Já vimos em versos anteriores, segundo uma cronologia bem simplificada e narrada por Moisés, que Deus criou os céus e a terra apenas com o poder que há em sua palavra de Deus. Isso não significa que quando determinou que houvesse luz, necessariamente sonorizou a ordem, como fazemos neste plano físico para externar uma ordem. Voz de Deus e Palavra de Deus são distintas.
GÊNESIS 1:3
3 E Deus, usando a Palavra determinou: Que haja luz. E a luz surgiu conforme a ordem de Deus.
Que no caso em tela, céus e terra, nesse primeiro ponto, tem referência a criação da terra e do complexo universo, mesmo que céus, em alguns versos bíblicos, refere-se ao plano espiritual. No verso preambular da bíblia, referia-se tão somente à criação da terra e todas as bilhões de galáxia que forma o universo.
GÊNESIS 1:1
1 No princípio Deus criou os céus e a terra.
Abordou-se também que a terra não possuía forma e não era habitada, sendo o espirito de Deus envolvia a terra e se movia nas águas e as fazia mover. Destarte, não seria correto afirmar que não havia vida, pois o espirito de Deus é a fonte da vida, e ele envolvia toda terra.
GÊNESIS 1:2
2 A terra não possuía forma e estava deserta, todavia o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas, que envolviam completamente a terra sob densa escuridão!
É cristalino nesse ventilado verso de gênesis que Moisés descreve que o espírito de Deus se movia e movia sobre toda água que envolvia aquela porção que seria chamado de planeta terra. É evidente que o espírito de Deus ainda continua envolvendo e movendo a terra, visto que o Espírito de Deus não necessita da água para existir, pois é um poder eterno que é um com o Pai. Jeová é espirito e logo, Deus descansava sobre a face das águas.
JOÃO 4:24
24 Deus é espírito, e a adoração têm de ser com espírito e em verdade.
Se Deus é espirito, não há como separar e afirmar que há separação em Deus e o espírito de Deus. Nesse entendimento de unicidade, podemos entender que Deus envolvia toda a terra, pois Deus é espirito.
GÊNESIS 1:2
2 A terra não possuía forma e estava deserta, todavia o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas, que envolviam completamente a terra sob densa escuridão!
No entanto é necessário avançar ao verso 3 de Gênesis, que descreve que Jeová disse que surgisse luz, e a luz surgiu da forma que ordenou. É evidente que, sob a ordem do Pai, tudo se moveu, de forma harmônica, para que se cumprisse.
Em uma leitura rasa das escrituras bíblicas, é impossível imaginar como o poder de Deus se moveu para que a ordem se cumprisse, sendo até possível que tenha ocorrido realmente uma grande explosão, conforme afirmam alguns teóricos, e dela fez surgir uma grande luz que brilhou.
Para poder melhor entender isso, vejamos que você, pelo uso de uma palavra revestida de autoridade, determina a uma diarista que limpe a casa, e a casa, conforme a sua ordem, fica limpa. Você consegue entender que entre a ordem e a efetiva limpeza da casa, alguns atos aconteceram de forma ordenada, sucessiva e harmônica até que realmente a casa ficasse limpa. A limpeza da casa aconteceu conforme a sua ordem, não por obra de um acaso, mas por obra do poder/autoridade que você tem para que se realize a obra.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Princípio
EspiritualUma abordagem sobre o primeiro livro da bíblia, o Livro de Gênesis.