Entendemos, com a modelação do homem no barro, que o corpo físico não é mais importante que o corpo espiritual que nele habita e guarda, sendo que em vão agem os vaidosos que perdem muito tempo, neste plano físico, em busca da beleza corporal perfeita e esquecem de fortalecer o espírito, que foi selado na concepção.
ECLESIASTES 11:5
5 Assim como é incompreensível para você entender como o espírito de Deus age nos ossos da criança quando ainda estão no ventre de sua genitora, da mesma forma não conseguirá compreender todo o trabalho do verdadeiro Deus, que traz a existência todas as coisas que contemplamos.
Impulsionados pelo modismo deste plano carnal, dedicam-se a buscar a perfeição do corpo físico, que se torna uma distração e cega o vaidoso com a venda do desejo da formosura, de ser mais belo, o mais venerado e desejado (luxúria) por outros, da superioridade em alguma coisa. Vendas sobre vendas.
JOÃO 6:63
63 É o espírito que dá vida ao corpo físico, pois sem ele a carne não tem valor algum. As declarações que eu lhes fiz são espírito e são vida.
Sem compreender que a vaidade nada acrescenta no crescimento espiritual, o vaidoso dedica o seu tempo a beleza como forma de receber elogios ou até mesmo alguns trocados por conta da exuberância do corpo, e com isso abrir portas da alta sociedade, das celebridades. O ser respeitado no meio que transita e ser apontado como referência, é combustível que sacia o ego, seja entre os amigos e/ou entre os desconhecidos.
Acontece que quem consegue nem sempre se sente preenchido e, em casos seletos, evidencia um vazio com o passar do tempo, principalmente quando o lado espiritual é deixado de lado e o próprio vaidoso passa a questionar-se sobre o real significado de tudo isso. A conta de tudo chega com o avançar do tempo e a dificuldade de se manter o corpo lindo, no topo e, consequentemente haver a mudança que os manipuladores da moda exigem.
PROVÉRBIOS 3:3-4
3 Guarde no íntimo do teu coração o amor e a lealdade. Enfeitem-se com eles como fazem com as joias de ouro que levam penduradas ao pescoço. 4 Se assim procederem, receberão as bênçãos de Jeová e o respeito dos homens.
Vaidoso não é aquele que cuida da saúde do corpo físico, dentro de um padrão de lucidez, e sim quem, subjugado pelos preceitos da hipocrisia, vão além da capacidade física para obter a beleza corporal perfeita e, quando isso não é suficiente, partem para cirurgias para modificar o que não traz risco a saúde.
Bom senso é importante para que não se leve o corpo físico a exaustão, sacrificando a saúde para obtenção da perfeição da beleza física, que se apaga quando comparada com a espiritual, que é eterna.
PROVÉRBIOS 23:4
4 Tenha bom senso e não te exaustes para acumular as riquezas deste mundo!
O vaidoso começa essa caminhada com pensamentos basilares, como o dever de cuidar da saúde física e sair do sedentarismo, mas se perdem quando esquecem que o esplendo dos homens mudam conforme a idade. Buscar o rejuvenescimento facial, por meio de cirurgias plásticas, seria contrária a compreensão do desgaste natural do corpo narrado na bíblia, onde usamos o vigor físico da mocidade para adquirir o esplendor do espírito.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Princípio
SpiritualUma abordagem sobre o primeiro livro da bíblia, o Livro de Gênesis.