26 - A GERAÇÃO DE CAIM. (GÊNESIS 4:17-24).

54 1 0
                                    

Um dos grandes questionamentos que gera dúvidas na cabeça do leitor da bíblia, é o fato de Caim ter "esposa", a qual engravidou e gerou um "filho", que recebeu o nome de Enoque.

17 A mulher que Caim escolheu por esposa engravidou e deu à luz Enoque. Com o passar do tempo, a cidade edificada por Caim recebeu o nome de Enoque, seu filho primogênito.


Realmente gera-se um questionamento sobre a possibilidade se, conforme "literal" interpretação dos versos bíblicos, cita-se antes do fato apenas sobre Adão, Eva, Caim e Abel, sendo que Sete apenas nasceu após a morte de Abel.


É fato notório e incontestável que a vida carnal foi iniciada com Adão, cuja carne formou-se do barro (Gênesis 2:7) e assim foi feito para que o homem entenda que não é o esplendor do corpo carnal que deve ser considerado, e sim o esplendor do corpo espiritual (1 Coríntios 15:40), deixando bem claro que o espírito, que habita o corpo físico, sustenta a carne (João 6:63; Tiago 2:26) e não o inverso (Provérbios 18:14).


E depois de Adão, Jeová formou Eva da carne e osso de Adão, deixando a mensagem que, não mais sopraria o espírito da vida sobre qualquer barro modelado, mas na carne formada no interior do homem (Gênesis 2:21-22), ou seja, no ventre materno (Gênesis 2:23; Jeremias 1:4-5; Salmos 22:10; Salmos 139:13-16; Salmos 71:6; Isaías 44:2; Isaías 44:24; Isaías 44:24-25; Isaías 49:1; Isaías 46:3-4; Eclesiastes 11:5).


Entenda que nem o homem e nem a mulher, com base unicamente na formação estrutural inicial, são superiores um aos outros, visto que, ambos conservam a imagem e semelhança de Deus: o espírito santo que habita em cada um deles.

26 No sexto dia Deus disse: que segundo à nossa imagem e semelhança espiritual seja o homem formado, com autoridade sobre todos os seres que possuem o sopro da vida e habitam a superfície terrestre. 27 Assim Deus criou tanto o homem como a mulher à sua imagem e semelhança espiritual, (GÊNESIS 1:26-27)


O homem não está nessa vida carnal para dominar sobre nenhuma outra carne humana, visto que a autoridade foi recebida para dominar os animais, vegetais e, quando houver a necessidade, para afastar as investidas malignas na carne e no espírito. É importante lembrar que com a autoridade recebida, na mesma proporção, recebemos o dever de amar e cuidar com respeito daqueles que estão sobre a nossa autoridade. Recebe autoridade quem tem capacidade.

28 sendo abençoados por Jeová da seguinte forma: multipliquem-se tendo muitos filhos, para povoarem este planeta e exerçam autoridade sobre tudo que há na terra, sejam peixes, ou aves, ou qualquer ser que possui o sopro da vida e se move na terra. (GÊNESIS 1:28)


Não podemos perder esse foco, para não perder a luz espiritual que ilumina a nossa mente com a chama do amor.

35 Mantenham-se atentos para que a luz espiritual que existe em você não se transforme em trevas. 36 Se o corpo físico estiver inteiramente iluminado, sem conter nada escondido nas trevas, você será inteiramente luminoso, como uma candeia que ilumina com todo o esplendor. (LUCAS 11:35-36)


Destarte, voltando ao tema, observa-se que Adão e Eva é anunciado na bíblia por ter grande relevância para o conhecimento, entendimento e fortalecimento da nossa fé. Da mesma forma, a bíblia relata apenas Caim, Abel e Sete como filhos de Adão e Eva, contudo ela informa que, após o nascimento de Sete, eles tiveram outros filhos, que não tem os seus feitos narrados.

O PrincípioOnde histórias criam vida. Descubra agora