Vimos em capítulos anteriores que Jeová estabeleceu o recém criado homem (Gênesis 2:7) em uma região de solo fértil (Gênesis 2:8-9), rica em minérios e bem irrigado por rios caudalosos (Gênesis 2:10-15) e vegetação própria para a alimentação saudável, tanto de seres humanos como de animais.
Nãopodemos esquecer que Jeová tudo criou, inclusive o universo, que hojeestudamos, partindo de ordem dada por sua palavra (Gênesis 1:1-30),sendo que o primeiro homem e a primeira mulher, criou após modelar e soprarneles o espírito que sustenta a carne.
GÊNESIS 2:6
6 Assim, criou as fontes de água que brotavam da terra e, em forma de neblina, subiam para regar toda a sua superfície.
Acontece que a bíblia também fala que os animais, assim como o primeiro homem Adão, foram formados do pó da terra, e sobre eles foi também dado espírito que lhes dão inteligência, que são conhecidos como instinto animal.
GÊNESIS 2:19
19 Do pó da terra Jeová, o único e verdadeiro Deus, formou os seres vivos, tanto os que andam como os que voam, e os colocou diante de Adão, para que o nominasse, e assim o homem deu nome aos seres viventes que existe neste plano carnal.
Em seguida, após criar cada espécie de animais, Jeová o apresentava a Adão, e este, que veio provido de sabedoria, deu nome a todos os animais.
GÊNESIS 2:20
20 O homem atribuiu nomes aos animais domésticos, aos que sobrevoavam o céu e àqueles animais que andavam no campo, contudo não havia uma companheira ideal para o homem.
Conseguimos com isso afastar a tese que o homem veio ao mundo como um ser irracional e bruto, desprovido de inteligência, sendo resultado de uma mutação dos primatas. Não sou contra quem assim pensa e desenvolve teses para se estudar, contudo a bíblia afasta tudo isso, que conforme Jeová ensina, é visto como loucura.
ECLESIASTES 1:16-18
16 Então passei a refletir: Alcancei o ponto mais elevado do entendimento e da ciência de modo que meu conhecimento é superior a sabedoria de qualquer pessoa que existiu antes de mim em Jerusalém. 17 Para alcançar esse objetivo busquei incansavelmente compreender a ciência humana, a loucura e a insensatez, contudo descobri que tudo isso equivale correr atrás do vento. 18 Afinal, quanto maior é o conhecimento da ciência, maior é o sofrimento, e quanto maior o entendimento, maiores são os desgostos.
Loucura que inicia quando se tenta discutir sobre essas diferenças, visto que, quem entende as escrituras e segue o entendimento que ela nos passa, tem entendimento diferente de parte da ciência, de forma, em uma discussão, os interlocutores se acusam mutuamente de loucos. Fico com meu entendimento, enquanto que mesmo discordando, respeito o entendimento do próximo, e a vida se mantem harmônica.
Jesus já nos advertiu que muitos daqueles que conseguem ver, ouvir e possui capacidade de compreensão, manterão a mente fechada para o entendimento das orientações bíblicas e, portanto, não devemos jogar nossos preciosos tempos e conhecimento discutindo com tolos (Mateus 7:6).
MATEUS 13:14-15
14 no caso dessas pessoas cumpre-se a profecia anunciada pelo profeta Isaías: Vocês ouvirão, mas não compreenderão o que lhes é dito; verão pessoalmente, mas não conseguirão enxergar além, 15 por causa da ignorância que lhes fechou a mente para o entendimento. Escolheram fechar seus ouvidos e olhos para a palavra de Deus, e com isso, não ouvir e nem ver e consequentemente compreendessem com o coração e desviar-se dos erros e Eu, Jeová, os curasse.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Princípio
SpiritualUma abordagem sobre o primeiro livro da bíblia, o Livro de Gênesis.