Capítulo 1

1.9K 99 6
                                    

Capítulo 1

Fernanda
     Escuto o barulho de uma buzina e acordo mega assustada, quando abro os olhos percebo que passei do ponto de novo, quando chegar ao hotel Michelle vai comer meu couro e já é a quarta vez que chego atrasada esse mês, me levanto depressa pedindo liçensa ao menino sentado ao meu lado, saio empurrando todo mundo no ônibus lotado e bato em umas cinco pessoas quando passo com a minha bolsa que mais parece uma mala,e recebo alguns xingamentos em resposta. Em minha defesa eu carrego muita coisa por conta da dupla jornada de trabalho e estudo. Quando desço do ônibus vejo a grande faxada do hotel à alguns quarteirões de distância de onde estou.
     Eu trabalho no Copacabana Waves Hotel um dos maiores hotéis do Rio de Janeiro a mais de três anos como recepcionista, e gosto muito do meu trabalho, sempre quis trabalhar com turismo e quando estava terminando o curso técnico meu vizinho, que trabalha nesse hotel me perguntou se eu tinha interesse numa indicação para uma entrevista de emprego, e como em casa nós estávamos literalmente matando o almoço pra comer a janta eu aceitei na hora. Atravesso mais um sinal e passo correndo por Seu Val que tem uma banca de jornal que fica em frente ao hotel , e ao me ver começa a rir.
- Atrasada de novo Fê ?
- Pois é Seu Val, acabei pegando no sono de novo no ônibus. ­- ele começa a rir e balança a cabeça para os lados, como quem diz '' que menina abestalhada'' e eu até concordo, porque eu literalmente posso dormir em qualquer lugar.
      Assim que entro no hotel,diminuo o passo e olho admirada para a estrutura, mesmo trabalhando aqui a anos custo a acostumar, o hotel * é um dos mais antigos no Rio, sendo localizado na zona sul da cidade, sua arquitetura é inspirada na Riviera Francesa, logo na entrada vemos uma grande escada com tapete de veludo vermelho e detalhes em dourado, logo descendo pelo teto um grande lustre se faz presente combinando com a iluminação calorosa e aconchegante do lugar que tem as cores branco, dourado e vermelho como predominantes, olho para recepção e Cecília, minha colega de trabalho e amiga me olha com os olhos arregalados balbuciando que Michelle ta me esperando no escritório, já sei que esse vai ser meu fim, vou levar um esporro gigante, respiro fundo vou até o fim do corredor e vejo a porta da minha supervisora,bato e escuto um "pode entrar" fraco lá de dentro, assim que me olha não esconde seu desagrado e diz em tom sério;
- Fernanda, essa é a quarta vez que você chega atrasada só esse mês, o que aconteceu dessa vez?
- Ai Michelle, peço mil desculpas por isso, hoje mais uma vez passei do ponto porque peguei no sono minha rotina anda pesada demais, mal tenho parado em casa e depois de passar 12h aqui eu ainda vou pro meu curso de espanhol e francês, mas fica tranquila que é a última semana, já vou me formar daqui a uns dias e os atrasos não vão mais acontecer.
- Tudo bem, mas você vai ficar até mais tarde hoje para compensar o atraso.
     Penso em retrucar porque vou perder uma das últimas aulas, mas simplesmente não posso, já estou no erro e só aceito. - Obrigada. - digo para ela, que fecha a cara e volta a escrever, eu entendo a mensagem e saio da sala indo para o vestiário guardar minha bolsa e pegar meu crachá, assim que fecho o armário me olho no espelho e me analiso rapidamente, estou usando uma saia lápis azul marinho até os joelhos que ajuda a deixar minhas curvas ainda mais destacadas, junto a isso tem a blusa branca social por dentro da saia azul marinho com um blaser da mesma cor  e saltos médios, sou uma mulher plus size e  negra retinta, tenho 1,70 de altura e no momento estou usando uma lace preta ondulada, presa num coque bem feito que me ajuda a ter mais praticidade no meu dia a dia.
       Gosto muito do que eu vejo, sempre fui uma mulher confiante e decidida, meu corpo nunca foi uma questão, claro que eu sei que me olham estranho e me julgam até porque nesse ramo do turísmo lidamos com todo tipo de gente, então sei que nem todo mundo vê beleza em mim, mas sinceramente só exijo respeito, porque de resto não espero muita coisa. Saio da sala e vou para recepção, hoje o dia vai ser longo pois está acontecendo uma conferência de fisioterapia no hotel, então vamos ter muito trabalho, chego e puxo minha cadeira e enquanto me preparo para ligar meu computador vejo que Cecília já ligou, e falando nela assim que sento ela volta do banheiro e senta ao meu lado.
