— Eu nunca te disse, mas a verdade é que...
— O que?
— Eu não posso ter minha família de volta. Elas não podem ser encontradas.
— O que aconteceu?
— Faz muito tempo. Eu estava bêbado e falando coisas sem pensar. Não me lembro de muita coisa do que eu disse. Mas, elas não suportavam mais me ver daquele jeito. Arrumaram as malas e decidiram partir. Estava chovendo e... já era tarde. Elas pediram ajuda a um amigo nosso de confiança. Ele colocou as malas no carro, escreveu um bilhete e foi embora com elas. Não sei para onde elas decidiram ir, mas não chegaram muito longe. Eles acabaram sofrendo um acidente fatal e eu só soube quando acordei no dia seguinte.
— Sinto muito.
— No bilhete, meu amigo escreveu: Eu tentei convencê-las, mas elas não suportam mais te ver assim. Por favor, meu amigo... – eu estava em prantos enquanto tentava falar.
— Não precisa falar. Respira. Se acalma.
— Eu preciso! Dizia: "por favor, meu amigo, para de agir assim. Busca um tratamento. Você está perdendo a sua família. Elas só querem ver você bem. Tome uma decisão antes que seja tarde demais. Decida por elas, eu sei que você não está feliz assim." Essa foi a última coisa que o meu melhor amigo me disse antes de morrer. Eu perdi tudo o que eu tinha naquela noite.
— Eu não imaginava. Sinto muito, mesmo! – me consolou a raposa.
— Foi depois disso que eu decidi parar de ser orgulhoso. O orgulho só tirou de mim o que eu tinha de mais precioso. Não adianta pensar em como a minha vida teria sido diferente se eu tivesse tomado a decisão certa a tempo. Mas, eu não quero terminar a minha vida sendo a pessoa que eu era.
— Você mudou.
— Ainda tenho muito o que mudar.
— Mas você está no caminho certo. E você tem a mim agora.
— E se um dia você for embora?
— Mesmo que isso aconteça, mesmo que você não consiga me ver, ainda assim você terá a mim. Nós assistimos muitos pores de sol juntos aqui. Eu te contei a minha história e você me contou a sua. Em uma parte, nossas histórias se entrelaçam. Você verá o céu alaranjado e se lembrará das vezes em que eu me pintava tentando ser diferente, quando, na verdade, ser diferente era o que eu tinha de mais especial.
— Eu escrevi a sua história num livro. – eu ri.
— Eu disse que você pensaria em algo muito melhor do que eu poderia imaginar.
Então a ficha caiu. Eu não tinha planejado, mas a raposa me abriu os olhos e eu tive a ideia que precisava para conseguir entregar a mensagem de uma raposa mais que especial para uma princesa desaparecida.
Então, se você está lendo este livro, é sinal de que o meu plano está dando certo. E caso você conheça uma menina que pinta como uma artista, dança como ninguém, ama vermelho, faz amizades com todos e sem discriminar, se veste com roupas esquisitas e sorri mesmo quando está triste, eu lhe peço de coração apertado que apenas entregue o meu recado a ela. Este é o recado que a raposa me pediu para escrever na carta:
"Querida Princesa Vermelha, lamento ter causado tanta decepção a você. Saiba que eu me arrependo profundamente por todos os erros que cometi. Talvez, não teríamos vivido tantos momentos juntas se eu tivesse dito a verdade desde o início. Ou talvez nem nos conheceríamos se eu não tivesse entrado naquela floresta. Isso teria nos poupado de muitas dores.
"Mas o fato é que eu te conheci e não posso mudar isso. Apesar de tudo, tivemos muitos momentos bons. Agradeço pelo carinho e pela recepção calorosa toda vez que eu chegava até você. Sentirei falta das suas risadas e dos seus conselhos. Sentirei falta do seu cuidado e preocupação comigo. E mais ainda, sentirei falta de poder te ajudar sempre que você abria seu coração e me falava dos seus medos e inseguranças.
"Talvez ninguém tenha se importado tanto com você como eu me importei. Apesar das mentiras, eu tinha boas intenções. O meu desejo de te ajudar sempre foi sincero. Por isso, deixei no seu esconderijo o mapa para um paraíso. Se você seguir o mapa, encontrará o lugar perfeito para construir seu castelo.
"Meu desejo sincero é que você encontre a felicidade que tanto procura. Você merece ser feliz, não importa onde esteja ou com quem esteja. Você merece ser amada e valorizada, ter amigos de verdade que te respeitem e te apoiem. Não aceite menos do que isso.
"Eu estou cumprindo todas as minhas promessas e sendo leal aos meus valores. A partir de agora, eu seguirei o meu caminho e não estarei mais com você. Por favor, me prometa que você vai ficar bem e que vai construir uma vida incrível para viver. Me prometa no seu coração e eu saberei.
"Se esforce em sempre olhar para frente e não desista dos seus sonhos. Espero um dia receber boas notícias suas. Mas não se preocupe comigo, eu estarei bem. Preocupe-se em ser feliz, de verdade, porque você merece isso!
"E, por favor, nunca se esqueça de mim."
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Raposa e a Princesa Vermelha
RomanceSINOPSE: Um homem solitário que teve a família destruída por suas próprias decisões erradas e acaba conhecendo uma pequena raposa branca no alto de uma montanha. Ele se surpreende com o fato da raposa lhe fazer um pedido inusitado que mudará toda a...