Quando Rodolffo regressava da escola sempre havia muitas tarefas de casa para fazer.
Felizmente ele conseguia almoçar porque ele regressava bem na hora que o seu Libério também ia almoçar e ao jantar era igual.
O problema era mesmo o café da manhã, mas isso ele já nem ligava.Ele fazia tudo muito rápido para dar tempo de estudar com a Juliette.
Por seu lado a menina bonita adorava o seu novo amigo. Durante anos ela viveu sozinha com os pais sem mais crianças e por isso adorava ler e ouvir música.
Hoje ela pediu aos colegas dela que tinham irmãos se podiam doar alguma roupa que já não servisse. Rodolffo apesar de limpo, levava sempre a mesma roupa para a escola. Era a que ela tinha comprado. Ele mesmo lavava e cuidava.
Como tinha o uniforme ele pensava que ninguém via, mas viam e falavam.As professoras depressa o foram passando de classe. Além de esforçado era muito inteligente e dois anos depois Rodolffo já frequentava o sexto ano. Estava dois anos atrás de Juliette. *
A par da escola Rodolffo estava a aprender a tocar violão. No seu último aniversário Juliette ofereceu-lhe um violão e ele começou logo a dedilhar as cordas. Juntamente com ela ouvia a música no rádio e tentava reproduzir. Já conseguia alguns sons coordenados.
Juntamente com o padrinho construiu um pequeno quarto junto à casa para ter a sua privacidade. Não tinha energia mas ele aproveitava a luz da lua para algumas tarefas.
Com uns tijolos e umas tábuas fez a sua cama e umas prateleiras para guardar a roupa que entretanto Juliette tinha conseguido. Até sapatos de verniz ele tinha agora.
Ele estava tão feliz. Não fosse a convivência com a madrinha e tudo seria perfeito.
Juliette hoje estava irritada. Nem mesmo a música a acalmava. Sentou-se na colcha e começou a fazer os deveres, mas logo pousou o caderno. Tinha ficado mocinha e estava com dores. A mãe já tinha explicado tudo mas ela não pensava que era assim.
Rodolffo chegou e viu ela deitada de barriga para baixo.
- Estás com sono, menina bonita?
- Não. Dói-me a barriga e estou irritada.
- Irritada porquê?
- Irritada porquê, irritada. Não sabes o que é irritada.
- Desculpa. É comigo? Eu fiz alguma coisa má?
- Não é contigo, nada. Acho que é coisa de mulher, mas eu não sei explicar. Tu és homem.
Rodolffo fez-lhe um carinho no rosto e deu-lhe um beijo na testa.
Ela corou e baixou os olhos.
Ele segurou as mãos dela e disse:
- Eu nunca vou zangar-me contigo.
- Eu também não, disse ela, mas eu queria pedir uma coisa.
- Podes pedir. O que é?
- Eu tenho vergonha.
- Não tenhas. Nós somos amigos.
- As minhas amigas já beijaram na boca e eu não. Tu já beijaste?
- Não. Eu nunca tive amigos nem amigas.
- Eu queria beijar.
- Quem?
- A ti. Eu gosto de ti.
Rodolffo aproximou a cara da dela e deram um selinho demorado, depois Juliette afastou-se e começou a abrir os cadernos com os olhos em baixo.
Rodolffo segurou no rosto dela e perguntou:
- Foi bom?
- Foi. Agora vamos estudar.
Fizeram os deveres em silêncio e até da música se esqueceram.
Regressaram a casa e nessa noite os dois tiveram dificuldade em adormecer.
N/A
* Não sei como é no Brasil. Aqui em Portugal a escola obrigatória vai do 1°ano até ao 12°.
A seguir é a entrada para a Universidade.Ah. E esqueci de dizer que essa menina da capa sou eu com 11 anos, em Angola numa roça de produção de café.