De volta ao passado

95 18 5
                                    

Estamos na reta final de "A Última Princesa" e naturalmente vamos cobrir as lacunas da memória de Dolores. A primeira delas é sobre o acidente e a perda da memória...

---

"Eu ainda me lembro da última vez que eu vi minha filha antes de tudo acontecer.

"Ainda me lembro de seu rostinho, de seu riso, do seu cheiro, dos olhinhos verdes que brilhavam sem cessar. Dos sonzinhos de criança pequena. Ainda me lembro de tantas coisas... Por todo esse tempo, eu tive a sensação de que havia um vazio em meu colo. E eu entendi finalmente que esse vazio era a ausência de Esmeralda.

"Eu me lembro como eles me pegaram: eu estava seguindo direto do passeio até o ponto de táxi. Sempre fomos muito cuidadosos com nossas idas e vindas, mas ao contrário de você, Fernando, ou de Carmencita, questão de segurança nunca foi um problema para nós. Vivíamos em Calábria e os jardins do Palácio de Inverno sempre estiveram abertos para todos. Nunca pensei que poderia ser alvo de algo tão grave, de um rapto.

"Estava prestes a entrar no táxi quando senti uma mão em cima de mim, uma mão em minha boca, um tecido molhado, eu entendi que eles estavam tentando me sequestrar. Foi tão rápido que eu apaguei, e quando eu acordei eu não estava em Calábria, em terra firme. Parecia que eu estava em algum lugar que fazia barulho e se movimentava rápido, aos balanços.

Fui levada para uma lancha."

- Uma lancha? – a voz não era de nenhum dos familiares diretos de Dolores.

Oscar Benítez estava em seu modo espião naquele momento.

- Ay, e era uma lancha grande, porque tinha um pequeno bote salva-vidas. Só percebi depois. O que eu sei é que... – suspiro. - Eu estava amarrada, uma corda atada em meus pulsos, e havia alguns homens dentro do quarto, conversando com alguém no telefone. Eles falavam em inglês e também em francês. Infelizmente não sei falar francês, mas sei falar inglês. Então eu conseguia captar algumas coisas... Eles diziam que tinham encontrado a "esposa do professor"...então entendi que eles não sabiam quem eu era de verdade. E eu não sabia se aquilo era bom ou ruim para mim.

"Mas uma coisa eu sabia: eu não iria ficar naquele lugar por muito tempo, porque a lancha era um instrumento de fuga. Eu seguia para outro lugar. Não sabia onde, porque a janela do quarto estava escurecida, então não sabia se ele estava dando voltas pela... pela costa ou se ele estava atravessando o Mediterrâneo."

Dolores contava sua história com calma, cautela, buscando as informações no mais profundo da memória que havia retornado. As lacunas indicariam como ela sobreviveu à explosão do barco e como ela foi dada como morta.

Ela era acompanhada pelo próprio Benítez, o primeiro-ministro Bekele - já que seu retorno ao mundo dos vivos era uma questão diplomática e institucional do país, e logo toda Azzurro seria informada de que a Condessa de Calábria estava viva ("Dio Santo! Impressionante como tudo acontece neste país!"); além do casal real, de Francesca, Eulalia e Esther Menelik, que segurava um copo d'água para a esposa, a fim de que ela se acalmasse diante de toda aquela confusão.

- Como você escapou?

- Essa parte, Oscar, parece vinda de um livro que eu escrevi! Um deles... Ele me deu comida... E... Eu só pensava em mi hijita, em minha princesita. Precisava sobreviver, fazer o que fosse necessário, nem que... Nem que tivesse de lutar contra aquele bandido, mas encontraria forças em onde não sabia, nem imaginava, porque precisava voltar para minha filha. Então, dei entender que para mim seria muito complicado comer com os meus pulsos amarrados. Ele se convenceu, porque de fato não iria me alimentar na boca.

"Então, eu pensei, enquanto ele me desamarrava, em como ir embora dali. Bruno me ensinou a nadar, mas eu não sou nadadora... Consigo ficar boiando e podia bater perna. Não sabia se era dia ou noite, mas o que eu sabia era que do caminho entre Azzurro e a Itália, tem algumas pequenas ilhas de pedras, e se eu ficasse por lá, poderia aguardar a passagem de navios cargueiros que pudessem me resgatar.

A Última Princesa (livro 4)Onde histórias criam vida. Descubra agora