Script #14

9 1 0
                                    

De um encontro importante

Como comentei no primeiro capítulo deste conjunto de papiros, nasci na mente turbulenta de um cara que não para de pensar em muitas coisas ao mesmo tempo. Além disso, existe um outro fator determinante para que eu viesse a ser (Ser?): A Literatura. Quando menciono esta palavra, refiro-me às viagens imaginárias as quais pessoas talentosas se entregam durante suas efêmeras existências.

Há, basicamente, duas vias literárias em relação à forma (que podem se dividir em outras, como células multiplicando-se, derivando-se): Uma poética e uma prosaica, estrofes e períodos encadeando-se para nos soltar. Há, ainda, as misturas decorrentes de ambas e/ou de suas variantes (unidades celulares dividindo-se e reagrupando-se). Você, leitor(a), pode se perguntar o motivo da comparação com a biologia. Pode, a princípio, parecer improvável, mas Literatura É vida (bios), basta atentar-se para meu próprio caso.

Literatura existe porque a existência da vida a requer. A realidade sem ela seria extremamente ordinária, sem a carga pejorativa que esta palavra possui. Seria comum, insípida e com ausência  de cores constantemente; logo, insuportável. A Literatura é capaz de reunir os pequenos fragmentos da vida que valem a pena, aqueles merecedores de destaque, como, por exemplo, o nascer e o pôr do sol de diversas perspectivas. Falando apenas do nosso cotidiano contemporâneo, tudo é tão acelerado e acontece ao mesmo tempo, sendo transmitido instantaneamente, que deixamos de perceber detalhes ínfimos porém belos, acontecimentos encantadores, reflexões inspiradoras feitas por pessoas cuja percepção em algum momento captou tais ocasiões e cujo talento as eternizou em conjuntos de palavras, em frases e versos.

Um assunto amplamente abordado em poemas e ficções é o escrutínio do ser humano, que é, resumidamente, um escroto, sem trocadilho... Para saber mais, recomendo a leitura, em primeiro lugar, do pessoal considerado o cânone da literatura mundial. Boa leitura!

escribaOnde histórias criam vida. Descubra agora