De que valeria para o homem olhar o sol e a lua como obra de um acaso? O que acrescentaria ver a chuva cair, ouvir o som dos trovões e o sussurrar da brisa, e considerar que tudo é obra da imaginação humana?
No quinto dia (era) da criação é necessário lembrar que os estudos humanos concluíram que tanto a vida terrestre como a aquática, necessitam da água, do solo fértil, da luz e do calor do sol para sobreviverem. Quando a Davi foi revelada a grandeza de tudo que foi criado, maravilhado com tudo, proferiu louvor de agradecimento que é conhecido por todos os filhos de Deus.
SALMOS 136:4-9
4 Louvem a Jeová, pois é o único Deus que pode fazer grandes maravilhas, por meio do seu amor eterno. 5 Louvem a Jeová, pois é o único com sabedoria para criar os céus, para mostrar o infindável e eterno amor que tem por tudo que criou. 6 Louvem em agradecimento a Jeová, por ter feito porções de terra seca se levantar e espalhar sobre as águas, por meio do imensurável e eterno amor por nós. 7 Agradeçam a Jeová com louvores por ter criado e estabelecido grandes luzeiros na imensidão dos céus, porque seu amor é eterno; 8 Agradeçam pelo sol que ilumina o dia, pois o amor de Deus é verdadeiro e dura para sempre; 9 Agradeçam com louvores a Jeová, pela lua e pelas estrelas que cintilam durante a noite, pois são maravilhas criadas pelo seu amor justo e eterno.
Portanto os primeiros quatro dias da Criação se mostram importantes para a existência e manutenção da vida terrestre, e com isso revela a imensurável sabedoria de Jeová, que preparou tudo com riqueza de detalhe, que ainda nos dias atuais estamos aprendendo, e nos premiou com uma vida boa nessa terra.
JEREMIAS 10:12-14
12 Jeová, pelo seu poder e sabedoria, deu forma a terra, estendeu firmemente os céus e tornou o solo produtivo. 13 Jeová ordena e as águas nos céus se agitam, as nuvens sobem para cobrir até os cantos mais remotos da terra, os relâmpagos se mostram para a chuva e o vento sai dos seus depósitos. 14 Sem entendimento, os homens agem insensatamente. Os ourives se envergonharão das suas inanimadas imagens esculpidas em metal que, por não possuírem espírito, passam por enganações para quem nelas confia.
Com o ambiente preparado e solo fértil que produzia vegetação como alimento para os animais, sob a luz e o calor do sol, Jeová criou os animais aquáticos e os alados para habitar a terra, sendo isso retratado de diversas formas, conforme é a tradução:
20. Deus disse: "Pululem as águas de uma multidão de seres vivos, e voem aves sobre a terra, debaixo do firmamento do céu".
(Fonte de Leitura: Católica - https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/genesis/1/)
20 Disse também Deus: "Fervilhem as águas um fervilhar de seres vivos e que as aves voem acima da terra, sob o firmamento do céu!" E assim aconteceu.
(Fonte de Leitura: King James Atualizada - https://bibliaportugues.com/kja/genesis/1.htm)
20 Então Deus disse: "Que as águas fervilhem de criaturas viventes, e voem criaturas voadoras por cima da terra, pela vastidão dos céus.
(Fonte de Leitura: JW - https://www.jw.org/pt/biblioteca/biblia/biblia-de-estudo/livros/G%C3%AAnesis/1/#v1001026)
20 Depois Deus disse: — Que as águas fiquem cheias de todo tipo de seres vivos, e que na terra haja aves que voem no ar!
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Princípio
SpiritualUma abordagem sobre o primeiro livro da bíblia, o Livro de Gênesis.