- Obrigado Ceci, já adiantou muito.
- Que nada amiga, sei que faria o mesmo por mim e sinceramente se você ligasse ele agora só ia começar a trabalhar onze horas, já viu quanto tempo esse computador demora pra ligar ? velho pra caramba. - Eu sorrio e penso em como tenho sorte em ter Cecília como amiga e colega de trabalho, não sei como nos tornamos amigas pois ela é meu total oposto, é baixinha, cheia de sardas, loira dos olhos verdes, magra  e super tímida o que me choca pois trabalhamos com o público né, mas minha amiga é uma das funcionárias mais competentes daqui.
- Isso é verdade amiga, mas agora vamos trabalhar que tem muita coisa pra fazer hoje, e quero almoçar na hora certa.
- Ah ! não fala, Dona Dalva fez escondidinho de carne, minha boca até encheu dagua, não quero ser a última da fila de novo, daquela vez só comi as migalhas.
- Pois é, então bora. - A partir daí, começamos a trabalhar e não paramos até o almoço, quando nos fartamos do escondidinho da Dona Val, que faz questão de encher nosso prato, depois voltamos pro batente com a barriga cheia, mas satisfeitas, se tem uma coisa boa nesse trabalho, com certeza é a comida e os benefícios além do ambiente ser super saudável, não tenho o que reclamar, talvez só do salário que não é muito alto, mas por enquanto está bom.
      Depois de um dia cansativo pego o metrô, já me preparando pra pegar o ônibus, moro na zona norte do Rio de Janeiro, mas específicamente no Grajaú, a mais ou menos dez anos, perdi minha mãe num acidente de carro, onde um filhinho de papai bêbado tirou sua vida de maneira repentina e dolorosa, nessa época eu e minha irmã morávamos no Méier e  tinhamos acabado de completar dezesseis e quinze anos, ficamos morando com vovó Célia, na comunidade da Borda do Mato, aqui no bairro, só que com a morte da mamãe recebemos a ligação de um seguro de vida, que ela tinha feito a tempos atrás onde eu e Maria Luiza, minha irmã, éramos beneficiárias, na época nem eu, nem Malu ligamos para isso, muito menos vovó que com o aciedente perdeu sua única filha, estávamos tristes, devastadas e perdidas. Só quando fizemos dezoito e dezenove anos tocamos no dinheiro e decidimos que com a quantia iríamos compar uma casinha no pé do morro recém construída para sairmos do aluguel e dar mais conforto para vovó, e com a quantia que sobrou cada uma fez um curso, já que o dinheiro não era muito, Malu escolheu fazer um curso técnico em gastronomia e eu fiz um curso de Comissária de Bordo, além de um curso de inglês e espanhol online e em pouco tempo já estava formada e fluente nas duas línguas, sempre gostei do ramo do turísmo, sempre gostei de viajar, como sempre fomos pobres, mamãe nunca pôde nos levar a lugares muito longe, mas conheço o Rio de Janeiro todo, além de já termos ido a São Paulo duas vezes, uma quando crianças e outra pouco tempo antes do acidente, parece que ela já sabia o que ia acontecer, pois fez todas as nossas vontades, dentro das nossas condições é claro, e deixou que nos divertissemos ao máximo, foi especial. 
      Desço do metrô, e espero no ponto final do ônibus, pois assim consigo pegar vazio e ir sentada, depois de doze horas de trabalho meu corpo tá pedindo banho e cama, juro, não tenho coragem de fazer mais nada hoje, já que tive que estender o horário pra compensar o atraso,não fui para os cursos, e por isso chego por volta das 21h em casa, geralmente só chego onze horas, vou aproveitar e descansar. O caminho até em casa é rapido, e assim que desço do ônibus caminho uns cinco minutos e chego em casa,abro o portãozinho e entro em casa, assim q ue piso em casa o cheiro maravilhoso invade minhas narinas e encontro vovó Célia fazendo exercícios na sala e Malu preparando o jantar na cozinha,paro e olho para as duas que ainda não notaram minha presença.
    Vovó está reproduzindo animada uma coreografia de uma música que é sucesso num app de videos, a umas duas semanas seu médico gato, como ela gosta de dizer, recomendou exercícios e ela escolheu a dança que já era algo que ela praticava de forma descontrída aos fins de semana, na feira de tradições nordestinas, com suas amigas e além da dança, ela começou a fazer hidroginástica três vezes por semana,atividade que ela gosta bastante. Minha vó é super em forma, tem curvas bem distribuídas e um rosto quase sem rugas ou marcas de idade,benefício da pele negra um tom mais clara que a minha, é super ativa e chama bastante atenção dos coroas por aí, as tranças grisalhas estão presas num coque alto com um turbante amarelo e ela usa um conjunto de lycra preto.
