02 - O ESPÍRITO DE DEUS SE MOVIA SOBRE A FACE DAS ÁGUAS

414 3 0
                                    

No segundo verso do primeiro capítulo de Gênesis temos, inicialmente vamos avaliar algumas traduções e subdividi-las em 3 partes:

2 A terra era vazia e deserta, e havia escuridão sobre as águas profundas; e a força ativa de Deus movia-se sobre as águas. (https://www.jw.org/pt/biblioteca/biblia/biblia-de-estudo/livros/G%C3%AAnesis/1/)

2 A terra, entretanto, era sem forma e vazia. A escuridão cobria o mar que envolvia toda a terra, e . (https://bibliaportugues.com/jfa/genesis/1.htm)

2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. (https://bibliaportugues.com/kja/genesis/1.htm)

2 Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. (https://www.bibliaon.com/genesis_1/)

2 A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. (https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/genesis/1/)


Na primeira parte, conseguimos perceber que as traduções informam que a terra não possuía forma definida, bem como que estava vazia, deserta. Contudo, não podemos precipitadamente afirmar que não havia vida, pois o verso informa que o espírito de Deus se movia e movia esse mar de águas que envolviam a terra.

JÓ 9:8

8 Somente Deus é capaz de estender o universo e caminha sobre as ondas do mar.


Devemos sempre lembrar que Jeová é espírito (João 4:24), e nos deu porção de seu espírito, selando-o em nós (Gênesis 2:7) ainda quando estávamos no ventre materno (Jeremias 1:4-5), que nos dá vida carnal (João 6:63), ou seja, temos uma vida carnal e espiritual com esplendor diferente (1 Coríntios 15:40).


Na última parte do ventilado verso (Gênesis 1:2), informa-se que nas águas, que envolvia o mundo, pairava o Espírito Santo de Deus, o que nos faz compreender cristalinamente que o mencionado vazio estaria relacionado a inexistência de vida humana, animal e vegetal que atualmente encontramos em abundância no mundo, afastando com isso a teoria do acaso, que tudo se fez por obra de um destino desconhecido, onde o homem está na terra por mero acaso.

ISAÍAS 45:18

18 Assim declara Jeová, que estendeu os céus, o Deus que criou, deu forma e estabeleceu a terra para estar habitada, portanto não a criou para continuar vazia: Eu Sou Jeová, e não há outro Deus além de mim!


Outro ponto a destacar é o fato de que a terra, que estava envolta por mar de águas, estava localizada em abismo escuro, o que se concluir falar do universo, que é infinito e foi comparado, por aquele que teve a visão, a um abismo sem fim. Nos dias atuais, com a ajuda da boa ciência que propiciou avanços tecnológicos, podemos avalia a plenitude dessa visão pelas imagens tirada do universo.

 Nos dias atuais, com a ajuda da boa ciência que propiciou avanços tecnológicos, podemos avalia a plenitude dessa visão pelas imagens tirada do universo

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
O PrincípioOnde histórias criam vida. Descubra agora