Aerys, O Planejador

1.1K 116 14
                                    

Aerys chegou a uma reflexão

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Aerys chegou a uma reflexão.
Ele teria entendido se Rhaegar o tivesse destronado quando sua loucura ficou muito forte.
Ele ultrapassou a linha, ele feriu Rhaella e foi além de qualquer limite aceitável, ele estava numa espiral direto para o precipício.
Mas...
Por que Rhaegar não o destronou antes?
Ele poderia fazer isso facilmente se usasse a cabeça.
Aerys não entendia o que se passava na cabeça do filho.
Ainda mais com a notícia que recebeu naquele dia.
Elia tinha chegado com as crianças.
O Alto Septão tinha chegado com uma notícia urgente.
–Meu rei. Eu tenho uma notícia urgente e muito grave sobre o príncipe Rhaegar!
O rosto do Alto Septão estava até pálido.
–O que ele fez?
–Ele se casou com Lyanna Stark!
Elia não respondeu nada, apenas se segurou contra uma coluna.
–Ele não pode se casar com ela! Eu não permiti! Eu sou o rei e chefe da Casa Targaryen!
–Mas essa é a questão rei. Ele achou uma brecha.
Aerys sentiu seu estômago apertar. O que Rhaegar fez?
–Ele não se casou com ela na Fé e nem nos Deuses Antigos. Ele se casou com Lyanna em uma cerimônia valiriana.
Aerys gemeu de frustração.
–O casamento é legítimo, por que pela religião valiriana, a poligamia é aceita e não precisa do acompanhamento da família.
Elia desmaiou, assustando a todos.
Aerys refletia, tentando achar um jeito de arrumar essa bagunça.
Elia foi levada para um quarto e examinada.
Pycelle não estava bem de saúde, então foi outro meistre quem a examinou.
Ele deu ao rei uma notícia que ninguém esperava.
–A princesa está entrando na quinta semana de gravidez, meu rei.
Aerys ficou chocado e surpreso.
Esse bebê vai ser muito importante para os seus planos.
Ele entrou no quarto de Elia, que já estava acordada.
–Você me dará um neto! Eu estou feliz!
Elia o olhou desconfiada...
Ele merecia, ele feriu seus sentimentos e ofendeu a ela e seus filhos.
–Elia, você quer proteger seus filhos?
Ela pôs a mão no ventre.
–Claro que sim!
–Então se você fizer o que eu mandar, você e eles vão se beneficiar. Mas eu preciso que você obedeça para dar certo.
Ela concordou com a cabeça.
–Em primeiro lugar, você vai aceitar Lyanna Stark como a segunda esposa de Rhaegar. Em segundo lugar, você não vai dizer nada contra as pessoas que eu escolhi noivar as crianças. Em terceiro, você vai se aliar a quem eu mandar você se aliar. Você pode fazer isso?
Embora doesse, ela aceitou.
–Acredite menina. Vai valer a pena. Me ouça até o final.
E no final, Elia concordou.

♖♜♖♜

Tywin foi chamado até a sala do trono, um pouco em dúvida se era verdade a notícia de que Aerys recobrou a sanidade.
Mas quando o viu, ficou chocado.
Aerys estava bem, a aura de loucura tinha desaparecido, e sua expressão era serena.
–Tywin. Bem vindo.
–Meu rei. ‐ele diz, em tom neutro.
–Tywin, eu te chamei para pedir desculpas.
O Leão arregalou os olhos.
–Como?
–Eu sinto muito tudo o que fiz e falei para você Tywin.
O queixo dele caiu. Ele não acreditava no que estava ouvindo.
–Eu só... Posso dizer que... Eu estava louco e fiz e falei coisas horríveis para tudo e todos. Você foi um bom amigo, um bom Mão. Você fez um trabalho incrível e eu afastei você por causa dos meus problemas mentais. Eu sinto muito. Eu sinto muito mesmo.
Tywin o olhava sem acreditar.
–Eu quero te compensar. Você me permite, Tywin?