    Olho para cozinha e observo Malu, que ao contrário de vovó, está séria, como se resolvesse um calculo matemático, colocando os temperos nos recipientes e mexendo nas panelas de forma metódica e concentrada. Maria Luiza é um ano mais nova que eu e ao contrario de mim é magra, bem atlética e durona. Cortou o cabelo tem cinco anos e de lá pra cá varia entre cortes, desenhos e cores diferentes, nesse momento ele está raspado nas laterais, com uma rosa desenhada num tom de castanho bem claro, quase loiro, ela usa piercing na sobrancelha e nariz também, e como se não fosse covardia suficiente com a humanidade, nasceu com lindos olhos cor de mel, minha irmã é lindíssima e arrassa vários corações por aí, mas ela é focada demais no trabalho e na família então nunca teve mais que encontros casuais com pessoas por aí, a única coisa que Malu ama mais que o trabalho e a gente, é sua moto, com certeza é o amor da vida dela. Ela economizou durante anos pra dar a entrada na moto e a trata feito um bebê, não julgo, pois amo meus livros e não sou ninguém sem minhas perucas.
- Boa noite família ! - digo em voz alta atraindo primeiro a atenção de vovó que dá um sorriso, e logo depois de minha irmã que suaviza a expressão quando me vê.
- Ah Fernandinha, meu amor ! você chegou cedo hoje minha querida, senta aqui com a vovó. - caminho até o sofá e me sento com ela, que me abraça.
- Pois é vó, cheguei atrasada de novo e não consegui ir aos cursos de idioma pois tive que cumprir horário.
- Dormiu no ônibus de novo mana ? - Malu me pergunta com cenho franzido, parecendo bem preocupada.
- Infelizmente mana, tava tão cansada da semana que dormi legal e acabei passando do ponto de novo, Michelle comeu meu coro, mas logo logo essa agonia vai acabar, vou terminar os cursos e descansar mais. - elas se olham preocupadas mas acenam silenciosamente concordando.
- Já que cê chegou mais cedo, vai poder comer com a gente, fiz o seu preferido, Carbonara ! - meu estômago chega a roncar de desespero, Maria Luiza tem mãos de fada, amo tudo o que ela faz, mas a Carbonara dela é covardia.
- Isso meu amor, vai tomar banho, e vem jantar com a gente.
- Não precisa nem falar duas vezes vó. - levanto, sigo pelo corredor até meu quarto, abro a porta e respiro fundo, entro e começo a tirar a roupa, coloco meu roupão feupudo, sento em frente a penteadeira, e tiro minha lace, não tem coisa melhor que essa sensação, pego o algodão e ponho um pouco de água miscelar, e tiro toda a maquigem, como trabalho em hotel sou obrigada a fazer uma maquigem básica pro dia a dia, mas confesso que isso deixa a pele sensível e cansada.
     Levanto da cadeira e sigo direto pelo corredor, entro no banheiro, tomo um banho quente e rápido, quando a cabo volto pro quarto e ponho um pijama bem confortável e vou para sala, sento com minha família e começamos a jantar. Começamos a falar sobre o dia de cada uma e damos boas risadas quando a vó fala que deu em cima do Seu Antonio só pra não pagar pelos repolhos,  ela é terrível, já minha irmã, conta que teve problemas com uma ricaça que foi no restaurante hoje, por isso que estava com essa tromba quando cheguei. Depois que comemos tudo lavo a louça, e me despeço delas, vou até meu quarto e pego meu notebook sento em minha cama, verifico os emails quando recebo uma ligação desesperada de Cecília pedindo pra eu olhar meu spam.
      Quando abro não acredito no que vejo, é a resposta que espero a meses.
     " Srta. Fernanda Martins, é com prazer que lhe damos boas vindas a Oasis Airlines, peço que leia com atenção as instruções abaixo ..."
      Dou um grito ainda com Ceci no telefone, levanto e começo a pular na cama, olho para porta e Maria Luiza aparece junto com vovó com expressões de confusão no rosto.
- Ceci, daqui a pouco te ligo. - desligo telefone, e corro até minha irmã e avó gritando.
- EU ENTREI NA OASIS AIRLINES ! . - Elas me abraçam e pulamos juntas gritando emocionadas.
- Meu Deus Fernanda ! mas eles não disseram que você não tinha entrado ?
- Pois é mana, também não entendi nada. - As solto e corro novamente até o computador para ler com cuidado todo o email.
   Começo a ler em voz alta para as duas que se sentam em minha cama.

