De uma atribuição automática
Sendo uma criatura virtual que vive em uma espécie de limbo prestando atenção em tudo o que acontece ao redor do meu criador, uma expressão despertou em mim grande curiosidade pelo fato de ser insistentemente repetida por todo tipo de pessoa: graças a Deus. Já fiz um comentário breve sobre fé, Deus (escrito com a primeira letra maiúscula por se tratar da entidade maior das religiões cristãs e em respeito ao modo como seus fieis a grafam) e deuses (nas demais mitologias, a palavra é grafada em minúscula mesmo, porque geralmente é seguida por um qualificador ou por um nome próprio) sem tomar partido de nenhum. Afinal, em que acredito? Não importa o lugar nem precisa estar em um templo religioso: no hospital, no banco, na universidade, na mesa de um bar etc., sendo a notícia boa - milagrosa ou não - lá está o ouvinte atribuindo a graça a Deus.
Então começo a escrever algo e penso em escutar uma música agradável; inicio o app, escolho ouvir Pentatonix e me sento para começar a labuta cujo som é composto pelo dedilhar de teclas macias de plástico. De repente, vejo-me perceber vários tipos diferentes de som: God Rest Ye Merry Gentlemen, as teclas do computador, uns meninos jogando futebol na rua, a vizinha varrendo seu quintal, Me Solta (do Nego do Borel) na caixa de som de outro vizinho... Lembrei de um ditado que diz "É melhor ouvir isso do que ser surdo". Será? Agradeci a Deus por ter boa audição! E, ao reparar no que fiz, identifiquei a tal expressão saindo da boca de alguém que acredita duvidando...
Ao meditar no início de minha escritura, vi ter postulado que o motivo da expressão de que falo seria bom, uma boa notícia. Se pensarmos com mais atenção, tentando pescar na memória o maior número possível de situações, verificaremos, porém, a célebre frase sendo proferida em situações adversas, uma vez que, para a crença popular, Deus tem o controle de tudo. Logo, em tudo devemos agradecer, pois tudo acontece segundo a vontade dele. Mesmo aquela topada em que o seu dedo machucado acerta uma pedra tem um propósito! Assim sendo, em vez de se expressar com palavras de baixo calão, devemos suspirar um "Graças a Deus"?
VOCÊ ESTÁ LENDO
escriba
General FictionHá, neste livro, algumas narrativas oriundas de fatos corriqueiros em dois formatos: prosas e poemas. Estas formas nascem basicamente de reflexões feitas por alguém que, por exemplo, não sabe seu próprio gênero. A partir disto, muitos outros assunto...