Huang Zixia e Li Shubai caminharam por entre os arbustos próximos ao canal para o caminho que levava a um bairro onde algumas pessoas conversavam sentadas nas sombras.
—Encontramos um corpo na água lá!— Huang Zixia gritou. De repente, alguns deles se levantaram rapidamente. Outros correram para ver a comoção . Outros ainda foram informar as autoridades locais.
i Shubai e Huang Zixia caminharam até o beco vazio. Di'e e Nafusha estavam comendo grama com cuidado. O freio tornava muito difícil para eles comerem muito, mas conseguiram um pouco por causa do tédio.
—Jing Xu já mandou notícias de Xuzhou?— Huang Zixia perguntou.
—Sim. A ponta da flecha desapareceu quando os seguidores derrotados de Pang Xun estavam fugindo de Xuzhou. —
—Diz-se que quando a ponta da flecha desapareceu, a fechadura do da caixa que o continha estava intacta. Isso é verdade?—
—Sim. Jing Xu analisou minuciosamente e perguntou a todos os soldados que estavam guardando a torre naquela época e descobriram que Pang Xun os havia subornado para roubá-la e culpar os espíritos. —
—E a notícia do que aconteceu em Xuzhou se espalhou instantaneamente para a capital,—Huang Zixia disse pensativamente.
—Espíritos. Parece que alguém está usando deliberadamente Pang Xun como cobertura. —
—Mas eles podem estar se esforçando demais e acabam se enganando.—
—Sim, parece que estamos perto. —Eles continuaram conversando enquanto cavalgavam pelas praças de Changan. Sob o céu azul, as setenta e duas quadras de Changan erguiam-se firmemente entre o vento e a poeira. O sol do início do verão estava quente, suor aparece no pescoço de Huang Zixia, apesar de suas roupas finas. Ela a usou manga para enxugá-lo enquanto ela cavalgava lentamente sob a sombra das árvores .Li Shubai deu a ela um lenço branco. Ela pegou, usou e virou para olhar para ele.O sol de maio fluiu por entre as árvores e em seu rosto como fios de ouro. Seu corpo assumiu um brilho fraco. Na luz nebulosa, sua aparência usual de indiferença parecia carregar algo mais, fluindo pelo ar entreeles.
Huang Zixia curvou-se e silenciosamente cavalgou com ele. Quando eles se aproximaram da Praça Yongjia, ela repentinamente se virou para conduzir Nafusha ao norte.
—Vamos para Yongchun do palácio Daming ?—
—Sim. Precisa verificar uma última coisa. Nós vamos chegar ao fundo dessa bagunça.—
—Você já tem?— Ele olhou para ela com alguma surpresa.
—Foi aqui que encontrei o grampo de cabelo de Wang Ruo.—Li Shubai acenou com a cabeça e a observou-a tirar o grampo interno do próprio cabelo e colocá-lo chão.
—O jardim de pedras entre os corredores dianteiro e traseiro. Aqui . . . — Ela usou o grampo de cabelo para desenhar um círculo e tocou seu ponto mais alto.
—Exatamente onde Wang Ruo perdeu o grampo de cabelo. — Li Shubai apontou para o chão.
—Onde estamos parados.—
—Certo. Os guardas no corredor estavam olhando para a porta do corredor, e os guardas no jardim de pedras estavam vigiando a janela. — Ela pegou o grampo de cabelo, limpou e colocou de volta.
Li Shubai se levantou e olhou em volta. O crepúsculo começou a cair. Eles deixaram Yongchun pela porta lateral. Quando eles estavam aproximando-se do Palácio de Kui, Li Shubai falou de repente.
—Então você tem certeza de que o corpo em Yongchun era de Jin Nu ?—
—Sim,— ela disse. —Tenho certeza.—
—E quanto a este novo corpo?—
—Tenho uma ideia muito boa.— Ela olhou para ele.
—Isso tudo é porque você salvou aquelas meninas três anos atrás em Xuzhou.— Li Shubai parou Di'e e pensou um pouco. Algum tempo depois, ele ergueu as sobrancelhas e olhou para ela.
— Poderia ser?— Huang Zixia acenou com a cabeça.
—Ninguém mais teve a chance.—Li Shubai franziu a testa.
—Se for esse o caso, vai causar uma tempestade no Tribunal.—
—Bem, a dinastia tem sido muito tolerante, não?— Huang Zixia suspirou. Li Shubai refletiu sobre isso.
—E se eu te pedir para desistir?— Huang Zixia mordeu o lábio inferior.
—Isso começou com você. Se você quiser, não tenho nada a dizer.—
—Mas . . . Poderia ser realmente assim tão simples?— Ele sentou nas costas de Di'e, olhou para o céu, e exalou profundamente. Seu olhar era profundo e distante, como se estivesse olhando para longe, tão distante.
—Você não ficaria contente que tal segredo ficasse escondido?—
—Não se trata de segredo—, disse Huang Zixia, seguindo seu olhar para o céu.
—Só quero falar a verdade sobre Feng Yi, Jin Nu e os mendigos que morreram na Praça Chongren. —Li Shubai ergueu os olhos sem falar. Ele percebeu a luz entre asfolhas mudando. Logo cairia o crepúsculo.
—Na verdade—, disse ele lentamente, —se a pessoa por trás de tudo isso é quem você pensa, pode ser uma grande oportunidade para você. — Huang Zixia olhou para ele em choque. Ele se virou para olhar para ela, gentil e desamparado.
—Eu posso te ajudar a fazer isso, mas eu preciso que você me conte tudo. Pelo menos eu posso garantir sua vida. —Ela olhou para ele ligeiramente. Era o pôr do sol. Di'e e Nafusha, chegando de volta ao seu familiar Palácio de Kui, esfregaram os pescoços. Enquanto isso, os dois cavaleiros pareciam mais próximos do que nunca, perto o suficiente para sentir a respiração do outro. Huang Zixia inconscientemente virou Nafusha, agora a um pé de distância dele. Baixinho, ela disse:
—Obrigada, meu príncipe.—O sol começou a se pôr e suas sombras se estenderam por muito tempo - perto deum ao outro, mas com uma distância que era difícil de fechar.
[ RETA FINAL, o livro acaba no capítulo 17!]
VOCÊ ESTÁ LENDO
Recordações de um grampo de cabelo [CONCLUÍDO]
Misteri / ThrillerNa China antiga, segredos de família, vingança e assassinato colidem com a trajetória de uma jovem e audaciosa detetive. Aos treze anos a investigadora prodígio Huang Zixia já havia se provado ajudando o pai a resolver crimes complexos. Aos de...