Jon Arryn chegou com seus dois protegidos, e ele teve que controlar muito Robert para não fazer uma besteira.
Hoster Tully chegou logo depois.
O rei chamou Hoster, Jon e Robert para uma audiência particular.
–Meus senhores, creio que vocês sabem qual é o assunto.
–Seu maldito filho levou minha noiva! -brada Robert.
O rei o olha silenciosamente e os homens ficam tensos.
–Sua noiva fugiu por que quis. Leia a carta com a letra da própria Lyanna.
Robert leu e não falou nada.
Estava queimando de ira e humilhação.
–Sinceramente, Lorde Robert, meu filho fez um favor a você e a sua casa.
–Um favor? Você chama isso de favor?
–Sim! Eu chamo! -diz Aerys, aumentando o volume da voz. -Imagine só se você casasse com essa garota! Imagine essa menina no lugar de Lady Baratheon, o lugar que um dia foi de minha tia, Rhaelle, o lugar que foi de sua mãe, lady Cassana Estermont! Imagine o que seria para a Casa Baratheon você ter uma casado com uma tremenda puta como Lyanna!
Robert estava enfurecido, mas as palavras do rei entraram em sua mente e o fizeram refletir.
–Eu entendo sua ira e quero fazer uma reparação.
Robert concordou e esperou que ele falasse.
–Eu chamei vocês três para além de fazer uma reparação, também castigar a Casa Stark.
Os três ficaram atentos.
–O rapaz Brandon vai para a Muralha. Robert, case com Catelyn Tully. Jon, case seu sobrinho Elbert com Lysa Tully. Eu proponho que a primeira filha de Robert e Catelyn seja a rainha de Aegon quando ele crescer. Assim Hoster terá uma neta rainha e Elbert e Lysa serão tios dela.
Aerys pôs os contratos na mesa.
–Vocês topam? Virem às costas para os Starks e consigam uma rainha do seu sangue!
Eles assinam.


Rickard Stark estava profundamente humilhado.
Sua filha destruiu a reputação Stark.
Seu filho idiota foi condenado a Muralha por ameaçar a família real.
Jon Arryn, Hoster Tully e Robert Baratheon quebraram seus contratos de noivado.
Esse era um golpe sem precedentes para o seu nome.
O rei Aerys o olhava, zombeteiro.
–Lorde Rickard. Espero que entenda a situação sem precedente que a sua tola filha criou.
Ele mostrou o registro do Alto Septão.
–Não posso simplesmente mandar Lyanna para casa desonrada, pois ela se casou com Rhaegar em uma religião que permite poligamia. Mas também não posso colocar a herança dos filhos de Elia em risco.
Aerys lançou um olhar frio.
–Elia está grávida. Ela quase perdeu o bebê quando soube o que Rhaegar fez. Se ela tivesse perdido o meu neto... Eu sinceramente iria ficar irritado.
Rickard engoliu em seco ao ver no olhar dele que não era por Aerys ter recobrado a sanidade que ele havia deixado de ter um humor perigoso.
"Lyanna, o que você tinha na cabeça?"
Aerys jogou em sua frente os papéis que já tinha separado.
–Lyanna terá o título de "segunda de Rhaegar" e seus filhos serão príncipes da Casa Targaryen. Mas eles nunca terão a chance de sentar no trono. É isso ou nada.
Rickard não teve escolha.
–Oh. E quero uma última coisa. Você vai jurar a lealdade que eu mandar. Vai ser o primeiro a jurar. É uma ordem.


–Meus senhores. Quando um homem não está apto seus deveres devem passar para o próximo herdeiro. Eu infelizmente tenho que dizer, como pai e como rei, minha dor por declarar meu filho Rhaegar inapto para o imenso dever de ser príncipe herdeiro. Eu decreto que sua união com Lyanna Stark é legítima e qualquer filho ou filha que nascer dela será legítimo. Mas receio que terei que usar o precedente de meu tio, Duncan Targaryen, que ao quebrar o noivado com Jocelyn Baratheon para se casar com a plebeia Jenny, desistiu de sua reivindicação para si e qualquer filho que gerasse com essa mulher. Estou retirando o título de príncipe herdeiro de Rhaegar e declaro que seus filhos com Lyanna terão o título de príncipes e princesas, mas nunca poderão herdar o trono.
Elia entrou, com Aegon no colo, ao sinal de Aerys.
–Declaro agora como herdeiro do trono e próximo rei Aegon Targaryen, meu neto cuja legitimidade é incontestável segundo a Fé. Estou descendo todos os títulos de seu pai para ele. Todos se ajoelhem para Aegon, Príncipe Herdeiro Dos Sete Reinos, Príncipe De Pedra Do Dragão, futuro Rei Dos Sete Reinos!
Rickard Stark foi o primeiro a ir até diante de Elia, se ajoelhar e pôr sua espada no chão.
–Eu, Rickard Stark, Lorde de Winterfell e Protetor Do Norte, juro lealdade ao príncipe Aegon Targaryen.
Tywin foi o próximo.
–Eu, Tywin Lannister, Lorde de Rochedo Casterly e Protetor Das Terras Ocidentais, juro lealdade ao príncipe Aegon Targaryen!
Um por um, os sete senhores das Grandes Casas juraram, assinaram um documento na frente do Alto Septão e o juramento foi selado.
Os Sete Reinos estavam em polvorosa com a notícia, mas no fim, todos concordaram que eram para melhor, encheram seus copos de vinho ou cerveja e brindaram ao novo herdeiro dos Sete Reinos, o filho de Elia Martell.

O Rei São Onde histórias criam vida. Descubra agora