09

1K 83 27
                                    

S/n- é que...

Alvin- venham logo, eu tô com fome!

Saio da cozinha rapidamente levando um pote com as bolinhas de queijo do Alvin, me sentando ao lado deles tentando ao máximo não olhar pro Michael.

S/n- que filme vocês escolheram?

Alvin- terror!

Simon- contra minha vontade.

Theo- eu não quero assistir filme de terror.

S/n- Alvin...

Alvin- vocês são tão estraga prazeres.

Ele larga o controle que Simon pega rapidamente mudando de canal pra algum documentário que iria começar.

documentarista: O universo é grande, mas não tanto quanto a nossa curiosidade. por isso anotamos algumas dúvidas sobre astronomia bem interessantes e buscamos respostas com especialista no assunto.

Alvin: eu não acredito que você colocou em um documentario simon...

Simon- eu e a S/a gostamos de astronomia, theodore não quer ver um filme de terror o michael já deve estar quase dormindo.

Michael- vamos fazer assim, eles assistem primeiro o documentario e depois o theo assiste o que ele quer e depois nós dois assistimos o filme de terror, combinado.

Alvin- combinado...

Então voltamos a nossa atenção para a tv.

Documentarista: quem nos respondeu foi o professor doutor Rodolfo Langhi, responsavel pelo Departamento de fisica da faculdade de ciencias da UNESP-Bauru.

diante das duvidas,ele vai nos ajudar a entender mais sobre o sol, a lua, os planetas e muito mais...

Primeira duvida- Você sabe como uma estrela queima?

Essa estrela que estamos falando é o sol, mas, segundo o professor, elas não possuem fogo comum, como estamos acostumados na terra.

Trata-se de fusões termonucleares em energia no interior do sol e das estrelas, onde materia é convertida em energia. " no caso da estrela sol, a cada segundo, cerca de quatro milhões de toneladas de materia são convertidas em energia."

documentarista- como funciona a velocidade da luz:

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

documentarista- como funciona a velocidade da luz:

A luz viaja no vácuo a uma velocidade de cerca de 300 mil quilometros por segundo. A lua esta a cerca de 384 mil quilometros da Terra, então, isto significa que a luz leva um pouquinho mais do que um segundo para chegar aos nossos olhos.

Ja o sol está, em media,  a uma distância de 150 milhões de quilometros da Terra. Portanto, a luz emitida pelo Sol leva um  mais do que oito minutos para viajar toda essa distância e chegar no seu olho.

Nova família.Onde histórias criam vida. Descubra agora