Eles encontraram Li Run naquela sala de chá cuidadosamente decorada. Quando Li Shubai disse que tinha vindo ver Chen Nian, Li Run ficou chocado.
— Por que você quer falar com ela hoje, irmão? —
— Só uma coisinha que eu quero perguntar.—— Que azar— , disse Li Run, impotente. — Chen Nian já saiu.—
— O que? Chen Nian saiu? — Li Shubai disse.
— Quando?—
— Ontem. Ela pegou suas coisas e saiu do palácio, não disse adeus. Tudo que recebi foi uma carta. Eu vou te mostrar.—
Um servo rapidamente o trouxe, mas não era realmente uma carta, apenas um bilhete:
.....................
Sua Alteza Real Li,
Nunca esquecerei a incrível bondade do Príncipe ao me receber. Agora, o único desejo desta velha é sair da capital e nunca mais voltar. Que o sua Alteza, tenha uma vida longa e fecunda.Sua serva, Chen Nian
....................
A caligrafia era linda, mas parecia apressada. Huang Zixia olhou para a palavra desejo e pensou um pouco, depois devolveu-a a Li Run.
— Sendo esse o caso, é improvável que a veremos novamente. Infelizmente minha técnica ao tocar guqin é tão ruim. Eu realmente queria ter outra aula! — Li Run sorriu.
— Há muitos bons professores por aí, alguns deles mestres. Oh, certo, ontem foi o décimo segundo dia. Antes de prestar meus respeitos, Chen Nian disse que, como a senhora ama mais a pipa, ela poderia mostrar a ela o retrato das Seis Mulheres de Yangzhou dentro de alguns dias. Quando mencionei isso, ela apenas riu.—
— Então, quando você voltou do palácio, Chen Nian já tinha ido ?— Li Shubai perguntou.
— Sim, então, mesmo que a senhora quisesse, eu não seria capaz de mostrar a pintura para ela— disse Li Run com um sorriso. Ele parecia estar de muito bom humor. Claramente, a saída de Chen Nian não o aborreceu em nada.Li Shubai assentiu.
— Ela se foi, então não será fácil encontrá-la. Obrigado pelo chá, de qualquer maneira. —
— Não mencione isso. É ótimo ter você aqui. — Li Shubai e Huang Zixia partiram a cavalo.
— Onde você disse que queria dar uma olhada ontem?— Li Shubai Perguntou.
— No canal fora da Praça Guangzhai. Ainda é de manhã. Pode haver pessoas pegando água lá. A tarde seria melhor.— Li Shubai acenou com a cabeça e virou o cavalo.
— Vamos para o lado oeste da cidade.—
Huang Zixia gentilmente balançou seu chicote sobre o traseiro de Nafusha.
— Oh? Assistir mais truques de mágica? — Ele não respondeu.
— Qual você acha que é a chave para este caso?— Huang Zixia parou um momento para pensar a respeito.
— Este caso tem tantos componentes difíceis, mas na minha opinião, o maior é como Wang Ruo desapareceu enquanto era guardada por duzentas pessoas. —
—Sim. O desaparecimento de Wang Ruo é crucial para resolver esse mistério. Talvez devêssemos nos concentrar nisso.
— Li Shubai desacelerou, permitindo-lhes cavalgar lado a lado.
— Eu estava pensando sobre isso antes. A coisa sobre aquele truque da gaiola é que há um alçapão que deixa o pássaro sair, então talvez exista algo assim no salão Yongchun. —
—Mas então quantas saídas poderia haver em uma sala com quase nenhuma mobília?— Eles pensaram nas lanternas penduradas no caixão, no teto sem clarabóia, nem mesmo uma viga. As quatro paredes eram todas sólidas, sem lacunas.
— Ela desapareceu assim de uma sala lacrada como uma gaiola—
Eles amarraram seus cavalos nos estábulos do bairro e se juntaram à multidão agitada. Havia filas de pessoas comprando animais exóticos, álcool fino, estrangeiros de olhos azuis. A extravagância do atual imperador se espalhou por toda Changan.O dono da peixaria ainda estava lá provocando o peixe, ignorando os clientes que entraram. Li Shubai comprou o mesmo da última vez, ração para peixe, olhou para trás e viu Huang Zixia dando-lhe um complicado olhar. Ele não tinha vontade de explicar, mas acabou dizendo:
— O peixe gosta disso, parece estar engordando.—Huang Zixia estava sem palavras.
