A Senhora, mãe de Mariano, pensa por breves instantes nas palavras da Madame e, mesmo a contragosto, aceita a ajuda de Sophia, não sem antes alfinetar a Madame:
__ Dona Sophia, saiba que eu só estou aqui, porque o menino Zé Victor insistiu muito e também, porque, em partes, você tem razão: é claro que estou insegura e com medo!
__ Perfeitamente! Temos um acordo?
Maristela busca o olhar do filho, para ter a confirmação de que pode confiar em Sophia, ao menos dessa vez, e o vê balançar a cabeça positivamente:
__ Se o meu filho tem confiança em você, eu vou arriscar! Mas escute bem: a qualquer momento, posso mudar de ideia! Vai depender da Senhora!
__ Mãe!!! Por favor, se controla, vai!
A Dondoca cruza os braços, desacreditada em seus ouvidos, mas aprova a atitude segura da mulher a sua frente e se senta no sofá, sinalizando que seus hóspedes façam o mesmo:
__ Queiram se sentar! Será que a Senhora poderia nos contar exatamente o que aconteceu?
__ Assim como você, eu vou direto ao ponto: tarde da noite, eu esperei o Mariano e o Zé pra jantar e, como eles demoraram, eu me adiantei e fui até o fogão para esquentar a comida. Nessa hora, um homem encapuzado arrombou a porta e me deu um único aviso: "ou eu mandava o meu filho ficar longe da Madame, que eu imaginei ser outra pessoa, mas agora sei que é a Senhora, ou as coisas se complicariam para ele".
Sophia presta atenção a cada mínimo detalhe da história de Maristela e, ao mesmo tempo, busca algo na memória, que a ajude a descobrir a identidade do homem. De repente, ela tem uma vaga lembrança:
__ Espera! Você disse que ele usou a expressão "Madame?"
__ Eu estava muito nervosa, mas disso, me lembro bem! Ele falou Madame, sim!
__ Pela lógica, esse homem me conhece ou conheceu cara a cara e digo mais: ele pode ter trabalhado para mim em algum momento, porque apenas empregados falam comigo nesses termos!
A mulher se levanta e anda em linha reta, na intenção de organizar o pensamento e desvendar o mistério!
Flashback on:
" Madame! O rapaz está no primeiro quarto à direita! No que mais posso ser útil?"
Flashback off
Mariano e Zé Victor se preocupam com o silêncio dela e cochicham um com o outro:
__ O que deu na patroa? Ela ficou quietinha do nada!
__ Eu vou descobrir o que tá acontecendo, Zé! E vai ser agora!
Mariano se aproxima de Sophia e, sem dizer uma palavra, segura a mão dela, que parecia uma pedra de gelo e a olha bem no fundo dos olhos. Ela corresponde ao gesto e o aperta os dedos, mas logo se agita e sai de perto do garimpeiro, afinal ele ainda a desconcerta.
Zé Victor repara que Maristela acompanhou todo o movimento, ainda que não tenha dito uma palavra sequer e alerta Mariano:
__ Cuidado, cara! A Tia Maristela tem idade, mas não é boba! Descobriu alguma coisa?
__ Só que ela tá preocupada com tudo isso e angustiada também! Eu vi no olho dela, Zé Victor!
__ Olha só: cê já tá até adivinhando o que ela pensa? Mas tá muito lascado e enrabichado mesmo!
__ Fecha o bico, Zé!
Enquanto os dois conversavam, Sophia abre uma parte da janela, como se a brisa a ajudasse a decidir o que fazer. Sem esperar, ela vê alguém ao longe:
VOCÊ ESTÁ LENDO
Fire, Gasoline And Secrets - Soriano
Romance[OBRA INSPIRADA EM O OUTRO LADO DO PARAÍSO - NOME DOS PERSONAGENS E AMBIENTE CENTRAL DA HISTÓRIA: GARIMPO] Sophia, uma mulher conhecida por seu temperamento forte planeja explorar as terras do avô de Clara e, para isso, contrata alguns garimpeiros p...