ABUSO, ROMANTIZAÇÃO, CRUELDADE & FANFIC
Olá, tudo bem contigo? Já faz algum tempo que não nos vemos, especialmente por aqui, né?! Entretanto, hoje o assunto é mais sério do que o habitual, então se ajeita na cama ou no sofá, respira fundo e vem comigo porque há muito o que dizer.
Desde que iniciei essa fanfic, lá em meados de 2017, com a premissa de um plot criminal e psicológico, recebo infinitos comentários e dúvidas sobre pontos x, y e z da história. Isso é natural, instigante e costumo me divertir muito vendo as teorias de vocês.
Mas como nem tudo na vida são flores, existe uma parcela desse retorno que me preocupa e acende um sinal de alerta gigantesco na minha cabeça. Enquanto dona da história, enquanto escritora e enquanto pessoa, não poderia de forma alguma de esquivar de trazer isso à tona, de maneira transparente e direta para todos vocês entenderem o que está acontecendo.
Eu sou absolutamente CONTRA qualquer tipo de romantização e naturalização da violência, abuso, doença, sofrimento, etc. Tomei muito cuidado ao percorrer esses assuntos ao longo dos capítulos publicados, mas alguns leitores – seja por questões pessoais, negação, hábito ou mesmo imaturidade – acabaram (em seu desespero por encontrar sexualização e romance) enfeitando as ações de crueldade do Hoseok, distorcendo a realidade de forma a culpabilizar vítimas.
Então, para ser muito clara, o Hoseok enquanto personagem de SDI não tem sequer um fio de sentimento por ninguém. Ele é centrado apenas nas suas próprias vontades, é narcisista e não tem remorso, empatia e muito menos amor. Ele é cruel em níveis que passam do absurdo, ele não tem "cura" nem "redenção" (nem as quer). Ele manipula todos ao seu redor sem se preocupar com consequências e nem de longe seu discurso é confiável.
Se em alguns momentos ele usa a palavra "amor", desconfiem, a definição da palavra para ele não tem uma conotação saudável. O desejo sexual que ele aparenta, não é pelo outro, mas pela ideia de manipular, quebrar e abusar de alguém. A sensação de poder é o que o faz gozar, não a relação em si.
Dessa forma, é importante frisar que todas, absolutamente TODAS as interações que aconteceram entre o Taehyung e o Hoseok são abusivas. São estupros. São cruéis e não tem outra forma de ver isso.
Vale dizer que é possível dividir o encantamento que o Hoseok causa em dois tipos: O primeiro é aquele cuja origem está no interesse de entender o que se passa na mente dele, de como e por que ele age de tal forma. Esse encantamento eu considero saudável, pois é ele que inclusive move a ciência: a vontade de entender, de explicar, de descobrir... mas sem tentar justificar ou florear o que foi feito.
O segundo tipo é o da pessoa que sente "tesão" na personalidade do Hoseok, em vê-lo ser cruel e manipulador. Isso é, no mínimo, muito problemático. Muito mesmo.
Se em algum momento você se excitou ao ler tais cenas de estupro, é porque você provavelmente não viu o nível de abuso que estava ali ou escolheu não ver.
E quando vocês me dizem "não é estupro, pois ele aceitou", vocês estão igualmente contribuindo para uma visão de mundo pertencente ao abusador. Em um país onde a vítima é sempre culpabilizada por atos de terceiros, onde a cultura do estupro é latente, trazer esse tipo de comentário é como ajudar na manutenção dessas atrocidades. E não é porque estamos na ficção, na fanfic, que isso atenua a gravidade.
O nosso corpo reage de forma independente quando exposto à um estímulo externo, e nossa mente em grande parte dos casos, quando percebe algo que vai nos prejudicar psicológica e fisicamente, tende a negar a realidade e transfigurá-la em algo um pouco mais tolerável no momento.
Não é "aceitar" quando você não tem alternativas. Não é aceitar quando você internamente não quer. Não é aceitar quando você só faz para preservar sua vida ou saciar um desejo alheio. Não é aceitar quando você não repetiria em outro momento, quando há arrependimento, quando por dentro você diz não, não, não!
