-Bom, turma, como vocês já foram avisados, a prova final de biologia do último ano não será escrita, vocês apresentarão um trabalho muito bem elaborado, pesquisado e organizado. O tema é livre, mas precisa ter muito conteúdo e apresentação impecável pois é a última nota. Vocês têm os últimos minutos da aula de hoje para pensar sobre um tema e fazer algum esboço, quero ver no final sobre o que pensaram. Comecem agora.
Nossa turma do último ano tinha uns 25 alunos, todos ali prontos para entrar na Universidade, prontos para começar a nova fase de suas vidas. Bom, no fim dos meus 18 anos a pergunta que comecei a fazer para mim mesma é se a ciência tem realmente todas as respostas, se não tiver, quero contribuir para que tenha.
- Lia, sobre o que pensou em escrever ?- O professor Bewris de biologia está de pé ao meu lado com seu uniforme habitual da semana: camisa social branca, calça preta e sapatos pretos. Eu costumava tirar boas notas na matéria dele, mas definitivamente não era pelo professor.
- Nada, ainda. - digo.
- Seja original. - Ele aconselha.
Concordo com a cabeça e começo a listar alguns temas que acho interessante, mas sem sucesso.
- Aí, sobre o que vai falar ?- Kate cutuca meu ombro esquerdo atrás de mim. - Você adora biologia, deve ter pensado em algo bem legal, me ajuda ?Viro-me para ela.
- Você gosta de qual área de biologia?
- Nenhuma - Ela ri, orgulhosa. Kate era a típica garota bonita, loira e alta que não fazia questão de se esforçar muito pois sabia que, no final das contas, sua beleza a levaria em algum lugar.
- Fala sério tem que ter alguma coisa- Digo escrevendo no papel as palavras Botânica, Genética, Reinos, Anatomia etc.
- Lia eu preciso de um tema fácil. - ela resmunga.
- Não vai ter tema mais fácil, você ouviu o Bewris, ele quer um trabalho no nível de universidade. Se quiser passar de ano, vai ter que estudar muito.-Okay pessoal vamos aos temas. Um por um, quem começa?
Todos estão em silêncio.
- Calma, devagar, um de cada vez, sem pressa- Ele brinca.
- Antony, diga seu tema.No fundo da sala escuto a voz grossa do garoto.
- Tipagem sanguínea.
- Muito bom. Carlos, sua vez.
- Ciclo de Krebes, professor.
- Amélia?
- Neuroanatomia.Olho para trás impressionada. É, parece que se eu quiser surpreender e ser original vou ter que estudar como uma condenada.
- Thomas, sua vez. - O professor aponta para o rapaz que está sentado na penúltima fileira. Ele entrou na escola esse ano. É alto mas não é tão magro, tem um porte físico atlético, mas nada exagerado, tem os olhos atentos e os lábios em forma de coração.
- Trissomia 21. - Ele diz, convicto.
- Ótimo! Excelente!- O professor anuncia sua empolgação.Olho para o garoto por alguns segundos, ele me encara de volta.
- Lia ?
- Ainda não sei, professor.
- Precisa pensar logo, vocês só tem uma semana. Boa sorte e concentrem-se para as provas finais.O sinal toca e somos liberados.
Imagens dos personagens :
Lizandra ( Lia )
ThomasKate
Bewris
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Sexto Sentido
Fiksi IlmiahNesta época da história do mundo, a ciência comprovou que cada ser humano possui um dos 5 sentidos mais apurados. Após anos de experimento científico, descobriu-se que é possível viver com isso, aperfeiçoar e dominar( Visão, audição, paladar, olfato...