Para a melhor compreensão de alguns versos bíblicos, é necessário entender que há separação dos reinos carnal e espiritual. O reino espiritual há uma subdivisão entre o reino celestial de Deus, nos céus dos céus, e o reino das trevas, do choro e do ranger de dente, conhecido como hades, o local da separação para o grande dia do Julgamento (Apocalipse 20:11-13).
Judas, discípulo do nosso Senhor Jesus Cristo e irmão do também discípulo Tiago, orienta que os anjos transgressores, ao rebelarem-se contra a autoridade de Deus, foram separados e retirados do Reino celestial de Deus, onde fixavam moradia celestial, passando a residirem no plano espiritual inferior, denominado como plano das trevas/hades. O discípulo Judas, que não pode ser confundido com o apóstolo Judas Iscariotes, descreve ainda que eles estão aprisionados com correntes espirituais enquanto aguardam o grande dia, denominado pelas pessoas como o Dia do Juízo Final (Judas 1:6).
Sobre esta necessária transferência de plano espiritual, dos anjos transgressores, para o plano espiritual inferior, nosso Instrutor Jesus Cristo adverte que, quem não produz os frutos espirituais nesta vida carnal terá o mesmo destino que os anjos transgressores, e serão lançados no plano que descreve como "fogo ardente" (Mateus 7:19-20). Nosso Senhor Jesus, para facilitar a compreensão, na narrativa da história do Lázaro e do Rico (Lucas 16:19-31), faz breve descrição do plano espiritual inferior, transformado pelos seus moradores em plano de trevas, pela ausência de luz espiritual, bem como é descrito como local de fogo constante e ardente, conforme testemunha o Rico (Lucas 16:22-24).
6 Os anjos transgressores expulsos da morada celestial ao abandonarem a autoridade e santidade originais, estão nas trevas (Sheol/Hades), aprisionados com correntes espirituais eternas, aguardando o julgamento do grande Dia. 7 Semelhante a estes fatos, temos o castigo, com fogo eterno, aplicados a Sodoma e Gomorra e as cidades fronteiriças, como consequência pela prática de todo tipo de imoralidade sexual. 8 Estes, da mesma forma que aqueles, guiados por desejos inconsequentes, não contaminam somente o próprio corpo, como rejeitam toda orientação dada pelos profetas enviados por Deus, e ainda os caluniaram. (JUDAS 1:6-8)
A separação é feita por um grande abismo e, por mais que haja comunicação entre os moradores da morada celestial e os moradores do plano das trevas, não há aproximação (Lucas 16:26), salvo pelo arrependimento que gera a reconciliação.
1 Sendo justificados pela fé, nos reconciliamos em paz com Deus, por nosso Senhor Jesus, o Cristo, 2 por quem alcançamos acesso a essa incondicional bênção, mantendo-nos firmes na fé e felizes, pela esperança, por estar na glória de Deus. 3 Além disso, também damos glórias a Deus nas tribulações, por compreender que ao enfrentá-las, firmes na fé, aprendemos a resistir os males. 4 Essa perseverança na fé mostra uma conduta aprovada, fidelidade demonstrada por obras que se realizam pela esperança. 5 A esperança não produz decepção, visto que, pelo Espírito Santo que nos foi concedido por Deus, o seu amor foi derramado nos nossos corações. (ROMANOS 5:1-5)
Com essas ponderações iniciais, o entendimento fica facilitado quando as escrituras bíblicas mencionam sobre os nefilins (nephilins), "homens" de grandes estaturas, que existiam no tempo de Noé, época que precede o grande dilúvio.
4 Neste plano carnal havia homens de grande estatura, naquele tempo e depois deles também. Os filhos de Deus passaram a relacionar com as filhas dos descendestes de Caim e estas lhes deram filhos. Esses homens, de grande estatura, ganharam notoriedade por serem guerreiros valentes. (GÊNESIS 6:4)
Esses homens eram descendentes dos filhos Adão e Eva, contudo, não seguiam as orientações de Deus, voltados a produção de frutos dignos de arrependimento e amor (Lucas 3:8-9), onde a misericórdia e o respeito a vida devem prevalecer diante de qualquer circunstância, inclusive de afronta.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Princípio
SpiritualUma abordagem sobre o primeiro livro da bíblia, o Livro de Gênesis.