No capítulo anterior reforçamos os estudos sobre a necessária separação entre os santificados nas obras da fé e os praticantes das obras malignas dos filhos das trevas (Deuteronômio 29:21; Mateus 13:47-50), fazendo uma cronologia desde a separação de Adão e Eva, corrompidos pelo pecado, dos anjos de Deus (Gênesis 3:24), de Caim dos demais irmãos (Gênesis 4:11-12), para chegar na separação ocasionada pelo dilúvio, que atingiu os transgressores, deixando livre Noé, o propagador da justiça, e com ele outros sete (2 Pedro 2:1-5).
5 Os pecadores tornaram a terra impura ao transgredirem as orientações de Deus, deixando de cumprir as promessas seladas por aliança eterna com Jeová. 6 Quem violou a aliança é culpado e as maldições os alcançará e o devorará na terra que habitar, até cumprir a pena. Pouquíssimos são aqueles que se mantiveram fiéis e não serão consumidos como os amaldiçoados. (ISAÍAS 24:5-6)
É sobre esse ponto que chamamos a atenção para que o leitor não confunda o desencarno que o dilúvio ocasionou aos transgressores com a morte espiritual. Pela falta de conhecimento sobre o plano espiritual, muitos tendem a distorcer os ensinamentos divinos e errar na distinção de morte física e morte espiritual (Jó 42:1-3; Salmos 73:21-28; 1 Coríntios 14:14-15).
Entenda que dilúvio apenas encerrou a existência física da carne, sem afetar o espírito e a alma, que passaram a habitar nos planos espirituais, conforme foi ilustrado por Jesus na história do Rico e do Lázaro, rico em detalhes sobre o desencarno e que você já ouviu falar por diversas vezes, estando viva na mente. Não a esqueça, principalmente relembre sempre dela quando ouvir falar de morte física, ou desencarno.
6 Não sofrerá a morte espiritual, conhecida como segunda morte, quem buscar e alcançar a primeira ressurreição, pela bênção e santificação. Estes reinarão com Deus, como sacerdotes segundo a ordem do nosso Senhor Jesus Cristo, por um período de mil anos. (APOCALIPSE 20:6)
Compreenda ser a terra é um dos diversos planos existente, sendo este mundo denominado plano carnal, existindo outros planos espirituais, como o plano celestial do reino de Deus e o plano espiritual dos mortos (hades/sheol), para os desencarnados ou anjos caídos que não iniciaram a evolução espiritual pelo arrependimento e, em muitos casos, aguardam o dia do julgamento (Isaías 13:9; Sofonias 1:14-18; 2 Timóteo 3:1-5; 2 Pedro 3:7; Apocalipse 6:12-13), cujo dia e hora ninguém conhece além de Jeová, o Pai espiritual de todos (Lucas 21:36; Mateus 24:36; Marcos 13:32; 1 Tessalonicenses 5:1-5).
12 Observei quando o Cordeiro de Deus abriu o sexto selo. Neste instante houve um grande e terrível terremoto. O sol escureceu como o tecido usado por quem estar em luto. A lua ficou totalmente em vermelho sangue. 13 As estrelas que ponteavam o escuro céu, caíam sobre a terra da mesma forma como os figos caem da figueira quando são balançados por vento forte. (APOCALIPSE 6:12-13)
Entenda que todo o processo, que culminará com a morte física, a morte carnal, segue alguns passos, definidos nos versos bíblicos. Deus primeiro lançou no mundo dos mortos (hades) os anjos que caíram em pecado, bem como a besta e os falsos profetas enganavam os homens, separando-os para o dia do julgamento (2 Pedro 2:1-10).
20 E foram capturados e lançados no lago de fogo, que ardentemente queima com enxofre, ainda que vivos espiritualmente, a besta fera e o falso profeta, que seduziam multidões, com magias enganosas, para que recebessem o sinal da besta e adorassem a sua imagem. (APOCALIPSE 19:20)
No dilúvio, os pecadores foram separados dos servos de Deus, no caso o justo Noé e os seus sete familiares que com ele entraram na arca (Gênesis 6:8). Quem foi alcançado pelo dilúvio não estão mortos espiritualmente falando, mas separados para o dia do juízo. Encontramos informações sobre esse grande julgamento, bem como sobre a segunda morte ou morte espiritual, no livro profético de Apocalipse (Apocalipse 20:11-13), escrito pelo evangelista João, apóstolo do nosso Senhor Jesus, o Cristo enviado por Deus.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Princípio
SpiritualitéUma abordagem sobre o primeiro livro da bíblia, o Livro de Gênesis.