CAPÍTULO 4

8 1 9
                                    


Quando Scotty retornou, algum tempo depois, era um outro homem, lembrando aquele que James havia conhecido. Estava mostrando suas armas novas a James, quando o banqueiro entrou na cadeia, acompanhado de um outro homem.

— Este aqui é Carlson, dono de uma das minas de ouro — foi dizendo. — Seu carregamento para o nosso banco foi roubado há menos de meia hora.

— Onde?

— Na trilha que vem da Montanha Golden Rock, no desfiladeiro.

— Eu sei onde é, James — disse Scotty.

— Então vamos logo — disse o xerife, apanhando sua espingarda e munição. — Vou precisar de dois bons cavalos — disse a Foubert.

— Apanhe-os na cocheira — disse o banqueiro.

— Sabe quantos eram os assaltantes?

— Cinco homens mascarados — respondeu Carlson.

Pouco depois os dois homens cavalgavam pela trilha, na direção da montanha. Logo chegaram ao local do assalto. Uma carroça estava tombada e alguns homens tentavam colocá-la sobre as rodas.

— Quem estava na carroça? — indagou James.

— Eu estava — respondeu um deles, com a cabeça enfaixada.

— Viu para onde eles foram depois do assalto?

— É difícil dizer, xerife. O terreno e pedregoso...

— São descuidados, homem da estrela de lata. Sempre deixam vestígios. Só não há gente de coragem para ir atrás deles — disse um índio com botas de couro de búfalo, sentado sobre uma pedra, olhando o trabalho dos mineiros.

— Quem é você?

— Chamam-me Arrows.

— Pode seguir os descuidados?

— Posso.

— Então tome isto. O ordenado é de cinquenta dólares por semana, casa, comida e munição. Aceita? — disse James, após jogar-lhe uma estrela de ajudante.

O índio apanhou-a no ar. Olhou-a com interesse, depois sorriu para James.

— Você é louco? Vai fazer um índio se tornar agente da lei? Quer mesmo isso?

— Você fala demais para um índio. Aceita ou não?

— Preciso jurar alguma coisa?

— Mais tarde a gente vê isso. Tem um cavalo?

— Não preciso. Sigam-me — disse ele, espetando a estrela no peito e disparando na frente deles, a pé.

Os dois esporearam seus cavalos e partiram atrás dele.

— Você o conhece, Scotty?

— Sim, sei que é muito bom com uma faca e com o rifle.

Seguindo o índio, chegaram à beira de um riacho algum tempo depois. Havia uma fogueira pouco além de umas rochas. Arrows parou e deu um sinal para que James e Scotty desmontassem.

— Acha que são eles? — indagou James.

— Sim, são eles — confirmou o índio.

— Vê alguma sentinela?

— Sim, há um sobre aquela rocha.

— Pode cuidar dele?

O índio nada disse. Apenas deslizou como uma cobra pelo chão, atravessou o riacho e sumiu por entre as pedras. Pouco depois surgia no alto daquela rocha, fazendo sinais para Scotty e James se aproximarem.

A LEI DO GATILHOOnde histórias criam vida. Descubra agora