(17) VENTO SOBRE A ÁGUA -PARTE 3

27 8 0
                                    


Pessoa real. O que isso significa?

Huang Zixia saiu do palácio com Yong Yi e Zhang Qing. Na carruagem a caminho do Palácio de Taiji, ela pensou bastante. Ela pensou e pensou sobre o que Li Shubai poderia ter dito, mas imaginou que ele queria que ela rolasse e morresse.

 Aquele homem de coração frio realmente não tentaria salvar sua vida?

Quando ela estava prestes a bater na parede e gritar, Yong Ji falou.

— Sr. Yang, chegamos ao Palácio de Taiji. Venha.— Ela sentiu um arrepio percorrer sua espinha, mas ela não podia fazer nada além de seguir. O palácio parecia completamente deserto. Era como se a Imperatriz Wang realmente tivesse sido esquecida. Grama macia e espessa cresceu do caminho de ardósia, fazendo seus passos parecerem menos seguros.

 As lanternas de pedra penduradas tornaram-se suavs e e irregulares com o tempo. Em sua luz, podia-se ver o musgo  em seus topos. A tinta estavad escascando dos pilares. O outrora magnífico palácio havia sido abandonado há muito tempo. 

O corredor dos fundos estava escuro à distância. Apenas o pavilhão  Lizheng   tinha algumas luzes que brilhava em suas paredes vermelhas. Huang Zixia seguiu Yong Ji e Zhang Qing.

O pessoal da Imperatriz Wang era muito eficiente. Ela não estava lá há muito tempo, mas  Lizheng  já estava preparado de maneira muito confortável. Embora fosse quase amanhecer, a Imperatriz claramente não tinha dormido. Ela  estava sentada em um sofá, talvez em antecipação à chegada de Huang Zixia.

A Imperatriz Wang enxaguou a boca e tomou um gole de chá.

— Sr. Yang — , disse ela lentamente,—  você acha que este palácio parece deserto a esta hora?—

— Se você estiver se sentindo animada, pode sempre ir ao centro— , Huang Zixia disse.

— Se você está se sentindo mal, tudo parece deserto.— A Imperatriz Wang olhou nos olhos dela e falou gentilmente.

— Sr. Yang eu estou aqui     por sua causa. Estou deprimida por sua causa. Como devo agradecer?— Huang Zixia sentiu uma queimação no peito e suas costas começaram a suar. Ela pensou desesperadamente sobre a "pessoa real" de Li Shubai e disse:

— A Imperatriz tem a sorte de viver em tal lugar e deve ser tolerante com os outros também.—

— Tolerante?— A Imperatriz sorriu ligeiramente, mas seus olhos eram frios. 

— Você me expôs na frente do Imperador. Você foi tolerante comigo? —

 Ela? A imperatriz   matou pessoas  relacionadas ao próprio passado e da   própria família e nunca esperou acabar assim? Huang Zixia não sabia dizer o que havia de errado com ela. Ela apenas ficou lá e viu uma gota de suor cair de sua testa para o chão.

A Imperatriz Wang olhou em volta e disse, como se para si mesma:

— Como pode ser considerado afortunado? A esposa do imperador Zhang Sun morreu aqui. Pessoas morrem em todos os tipos de palácios. —

— Ela era uma mulher virtuosa que o imperador amava muito. Vocês poderia ser como ela, eternamente apaixonado.—

— Hmm . . . é um pouco tarde para tudo isso, Sr. Yang. Se realmente é inteligente,    uma palavra errada  pode determinar se você vive ou morre!  — 

 Pessoa real, pessoa real, é isso que aquele terrível Li Shubai queria dizer! 

Ela de repente entendeu e se ajoelhou, pressionando a cabeça firmemente na terra.

— Permita-me dizer uma coisa. Depois de dizer isso, vou morrer com prazer  hoje!—
A Imperatriz Wang sorriu friamente.

— O quê?— ela disse casualmente. Então ela levantou a mão, indicando para seus assistentes saírem, e olhou para HuangZixia. Huang Zixia pressionou a cabeça com mais força no chão e ergueu os olhos.

— Vossa Alteza, eu sei que mereço morrer. Faz diferença quando e onde? Eu só quero saber se você gostaria de me dizer as acusações? —

—Eu preciso?— Imperatriz Wang disse com um sorriso desdenhoso.

— Vocês conhece  meu maior segredo. Isso não é uma ofensa capital? —


—Claro— disse Huang Zixia respeitosamente, — mas há algo que eu quero lhe dizer, o que pode lhe dar espaço para mudar de ideia. —

— Diga.— Huang Zixia sentiu o coração batendo forte no peito. Ela sabia que sua vida estava por um fio,  e esperava que o conselho de Li Shubai funcionasse.

— Quando eu tinha quatorze anos, e você me convocou pela primeira vez, disse: 'Se eu tivesse uma filha, ela teria a mesma idade e seria tão fofa quanto você. — O olhar da Imperatriz Wang endureceu e sua expressão cintilou. Ela ficou em silêncio por um tempo.


—Você? Três anos atrás?— Huang Zixia curvou-se novamente.

