Eu estava deixando o hospital onde tinha ido visitar Herval de La Playa, quando meu celular tocou. Era Moacir e ele estava muito agitado.
Cheguei ao jornal o mais rápido que pude. Ele estava em sua sala, sentado diante de uma caneca de café já frio e o olhar perdido.
—Vim o mais depressa que pude. O que houve?!
Moacir assustou-se, pois não tinha percebido que eu tinha chegado. Ele me encarou e disse:
—Recebi uma visita...
—Que visita?! Fale Moa! Está me deixando preocupada!
—Sente-se Mari. Veio aqui um empresário de uma organização... Um grupo literário que quer colocar uma inovação no mercado...
—Fala logo! —estava angustiada — O que ele queria?
—Veio me convidar para participar desse grupo...
—Para investir dinheiro?
—Não. Para colocar não só o espaço físico do jornal, mas alguns funcionários a serviço dele.
—Então seria uma parceria entre o Diário do Amanhecer e esse grupo?
—Seria...
—Se isso pode aumentar a circulação do jornal no mercado, por que não?!
—Por que eles querem que eu ceda uma página no Diário para que eles promovam conteúdos pouco aceitáveis...
—Como assim?!
—Querem que eu ceda uma página para publicarem conteúdos que incitam a intolerância...
—Quer dizer: conteúdos racistas?
—Sim.
—Mas você recusou. Não recusou?
Ele ficou em silêncio.
—Não me diga que aceitou, Moa!
—Não decidi ainda. Mas o pior... Você nem imagina quem é esse empresário.
—Quem?
—Rodolfo Bastos Bacelar!
—Rodolfo?!
Então era isso! Rodolfo estava realmente decidido a compactuar com essa temeridade vinda de Claudia Sincler! E eles estavam querendo que o Diário do Amanhecer se arriscasse a perder sua credibilidade? Mas por que o Diário...
—Você disse que é um grupo, isso significa que, além Diário do Amanhecer, convidaram outros jornais?
—Disseram que os jornais menores fecharam com eles, que a proposta financeira era boa...
—Moa, pelo amor de Deus, resista! Não coloque a reputação do Diário em risco por causa de dinheiro!
—Fique tranquila Marina. Herdei isso aqui de meu avô e não vou denegrir a imagem dele, que lutou ativamente por uma sociedade melhor.
—Fico aliviada! Mas você está preocupado... O que mais há por trás disso?
—Rodolfo, de forma velada, me ameaçou...
—Ameaçou como?!
—Disse que o grupo não hesitaria em "esmagar" qualquer pedra pequena que ficasse em seu caminho...
—Pois vamos mostrar a eles que somos uma pedreira! Escute Moacir... Eu não quis falar nada antes, por que pensei que Rodolfo não aceitaria... Mas sei quem está por trás disso.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O assassino de livros
Mystère / ThrillerDois escritores que escrevem sobre a mesma mulher amada, mas sob enfoques diferentes, são assassinados na iminência de lancar seus livros. Um editor que lucra com essas mortes, um investigador arrogante e uma jornalista obstinada em descobrir o assa...