.
Aprendemos a causar dor a quem nos feriu, um sistema de autodefesa emocional. Mas ele não é preciso.

Se você sabe o quão doloroso foi ser ferido, por que faria o mesmo com um conhecido? Não faz sentido. Só causa mais dor e você deixa de lidar com a sua própria, com os fardos que carrega consigo.

Justo é perdoar.
Injusto seria você mutilar a si mesmo com júrias de ódio contra outro alguém.

I Keep An Universe Inside MeOnde histórias criam vida. Descubra agora