36 - Felicidade e Tristeza

359 39 60
                                    

Felicidade e tristeza podem ser sentidos ao mesmo tempo?


A resposta é sim, sentimentos tão opostos podem ocupar o mesmo espaço dentro de um ser, a tristeza nada mais é que um estado de desânimo, cansaço, solidão e culpa decorrente de algum fator externo ou interno. Já a felicidade é um estado de contentamento de satisfação, bem-estar também decorrente de algum fator interno ou externo.

Mesmo sendo polos opostos, um depende do outro na criação de memórias e de sobrevivência do indivíduo, nos momentos felizes lembramos dos momentos tristes que se passaram até chegar a tal ponto, e vice-versa. Esses sentimentos estavam ocupando o mesmo espaço dentro de ambos os corações da Ministra do Planejamento e Orçamento e da Senadora do Mato Grosso do Sul.

Na primeira semana do ano uma correria sem tamanho para o casal e suas filhas, pois suas meninas iriam no dia seguinte a cerimônia de posse de Simone como ministra, as mais velhas estavam orgulhosas de ver as filhas partirem trilhando o próprio caminho, porém a tristeza também fazia presente pela falta que elas fariam.

A emoção ao ler o discurso que escreveu durante a madrugada lhe tomou de assalto, os olhos transbordavam e o nó em sua garganta se fazia cada vez mais apertado de maneira que as palavras mal saiam por completo. Os olhos fixos em suas três filhas, suas Marias e sua Aurora, lhe faziam sorrir involuntariamente a alegria lhe transbordava o peito, Soraya lhe sorria orgulhosa era admirável o amor que uma sentia pela outra.

Mace e Eduardo não conseguiram ir na cerimônia, pois tinham prova do smoking e teste do cardápio e do bolo e escolha das flores, enfim, estavam acertando os últimos detalhes para o casamento, todos estavam felizes por eles, a imprensa nem se chocou quando o divórcio da loira foi anunciado, pelo visto já era algo esperado e haviam assuntos mais importantes a serem falados e a loira agradeceu por isso.

Tebet se sentia completa enquanto lia seu discurso, sentia o coração cheio de coisas boas, transbordando de felicidade por ter sucesso em sua carreira, por ter alcançado os objetivos que por anos almejou, por ter suas filhas junto de ti mesmo com a ausência causada pela rotina do trabalho.

Era possível ver nos olhos escuros como a noite o orgulho que suas meninas têm da mãe. Feliz também por sua terceira filha, presente do amor da sua vida, alguém que ela gostaria de ter visto crescer, mas que se fez presente todo momento desde que se conheceram.

Por fim as duas mulheres mais importantes da sua vida, no passado antes de suas filhas e agora depois delas, uma mulher forte que lhe ensinou a ser bondosa e humilde, que o amor e coragem sempre sejam a base, o pilar da estrutura da mulher que foi, é e virá se tornar, e a loira que lhe invade os pensamentos, lhe possui de corpo alma e coração.

A tristeza por não ter seu pai ali, apesar de sentir sua presença ao seu lado a cada palavra dita naquele discurso, gostaria que ele pudesse participar de cada conquista que teve, tanto pessoal quanto profissional, queria lhe dizer que reencontrou o amor da sua vida e que estava feliz, que seguiu a vida que ele idealizou para ela mesmo não sendo feliz e completa, sentimentos que a algum tempo se faz presente em sua vida.

Tristeza por saber que suas Marias iram seguir seus caminhos, estariam largando a barra da saia da mãe em algumas horas. Que sua mais nova filha também iria embora tiveram pouco tempo de convivência, talvez a vida toda ainda não seria suficiente para desfrutar da companhia uma da outra.

A cerimônia foi linda, foi aplaudida de pé por todos ali presentes, após o fim da solenidade saiu para almoçar com a família, não deu entrevista pois já tinha uma coletiva marcada, na manhã seguinte suas filhas cada uma seguindo os seus sonhos, trilhando seu próprio caminho.

Por trás da Ética Onde histórias criam vida. Descubra agora