Eu não precisava pegar o ônibus, meus pais poderiam me trazer. Cada um tinha seu próprio carro e o tempo para tal, mas eu pegava por Zoe.
Ela bateu o carro da mãe e foi proibida de dirigir. Fiquei chateado com a sra. Carter, pois ela pareceu mais preocupada com o valor do conserto do automóvel do que com a filha com um corte na testa e uma lesão no braço esquerdo.
Então eu pegava o ônibus toda manhã e sentava ao lado de Zoe. Revezávamos a janela e ouvíamos música. Ela não tinha um gosto específico além de Nirvana, os Ramones e Michael Jackson, então usávamos meu iPod.
Quando entrei naquele monstro amarelo no primeiro dia de aula do último ano ela não estava lá. Eu liguei e foi direto pra caixa postal: "Oi, se você não é da minha família ou o Alex, você provavelmente ligou pro número errado, mas se quiser ouvir isso pessoalmente, deixe seu recado."
É claro que ela chegaria atrasada. É claro que ela chegaria faltando 30 segundos pra primeira aula, suja de cereal e ainda vestindo parte do pijama. E é claro que eu adorava isso nela. Algumas pessoas a chamavam de Zoe Furacão, como se isso fosse uma ofensa, mas era a melhor parte de estar perto dela: a sensação de sentir seguro no olho de um furacão. Era essa a sensação. Qualquer coisa poderia acontecer e no final, você provavelmente iria rir muito.
Mas desde o verão ela parecia um pouco distante, agindo como se algo a incomodasse, ou se estivesse escondendo alguma coisa e eu não sabia o que. Depois do acampamento notei que como ela me encarava quando achava que eu não estava olhando e se virava rapidamente quando eu encarava de volta. Pensei que talvez ela não tivesse gostado que eu a tivesse abraçado na nossa barraca, mas isso era besteira, certo? Nós prometemos que sempre seríamos amigos.
Decidi não insistir na história, ela poderia me contar quando quisesse e ela sabia disso. Sempre havíamos sido o lugar seguro um do outro. Claro que eu sabia o ranking dos sorvetes favoritos dela.
- Já matamos a primeira aula por causa do seu atraso, melhor não perdemos matemática, você sabe que não pode ser dar ao luxo - falei com tom brincalhão, mesmo sabendo que era verdade. Zoe lutava com a matemática desde os primórdios.
- Você tem zero habilidades sociais - rebateu ela, sem tom brincalhão.
- Por isso somos amigos, não é? - Ri forçado, de repente sentindo como se algo estivesse errado.
- É, provavelmente é por isso - falou Zoe com um brilho diferente nos olhos. Definitivamente havia alguma coisa errada e eu ia descobrir o quê. Assim que ela se acalmasse um pouco. Zoe nunca deixava a situação com os pais a afetarem assim, por isso desconfiava que era outra coisa. Mas o que ela sentiria necessidade de esconder de mim? Seu melhor amigo e pessoa favorita?
***
Candice e Zoe estavam sentadas na nossa mesa quando fui para o almoço. Reconheci o cabelo castanho-avermelhado todo bagunçando do outro lado do refeitório.
- E aí, galera? - Galera? Agora eu é que parecia um esquisitão.
Zoe me olhou e depois continuou comendo suas batatinhas. Tinha um Burger King e um McDonald's na rua da escola.
- Zoe, eu e você poderíamos fazer uma dieta livre de carboidratos juntas, você não acha? - Candice perguntou e eu franzi a testa. Que coisa mais rude de se dizer.
- Carboidratos fazem bem pra saúde. Algo a ver com glicogênio e energia - argumentou Zoe, desinteressada.
- É - concordei -, o glicogênio adquirido pela ingestão de carboidratos se liga à partículas de água quando armazenados, e quando se faz esse tipo de dieta restritiva você perde essa energia de uso imediato e perde massa magra. Suas unhas ficam quebradiças, seu cabelo cai, mau-humor.
- Você é mesmo muito inteligente,baby - disse Candice e me beijou. Seu cabelo loiro e na altura dos ombros roçou no meu rosto.
Zoe revirou os olhos, não sei se para o que eu disse ou para demonstração pública de afeto. E isso porque eu estava tentando ficar do lado dela nessa.
- E como é que você sabe tanto sobre carboidratos? - quis saber minha namorada.
- Ah, Candy, li em um site, eu acho. E gosto de biologia - respondi com um sorriso fraco.
- Sabe, Zoe, você fica bem sem os óculos. Você está sempre se escondendo por trás dessas lentes e tudo - comentou Candice. - Nós poderíamos cortar seu cabelo num channel ou algo assim.
Deus do céu. Candice falou do cabelo e dos óculos?
- Obrigada, Candy, mas eu gosto do meu cabelo do tamanho que está e preciso dos óculos pra enxergar.
- Você não está usando eles agora. E poderia usar lentes - tentou Candice.
- É, isso não vai acontecer - encerrou Zoe. - Hoje estou com dor de cabeça, cheiro a leite azedo e não estou no clima de segurar vela, então, se vocês me dão licença - falou Zoe se levantando.
- Foi algo que eu disse? - perguntou Candice, inocentemente.
Caraca, eu era péssimo como mediador.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Nós Podemos Ter Tudo
RomanceZoe era boa em manter promessas. Como quando sua mãe disse que ela deveria voltar até as 22h na primeira vez que foi a um show, e 21h59 ela estava girando a chave na porta. Ou quando sua irmã pediu que ela guardasse o que era o maior segredo dela n...