As palavras nem sempre são fiéis aos sentimentos. E não é porque cala, que necessariamente consente. Dizer isso é estar do lado do abusador, é defender abuso, defender estupro, defender crueldade.
SDI fala muito sobre crueldade e, é pensando nisso, que puxarei o próximo tema.
Quando vocês leem no início o Taehyung chegar e aceitar o caso, muitos comentam sobre sua genialidade e sobre suas deduções perspicazes. No andamento da trama, entretanto, o cenário se inverte e muitos de vocês assumem o posto de juízes onipotentes, apontando suas falhas e o acusando indiscriminadamente, pois afinal, "até eu resolveria isso", "eu faria melhor", "no seu lugar eu isso ou eu aquilo".
Será mesmo?
Diferente do que os filmes, livros e séries hollywoodianos nos fazem acreditar, os detetives não ficam diretamente ligados ou envolvidos em seus casos, pois isso prejudica sua visão do todo. Diferente do que é pintado, uma investigação pode demorar anos para desenrolar por conta das burocracias e da cadeia de custódia que costuma envolver os processos. Exames não saem na hora, eles demoram semanas e às vezes, meses, para apresentar resultados que, não raramente, são inconclusivos. E, pasmem, na realidade não é nem um pouco comum o assassino estar na polícia e tampouco conduzir a própria investigação.
Quando um detetive, perito ou investigador é chamado, ele parte da premissa básica de que estará protegido e contará com o apoio da própria equipe. Que pode confiar nos parceiros. E é isso que o Taehyung faz, ele parte do pressuposto que pode confiar na própria equipe, pois isso é o que deveria acontecer.
Veja bem, não estou dizendo que ele não cometeu erros. Ele cometeu SIM e muitos ao longo da fanfic e do caso. Ele foi sim impetuoso, apressado nas conclusões, precipitado em muitos momentos, até poderíamos arriscar e dizer que ele foi anti-ético na própria profissão.
Porém, o que quero pontuar é que ele foi jogado para dentro da situação sem amparo e que no final do dia, ele estava correndo em círculos o tempo todo. Não tinha pistas. Não tinha apoio. Não tinha segurança. As pistas que ele tinha eram o que? (muitos de vocês dizendo "presta atenção aqui e ali", sem perceber que eram apenas ruas sem saída que eu inseri justamente com esse propósito) Ele foi envolvido e estava constantemente em risco, privado de sono, sempre colocado a prova e com o Hoseok na cola. Com o peso de várias mortes na consciência e correndo contra o tempo.
Percebem como existe um pano de fundo dentro disso tudo?
"A crueldade é um dos prazeres mais antigos da humanidade" essa frase do Nietzsche traduz muito do que eu quis passar, e do que consegui comprovar aqui na fanfic... quantos comentários não foram cruéis com os personagens?! Quantos não se deleitaram na crueldade?
Fiquem com essa reflexão. Lembrando que estou sempre aberta a tirar dúvidas e dialogar seja aqui no watt, no twitter "intomarkie" e "FanficSdi" ou no pv do whats.
PS: Ninguém nasce desconstruído ou imune de ter pensamentos desse tipo, é com reflexão constante e ressignificação que abrimos os olhos para essas questões e acertamos nossos posicionamentos. Não é necessário se condenar, mas é necessário pensar sobre.
Sempre há tempo para mudar opiniões e atitudes. Eu, inclusive, estou nesse processo. Não sei de tudo, nem sou dona da verdade, por isso se alguém quiser me oferecer qualquer apontamento, desde que feito com respeito, estou 101% aberta para o aprendizado.
Se cuidem!
Digam NÃO ao abuso.
Digam NÃO à romatização.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Silêncio dos Inocentes
Fiksi PenggemarSete anos após o famigerado Caso 10 ter fim, o delegado Yoongi se vê encurralado por outra série de crimes que copiam o episódio mais horrendo da história coreana. Aflito pela potencial ameaça, o delegado terá que recorrer à genialidade do famoso de...