No terceiro verso do livro de gênesis, entendemos que tudo passou a existir pelo uso da Palavra por Jeová. Deus usou o poder que há em sua Palavra para trazer a existência as maravilhas que hoje contemplamos.
GÊNESIS 1:3
3 E Deus, usando a Palavra determinou: Que haja luz. E a luz surgiu conforme a ordem de Deus.
Observamos nos versos a simplicidade que há em Jeová e em tudo que fez. Deus apenas usou a palavra para fazer tudo aquilo que desejava e considerava bom existir. Essa simplicidade é salmodiada pelo rei Davi, quando ensina que os céus, a terra, e tudo aquilo que conseguimos ver e mesmo aquilo que não vemos, veio a existência pelo poder que há na palavra de Deus.
SALMOS 33:6-8
6 Jeová, por meio da Sua palavra, fez tudo que existe nos céus e na terra, e por meio do espírito deu vida a tudo. 7 O Senhor represou as águas como quem as guarda em recipientes. 8 Que todos aqueles que moram na terra louvem a Jeová. 9 Pois pela palavra que saiu de Sua boca tudo veio a existência.
Para aqueles que ignoram a existência de Deus, que vivem na escuridão do conhecimento espiritual, levado por doutrinas diversas e confusas, a existência da vida exige conhecimento superior por causa da complexidade infinita e, portanto, é restrita apenas aos "sábios", idolatrado e seguidos por tal conhecimento. No entanto sabemos que tudo é simples e, muitas pessoas, por causa da cegueira espiritual que os mantêm aprisionados nas trevas das aflições e afastados da fé, não conseguem compreender a simplicidade que há na vida e no amor de Deus, com o qual tudo fez.
LUCAS 4:27
27 Da mesma forma, no tempo do profeta Eliseu haviam muitos leprosos em Israel; mas o único que o procurou e ficou são foi o sírio Naamã.
O sírio Naamã somente ficou livre do tormento que o assolava quando reconheceu que Deus age na simplicidade, pois no início, saiu indignado quando ouviu Eliseu determinar que, para se purificar, bastava mergulhar sete vezes no rio Jordão. Naamã se livrou da maldição que carregava quando entendeu, com a ajuda de seus servos, que o poder de Deus não se revela por meio de rituais ou regra extensas e cansativas, mas no simples fato de seguir a orientação de Jeová com fé.
2 REIS 5:9-14
9 Naamã seguiu em direção a casa de Eliseu, com sua comitiva de carros e cavalos, e parou à entrada da casa do profeta. 10 No entanto Eliseu não o atendeu pessoalmente, mas enviou um de seus discípulos com a seguinte mensagem: Vá até o rio Jordão e mergulhe sete vezes nele, e desta forma sua carne será restaurada e você ficará livre da lepra. 11 Naamã saiu indignado e resmungando: Eu pensei que ele sairia para me receber pessoalmente, e diante da minha vista invocaria o nome do seu Deus, Jeová, com a imposição de mãos sobre o local da lepra para curá-la. 12 Os rios de Damasco Abana e o Farpar, não são melhores do que qualquer fonte de água existente em Israel? Será que não poderia lavar-me neles para ficar limpo? Virando-se enfurecido foi embora. 13 Mas os seus servos lhe questionaram: Meu pai, se o profeta lhe tivesse proposto a realização de alguma algo difícil, o senhor não o faria? Quanto mais se ele apenas lhe propõe que se lave para ficar purificado! 14 Diante disso, Naamã, cumprindo a orientação do homem do verdadeiro Deus, foi ao rio Jordão e mergulhou sete vezes e ficou purificado, sua carne voltou a ser como pele de criança.
Jeová não vai determinar a realização de coisas impossíveis para a salvação, como alguns apregoa, visto que mostra, desde a criação do mundo, que se agrada as simplicidades, humildade, mansidão, leveza de coração e alegria. Basta crer em Jesus, o nosso perdão, e consequentemente seguir as orientações, que alcançamos a salvação.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Princípio
SpiritualUma abordagem sobre o primeiro livro da bíblia, o Livro de Gênesis.