A bíblia inicia no livro de Gêneses, com o verso que narra a criação do nosso plano carnal.
1 No princípio Deus criou os céus e a terra. (GÊNESIS 1:1)
Esse primeiro verso bíblico, independentemente da tradução, de forma bem sucinta retrata sobre a criação dos planos carnal e espiritual, apresentando o Criador, Nosso Senhor Jeová, o Deus dos cristãos, porém, nas narrativas seguintes, é detalhada a criação do plano carnal naquilo que seria suficiente para a formação o entendimento humano, e nada detalhando sobre a criação do plano espiritual, que precede em milhares de eras, a criação deste plano físico.
11 Nosso Senhor e Deus, Jeová! És o Criador de tudo e, portanto, digno de receber toda glória, honra e poder. Tudo o que existe foi criado e veio a existir pela tua soberana vontade. (APOCALIPSE 4:11)
É sempre bom lembrar que a vida não se limita ao plano carnal, sendo que, paralelamente, existe o plano espiritual, onde também há vida, com base no espírito/alma que habita na carne.
63 É o espírito que dá vida ao corpo físico, pois, sem ele a carne não tem valor algum. As declarações que eu lhes fiz são espírito e são vida. (JOÃO 6:63)
Dentro plano espiritual há diversos outros planos, sendo que, em cada plano, há vida com esplendores diferentes, da mesma forma como acontece com a carne, a alma e o espírito, que possuem esplendor e finalidades diferentes, mas coexistem em harmonia para propiciar que a vida, independente do plano habitado, não mergulhe no caos (João 6:63; Gênesis 2:7; Tiago 2:26; 1 Coríntios 6:19-20).
40 Há corpos celestes e corpos terrestres e distinto o esplendor de cada um. (1 CORÍNTIOS 15:40)
Em diversos versos da bíblia o termo "céu" é utilizado como referência para falar do "plano espiritual", que vai muito além da compreensão da consciência humana dos distraídos. Assim, criação dos "céus dos céus" precede a criação do plano carnal e da vida que há neste plano físico.
6 Jeová é o nome do Deus que construiu sua morada no céu, que estabeleceu a cúpula acima da terra, que reuniu as águas do mar e as distribuiu na superfície da terra! (AMÓS 9:6)
Alguém há de lembrar que nosso plano tem o céu visível e o céu dos céus, que vai além da nossa visão física limitada, o qual compõe a atmosfera e adentra pelo universo. Céus dos céus para alguns tornou-se popularmente o lugar onde a vista humana natural não alcança, contudo, foi alcançado pelas maquinas construídas para este fim.
14 Entendam que os céus e os céus dos céus, a terra e absolutamente tudo aquilo que nela existe foram criados por Jeová ao Senhor teu Deus, e tudo a Ele pertence. (DEUTERONÔMIO 10:14)
A utilização do termo "céus dos céus" nos versos bíblicos objetiva dar a consciência que há vida muito além da compreensão humana, e que o plano espiritual é subdividido em outros planos, e conforme a conduta no plano carnal, alguns caminham para o "reino dos céus", considerado o paraíso da vida espiritual ou o hades/sheol, considerado o inferno da vida espiritual (Lucas 16:19-31).
Após cumprir o ciclo de vida natural no plano carnal, é natural que as almas sigam para a morada espiritual escolhida, lembrando que as condutas praticadas antes do desencarno anunciam o caminho escolhido. Os encarnados tem o livre direito de escolher o caminho da vida ou da morte (Deuteronômio 30:19-20), conforme orienta os versos contidos na Palavra de Deus.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Princípio
EspiritualUma abordagem sobre o primeiro livro da bíblia, o Livro de Gênesis.