𝗠𝗔𝗬 𝟮𝟯, 𝟮𝟬𝟯𝟰
ᥫ᭡𝐋𝐈𝐋𝐈𝐓𝐇...
Estou feliz comigo mesma ao sair da sala de aula. Ver o brilho nos olhos dos alunos e o sussurro de empolgação deles enquanto discutiam as possibilidades para o projeto final é o tipo de sensação que faz tudo valer a pena.
Naquele caderninho que encontrei em meu armário, vi que eu estava rascunhado várias ideias sobre um possível projeto que substituísse as provas tradicionais – e destaquei com caneta vermelha a versão final do meu projeto. Eu realmente nunca achei justo medir o conhecimento das pessoas com questões de múltipla escolha, isso sempre me pareceu raso e impessoal. Mas parece que eu tive uma ideia e convenci o diretor Hobbes a deixar que eu os livrasse da prova final, desde que se dedicassem a um projeto equivalente a estudar para todas as provas finais juntas.
A proposta que apresentei hoje parece ter acertado em cheio, como se eu de fato conhecesse os meus alunos e qual metodologia funcionasse com eles. Pedi que se imaginassem daqui a dez anos, narrando as escolhas do dia a dia e como isso afetaria ou não o futuro deles e das pessoas ao seu redor. Eles precisavam detalhar até as mínimas decisões, desde qual café escolheriam beber pela manhã até se trocariam uma corrida no parque por mais uma hora no videogame. Cada pequena escolha deveria definir o cenário de onde estariam em uma década.
O desafio deixou muitos alunos inquietos, mas de um jeito bom. Eu os vi trocando olhares animados, rabiscando ideias nas bordas dos cadernos enquanto ainda absorviam a proposta. Estavam ávidos para imaginar as próprias vidas, visualizar quem poderiam se tornar, como se eu tivesse acabado de entregar um mapa do futuro para cada um.
E eu não pude deixar de perceber como isso tudo é irônico. O projeto que criei é exatamente o que eu mesma tenho enfrentado agora: um exercício constante de ver como cada escolha, cada pequeno desvio, me trouxe até este ponto. É um reflexo direto do que tenho vivido, seja nesse deslocamento temporal ou da vida que fui tirada há dez anos atrás. Porque, sinceramente, se eu algum dia voltar a ter 17 anos, vou fazer até as mínimas escolhas diferentes?
VOCÊ ESTÁ LENDO
THE NIGHT WE MET ── MATT STURNIOLO
Fanfiction⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯ જ➷ 𝐓𝐇𝐄 𝐍𝐈𝐆𝐇𝐓 𝐖𝐄 𝐌𝐄𝐓 .ᐟ ❛ & i am not the only traveler. ❜ Lilith Nadin é a novata mais deslocada que a Somerville High School já viu. Misteriosa e solitária, ela prefere se esconder entre as estantes da biblioteca municipal do...