—A assassina Huang Zixia está diante de você.—

—Você sabe que eu te odeio e quero você morta,— ela disse friamente. —Por quê mais se rebaixar? —

— Eu acredito que o Imperador já a perdoou, e você estará de volta à sua vida em breve. Mas meu segredo é realmente de vida ou morte. Eu estou dizendo isso para que você saiba que se eu fizer algo para machucá-la novamente, bastaria uma palavra para que eu fosse  condenada à morte. —
Após um período de silêncio, a voz firme e gentil da Imperatriz Wang disse:

— Então você acha que colocar sua vida em minhas mãos vai fazer você parecer útil, e eu vou esquecer o que você fez comigo? —

— Claro que não!— ela disse seriamente.

— Mas eu acho que você sabe sobre o  passado do imperador Tai e Wei Zheng, e como a sorte de Shangguan Wan'er mudou depois que o imperador Wu assumiu o poder. As coisas mudam, até o ódio. Desde que eu possa ser útil para você, o que importa o passado? — A Imperatriz Wang caminhou lentamente em sua direção. Ela examinou cada centímetro de seu corpo.

Depois de muito tempo, a mulher forte suspirou fracamente.

—Sendo o caso, vou manter sua vida em minhas mãos. Se você me desobedecer no futuro, eu vou acabar com isso. —

—Muito obrigada por sua misericórdia!— Huang Zixia, ainda se curvando, sentiu suor saindo de todos os poros. Mas ela não se atreveu a limpar.

— Se não fosse por você, as pessoas não saberiam sobre a morte de Xuese ou que aconteceu pela minha mão.—  Ela cerrou os dentes e exalou.

— Se você não tivesse me desmascarado, eu não saberia o quão horrível eu  fui até revê-la no submundo. Não sei como poderia ter enfrentado Xuese. . . — Huang Zixia se perguntou como ela enfrentaria Jin Nu e Feng Yi.

—Eu matei minha própria filha. Hoje, eu não vou matar ninguém. —  Imperatriz Wang virou-se e sentou-se no sofá.  Apoiada em uma almofada sob a janela, ela olhou para as estrelas fracas no céu do amanhecer.

— Exílio. O que isso importa? —
 Sua voz era fria e firme.

— Se eu pude  chegar ao palácio Daming  posso voltar do exílio! Não ninguém no Império Tang, em todo o mundo, pode me derrotar!— Huang Zixia ficou em silêncio de joelhos.

— Huang Zixia, em sua vida, você já pensou que seria melhor morrer? —

— Sim. Quando minha família foi morta e eu fui acusada de  assassinato. Mas eu não queria morrer com aquela  carga.—

—Eu realmente queria morrer.— Seu cabelo preto fluiu suavemente sobre ela, o rosto abatido de cansaço.

— Você já viu Xuese? Nós realmente nos parecíamos?— Huang Zixia balançou a cabeça.

— Não. Eu só senti falta dela na academia. —

— Oh. Eu nunca terei a chance de ver como minha filha se parecia. — Ela suspirou.

—A última vez que vi a Xuese, ela tinha acabado de fazer cinco anos e eu tinha vinte e três.— Ela contou a Huang Zixia a história de seu passado. Na corte de  Yunshao tinha música e dança, e estava cheio de intérpretes que a respeitavam. Seu marido, Jingxiu, não aprovava sua filha sendo criada lá. Depois de discutir com Jingxiu várias vezes, a Imperatriz convenceu-o a mudar a família para o norte, para a capital, onde ele poderia obter reconhecido por sua pintura. Jingxiu saiu e tentou a sorte, mas sem contatos, ele não tinha chance. 

Em pouco tempo, ele tentou em todos os lugares e desistiu.

 Em Yangzhou, Jingxiu era alegre e charmoso. Enquanto ele podia pintar, ele estava feliz. Eles eram bons juntos. Mas Changan havia quebrado o ânimo de Jingxiu. E xuese ficou doente. Eles tiveram que penhorar o grampo de cabelo folhoso que Jingxiu deu para a  Imperatriz como  presente de noivado. Eles estavam sem dinheiro, com fome e frio. Eles não podiam pagar um médico, então a Imperatriz teve que implorar. 

Jingxiu veio buscá-la. 

Ele disse a ela que ela estava se rebaixando.

— Tudo que eu podia fazer era segurar minha filha a noite toda, esfregar seu corpo, ouvir sua respiração com medo, e assistir o céu fora da janela iluminar lentamente. Naquelas noites, parecia que se eu fechasse meus olhos, eu perderia o controle — Mesmo que tenha acontecido há doze anos, ela parecia fria e desesperada.

— Xuese teve sorte de superar aquela doença, mas Jingxiu, porque seu  ânimo estava tão baixo, ficou doente. Estávamos prestes a ser expulsos por não pagarmos aluguel. Eu não tinha escolha a não ser ir para a Cidade   Oeste em busca de oportunidades. Lembro-me muito claramente, em um dia de inverno, das folhas das árvores que  estavam caindo. Havia uma mulher de cinquenta ou sessenta anos, vestida com linho marrom esfarrapado, sentada ali, mendigando.—

Recordações de um grampo de cabelo [CONCLUÍDO]Onde histórias criam vida. Descubra agora