—Que tal irmos ver aquele casal de mágicos?—
༻ ꧁꧂ ༺
O casal chegou cedo naquele dia, já se apresentando na rua. Eles estavam fazendo um truque onde um ovo se transformava em uma galinha. Embora Huang Zixia soubesse ela ainda se sentiu comovida ao ver o filhote correndo pelo chão e até ajudou-os a pegá-lo e colocá-lo de volta.
Depois que a multidão se dispersou, a mulher os notou e sorriu.
—Que você quer aprender hoje? — ela perguntou.
—Ainda não colocamos aquela gaiola para funcionar—, disse Huang Zixia.
—Não consigo encontrar um pássaro treinado! Você conhece algum mais simples? —
—Traga a gaiola—, a mulher gritou para o marido. —E esse pano. Sim, o preto. — A mulher sacudiu o pano preto para mostrar que não continha nada. Então ela colocou por cima da gaiola vazia e olhou para Huang Zixia. Ela não se moveu ou falou, apenas sorriu. Huang Zixia sabia que era ultrassecreto e a mulher não ia revelar facilmente.Ela estendeu a mão para Li Shubai para o pagamento.
Ele entendeu e pegou um pequeno lingote da bolsa e entregou para ela.
A artista pegou o dinheiro, e seus olhos ganharam um certo brilho quando ela removeu um pássaro de outra gaiola e gentilmente o colocou dentro, com o pano preto por cima. Então ela afastou as mãos um pouco e os abriu para mostrar que estavam vazias.
Então ela colocou as duas mãos atrás das costas, sorriu para eles e tirou o pano preto. A gaiola estava vazia.
Huang Zixia instintivamente o ergueu e olhou cuidadosamente para dentro. Realmente estava vazio e era feito de maneira tosca, aparentemente sem portas escondidas
—Desta vez não toquei na gaiola e o pássaro nasceu recentemente - sem treinamento. Também não requer nenhuma habilidade especial, contanto que você saiba como funciona, pode fazer isso.—Os olhos de Huang Zixia e Li Shubai pousaram no pedaço de pano preto.
Havia algo se mexendo dentro. A mulher sorriu e abriu o pano preto. Dentro havia um pequeno bolso. Vendo que era tão simples, Huang Zixia não pôde deixar de rir.
—Então isso é como você fez isso . . . — Imagens correram por sua mente. A previsão do homem que apareceu de repente no Templo de Xianyou;o assassino invisível no Salão Penglai; o grampo de cabelo que caiu na rocha do jardim; a proteção organizada para o salão Yongchun . . . Todos eles tinham um fio conectando-os.Sua compreensão repentina a fez suspirar como se ela não conseguisse suportar enquanto olhava para a frente em transe.
Li Shubai deu um tapinha em seu ombro. Ela não respondeu, então ele a levou pela manga e a foram embora.
Sua mão era fina e macia, como um pequeno pombo em sua palma. Huang Zixia o seguiu, parecendo exausta.
Ela suspirou e disse:
—Preciso falar com Zhou Ziqin.—
Li Shubai largou lentamente a mão dela e franziu a testa.
—O que você percebeu?—
—Quero ver se estou certa e vou precisar da ajuda de Zhou Ziqin—, disse ela.
—Você vai voltar para o palácio?—Li Shubai resmungou.
—Não.—
—Você quer ir ver Zhou Ziqin comigo?—
Ele se virou para os cavalos.
—Sim.—
VOCÊ ESTÁ LENDO
Recordações de um grampo de cabelo [CONCLUÍDO]
Mystery / ThrillerNa China antiga, segredos de família, vingança e assassinato colidem com a trajetória de uma jovem e audaciosa detetive. Aos treze anos a investigadora prodígio Huang Zixia já havia se provado ajudando o pai a resolver crimes complexos. Aos de...