No sexto capítulo do livro de Gênesis é precedido de um título que deve ser avaliado com grande calma, por ter relação com os dias atuais no que tange ao aumento das transgressões, hoje propagada com várias facetas. No entanto, inicialmente é necessário fazer uma leitura dos dois primeiros versos e fazer as pontuações para ir eliminando hipóteses tortuosas que podem levar a entendimentos tortuosos.
1 Quando os homens começaram a espalhar-se sobre a terra, e multiplicar o nascimento de filhas, 2 os filhos de Deus encantaram-se com beleza dessas mulheres, escolhendo-as como esposas as que lhe agradavam. (GÊNESIS 6:1-2)
Para compreender esse verso e não cair em ciladas das teorias tortuosas, o servo diligente tem que ler os versos anteriores, já explicado e coletar diligentemente informações que esclarecem inicialmente que a multiplicação é bênção de Deus, bem como a missão de povoar toda a terra habitada. (Gênesis 1:21-30)
20 E Jeová, o Criador, determinou: que uma grande variedade de espécies de seres vivos aquáticos povoe as águas e, da mesma forma, uma diversidade de seres alados andem na terra e alcem voos no céu! (GÊNESIS 1:20)
21 Deus criou imensa quantidade e variedade de seres marinhos, dos grandes aos pequenos, para povoarem as águas, que antes eram desertas. Criou também grande quantidade de seres alados, conforme suas espécies. Deus é amor, e com amor realizou a obra que lhe agradou e amou. (GÊNESIS 1:21)
22 E Deus abençoou os seres vivos aquáticos dizendo: multipliquem-se para povoar a imensidão de águas que há debaixo do céu! A mesma bênção deu aos seres que possuem asas, para que também se multiplicassem na terra! (GÊNESIS 1:22)
24 Nesse quinto dia (era de criação) Deus ordenou: que os seres vivos, conforme a sua variedade de espécies, se multipliquem e povoe a terra. E conforme a ordem de Deus, tudo se cumpriu. 25 E assim Deus criou animais de variadas espécies, para povoarem a terra. Deus amou os seres vivos, obra da sua criação. (GÊNESIS 1:24-25)
26 No sexto dia Deus disse: que segundo à nossa imagem e semelhança espiritual seja o homem formado, com autoridade sobre todos os seres que possuem o sopro da vida e habitam a superfície terrestre. 27 Assim Deus criou tanto o homem como a mulher à sua imagem e semelhança espiritual, (GÊNESIS 1:26-27)
28 sendo abençoados por Jeová da seguinte forma: multipliquem-se tendo muitos filhos, para povoarem este planeta e exercerem autoridade sobre tudo que há na terra, sejam peixes, ou aves, ou qualquer ser que possui o sopro da vida e se move na terra. (GÊNESIS 1:28)
29 E assim continuou abençoando: dou a vocês, como fonte de alimento, a diversidade de vegetais frutíferos e sementeiros que existem sobre a terra, 30 que também alimentarão os seres que possuem o sopro da vida, sejam os que se movem no solo, que habitam as águas ou que sobrevoam no céu. Para que isso se cumprisse, Deus criou variada espécie de vegetais para servir de alimento para o corpo físico. E tudo aconteceu conforme Jeová anunciou. (GÊNESIS 1:29-30)
Superado o ponto do multiplicar e povoar a terra, partimos para um segundo ponto que é a separação entre filhos de Deus e homens. Nesse ponto cabe destacar que todos somos filhos de Deus, por ser criação dele (Gênesis 1:26-27).
Para poder entender, é necessário voltar aos capítulos anteriores e ver que Jeová separou os seus filhos (humanos), em filhos rebeldes que seguem práticas malignas das trevas 1 (Tessalonicenses 5:4-7) e os filhos que se mantém firme na palavra de Deus, ou seja, os filhos da linhagem de Sete, que seguiam os ensinamentos repassados por Deus a Adão e Eva e os filhos pródigos, que se desviaram e seguiram as doutrinas e maldades que dominavam Caim. Quem guarda na mente o rancor contra o irmão, é servo das trevas (1 João 2:9-11).
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Princípio
EspiritualUma abordagem sobre o primeiro livro da bíblia, o Livro de Gênesis.