Helena narrando -
A nossa vida é marcada por momentos, sejam eles bons ou ruins. Temos que enfrentá-los. Hoje será um momento importante pra mim, é o meu primeiro dia no 3º ano de Residência Médica! Agora as coisas começam a ficar mais sérias. Já posso fazer mais coisas comparado ao que um residente pode fazer no 1º e no 2º ano.
Bom, deixa eu me apresentar.
Meu nome é Helena Sellim, tenho 26 anos e no momento estou fazendo a residência de medicina, para daqui a dois anos me tornar Cirurgiã-pediatra.
Eu sempre sonhei em me tornar médica. Desde que eu tinha mais ou menos uns 13 anos. Mas confesso que no começo isso parecia ser impossível. As pessoas me faziam acreditar que era impossível, aos olhos delas.
Quando passei na faculdade de medicina, a primeira pessoa a quem contei foi a minha melhor amiga virtual, a única pessoa que acreditou em mim no caminho todo. Amigos, pais, tios, todos eles diziam:
"Helena, porque não escolher uma profissão mais comum? Isso aí que você quer é muito difícil, você não vai conseguir" ou até mesmo "Isso não é pra você".
Isso me magoava um pouco, pois eu não tinha uma condição tão boa para pagar uma faculdade simples, imagina uma faculdade de Medicina?
Bem, foi aí que comecei a correr atrás dos meus sonhos. Aos 13/14 anos fiz meu primeiro vestibular pra uma das melhores escolas do meu Estado. Felizmente passei e estudei meu ensino médio todo lá, de brinde ainda ganhei um cursinho simples.
No penúltimo ano do ensino médio me inscrevi num curso técnico de Enfermagem. Durou um ano e seis meses.
Quando terminei, já tinha idade para me inscrever numa faculdade pública, mas preferi esperar mais um ano e nesse ano me dedicar a cursos preparatórios para a faculdade que eu desejava. Nesse ano, várias vezes parei e pensei "poxa, será que eu vou mesmo conseguir? Será que não devia optar por uma faculdade de Engenharia ou algo do tipo?", mas meu coração sempre falava mais alto. Então, como havia passado o ano todo me preparando e já sabia um pouco sobre enfermagem, me inscrevi no vestibular da Faculdade, coloquei Medicina em primeira opção. Na segunda, bem....
Com muito esforço, noites mal dormidas estudando conteúdo, revisando conteúdo, treinando redação, e coisas que eu não era muito boa, eu passei.
Fiz meus cinco anos de faculdade lá e ai comecei o meu internato e minha residência aqui. Minha especialidade será com toda certeza a Pediatria!!
Esse é o resumo da história de como consegui chegar até aqui.
Mas agora eu tenho que levantar e me preparar para mais um ano fazendo oque eu amo!
Levantei, coloquei uma roupa e corri pro Hospital, chegando lá encontrei minha amigas e o pessoal que estava fazendo a residência também.Helena: Cheguei cedo né?
Sarah: Finalmente conseguiu não chegar atrasada!Sarah é uma das minhas melhores amigas, tirando aquela que eu falei que ela foi a primeira pessoa a saber de tudo. Aquela minha amiga mora na Europa, e eu vou visitá-la uma vez por ano.
Dr. André: Bem pessoal, é uma honra recebê-los aqui hoje para iniciarem mais um ano da futura carreira que decidiram seguir. Estão quase chegando na reta final hein?! - risadas - Bom, queria lhes apresentar os médicos responsáveis esse ano pela residência de vocês. Essa é a Doutora Magda, da Cardiologia.
Essa é a Doutora Livya, da Obstetrícia e pediatria. Doutor Alex, da Neurologia, Doutor Henrique, da Traumatologia, Doutora Karoline, da oncologia, Doutor Lucca, da cirurgia plástica, Doutora Danyella, especialista em Gastroenterologia e endoscopia, e por último, o Doutor Bruno Emannuel, da Cirurgia Geral. Peço que tenham muito respeito, essas são as especialidades que vocês mais verão no dia a dia e com o tempo vão conhecendo as outras também. Os dias serão divididos, por exemplo, na segunda três de vocês ficarão em uma especialidade, outros três em outra e assim vai. No outro dia a sequência mudará. Certo?
Residentes: certo!Depois disso, fomos tomar um café entre residentes e conversar sobre. Assim que deu o horário, cada um foi pra sua primeira chamada. Eu fiquei na cirurgia plástica junto com a Letícia e o João, meus amigos que pretendem seguir a neuro. Se fosse pela minha vontade ficaria na pediatria todo dia!
Dr Henrique: Tem trauma chegando, vem três aqui comigo agora!
Helena, Stefani e Lucas: EU!
Dr Henrique: Corram aqui!Nos vestimos e corremos pra emergência, o trauma era um casal acidentado com vários ferimentos, eu fiquei com o homem e me encarreguei de fazer alguns exames e prepará-lo pra uma cirurgia. Chamaram o Dr. Bruno da cirurgia Geral e fomos até a sala.
Durante a cirurgia eu praticamente fiquei só observando atrás, pois os chatos dos meus amigos foram primeiro enquanto eu o preparava.Dr. Bruno: Estão vendo pessoal?
Stefani e Lucas: Sim!!
Dr. Bruno: Ei, e você? Não quer chegar mais perto pra ver aqui também.
Me aproximei e dei uma olhada, mas logo voltei para trás novamente, pois a Stefani queria quase pular dentro do corpo do Ferido. Assim que a cirurgia acabou voltei pra Cirurgia plástica. O resto do dia foi assim.
A noite, quando estava indo embora passei pela sala daquele homem que havia sido operado, só pra perguntar como ele estava.Helena: Ele está melhor?
Dr. Bruno: Tá sim.
Helena: Ótimo! - falei e fui saindo -
Dr. Bruno: Ei, espera. Qual o seu nome, residente?
Helena: Helena, algum problema?
Dr. Bruno: Não, nenhum. Só acho que você deveria ser mais focada. Na sala de cirurgia você praticamente deixou seus amigos fazerem tudo.
Helena: Desculpa.
- alguém entra na sala
Dr. Karoline: Oi amor, vamos?
Dr. Bruno: Vamos sim. Melhora na próxima, Helena.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Por trás das paredes do hospital
RomanceNas escolhas da vida entre trabalho, namorado, família e amigos, Helena vive decisoes difíceis em seu caminho até o destino final de seus sonhos: Se formar em medicina. Mas nessa longa jornada ela acaba se apaixonando e vivendo desafios entre um rom...