Sra. Fernanda Martins, é com prazer que lhe damos boas-vindas à Oasis Airlines. Pedimos que leia com atenção as instruções abaixo:

Prezada Srta. Fernanda,

É com grande satisfação que anunciamos que você foi selecionada para fazer parte da equipe da Oasis Airlines como comissária de bordo. Parabenizamos pelo seu sucesso no processo seletivo e estamos ansiosos para tê-la a bordo.

A seguir, fornecemos algumas instruções importantes para o início da sua jornada conosco:

1. *Documentação:*
   Certifique-se de que todos os seus documentos estejam em ordem, incluindo passaporte, certificados e licenças relevantes.

2. *Treinamento Inicial:*
   Você receberá informações detalhadas sobre o programa de treinamento inicial. Este é um passo crucial para garantir que você esteja preparada para atender aos padrões elevados da Oasis Airlines.

3. *Data de Início:*
   Sua data de início está agendada para 15/06 , às 14:00. Por favor, confirme sua disponibilidade e esteja pronta para começar sua jornada conosco.

4. *Mais Informações:*
Em breve receberá uma ligação minha com os demais detalhes para seu início.

Estamos certos de que você contribuirá significativamente para a excelência de nossos serviços. Desejamos a você muito sucesso e esperamos construir uma jornada profissional gratificante juntos.

Se houver qualquer dúvida ou necessidade de esclarecimentos adicionais, não hesite em entrar em contato.

Seja bem-vinda à Oasis Airlines!

Atenciosamente,

Kadhija
Diretora de Recursos Humanos.
Oasis Airlines

   Depois de ler o email olho para Malu e vovó que estão com os olhos cheios d'agua sorrindo para mim, emocionadas tanto quanto eu pois sabem que esse é meu sonho desde sempre e que isso significa o início dos nossos objetivos, já que com o salário exorbitante que vou ganhar mensalmente, em euro, vou ajudar malu sendo sócia em seu futuro restaurante e dar mais conforto para Dona Célia.
   Eu nem botava mais fé de receber email nenhum esse ano já que fiquei de fora da primeira seleção a três meses atrás, tinha me conformado em trabalhar no hotel até algo melhor aparecer, jamais esperaria essa resposta assim do nada. Me despeço da minha irmã que diz que sente orgulho de mim e que me ama, faço o mesmo com vovó que me abraça e diz que de todos os seus sonhos eu sou o melhor que já se realizou, e com isso eu deito na cama e vou dormir com um sorriso no rosto e lágrimas de felicidade nos olhos.

Encontro nos Céus : A Aeromoça e o SheikOnde histórias criam vida. Descubra agora