5 anos depois
2012 ( atualmente )
Tóquio, Japão - Centro de Investigação da Força Tarefa do caso Kira
Era um dia como qualquer outro para a Força Tarefa japonesa. Eles estavam na sala principal de investigações, onde passavam a maior parte do tempo, e um silêncio tenso preenchia o cômodo. Ninguém falava nada, todos estavam com o olhar fixo nos inúmeros monitores na mesa de L. Com base no perfil criminoso de Kira e em suas vítimas anteriores, ele tinha percebido uma incongruência. Recentemente, Kira tinha matado um membro do conselho da promotoria. Até onde se sabia, não se tratava de um criminoso, o que foi um passo fora da linha. L percebeu isso de primeira. Com base nisso, ele verificou pessoalmente as fichas de cada funcionário da promotoria.
E chegou a Teru Mikami.
- Câmera 2 - Lawliet ordenou, e a imagem da câmera apareceu em um dos monitores.
Eles estavam revendo as gravações de segurança da promotoria, todas da última semana, tentando perceber algum comportamento suspeito por parte de Mikami.
- Volta pra câmera 5 - O detetive pediu, os olhos fixos na tela. Ele nem sequer piscava - Agora a 2 de novo.
Ao seu lado, Light digitava algo em seu computador. Ele devia estar buscando mais informações sobre Mikami, para ajudar na investigação e talvez ser solto da prisão que eram aquelas algemas. Se bem que, ele não podia reclamar de ficar com Lawliet 24 horas por dia. Embora não admitisse, ele gostava da companhia do detetive. Enfim, ele não estava procurando informações coisa nenhuma. Bom, não sobre Mikami.
Na verdade, o Yagami tinha encontrado um artigo muito antigo sobre a resolução do caso Elisa Lam. Um caso dos anos 90 a respeito do desaparecimento e morte inexplicável de uma jovem. Na noite anterior, em um de seus sonhos, ele tinha ouvido as pessoas sem rosto falarem aquele nome. Então resolveu pesquisar a respeito. E o artigo que encontrou era justamente do ano de 2003.
"Caso Elisa Lam - O fim dos anos sem resposta?
O caso Elisa Lam, conhecido por suas pistas inexistentes e sequência de acontecimentos inexplicáveis, chegou ao fim na manhã desta quarta-feira, 17 de setembro. Recentemente, a polícia de Los Angeles recebeu uma notificação de uma instituição nomeada como Wammy's House, dizendo que um grupo de alunos tinha provas consistentes contra o possível assassino de Elisa. Os investigadores verificaram as provas, que continham até mesmo uma gravação da confissão do próprio assassino, que mais tarde, foi identificado como Beyond Birthday."
O garoto franziu o cenho. Aquele nome lhe era familiar.
"O criminoso chegou a ser acusado de sequestro, tortura e tentativa de assassinato contra dois dos jovens que resolveram o caso. Para preservar a privacidade e integridade deles, o Los Angeles Times não divulgará seus nomes nessa matéria. Mas eles passam bem."
O japonês piscou, descendo a página. Eles não anexaram uma foto do assassino, provavelmente não tiveram permissão na época. Mas anexaram uma foto dos jovens responsáveis pela resolução do caso, com uma censura em seus rostos. Todos com medalhas de ouro, em pé numa espécie de palco.
Light deu zoom em um dos meninos da foto, e olhou com mais atenção. Apesar da foto ser antiga e de péssima qualidade, ele reconheceu as roupas. A gravata vermelha, a blusa social branca e o casaco bege.
Ele arregalou os olhos. Não podia ser.
"Um dos policiais da delegacia central de Los Angeles contou que esteve com os rapazes antes de eles voltaram para seu país de origem. Segundo ele, eles foram pessoalmente no hotel Cecil para investigar e tiveram um encontro icônico com o oficial. 'Eu estava atendendo a uma denúncia de agressão no hotel quando os encontrei', o policial contou, 'Estavam zanzando pelos corredores, então achei que estavam brincando de detetives. Deviam ter uns 16, 17 anos. Acho que ficaram com medo de se encrencar, e deram uma desculpa inusitada que me fez rir por dias.' "
VOCÊ ESTÁ LENDO
The Wammy's House Boys - LawLight
Ficción GeneralL. Lawliet, o maior e mais renomado detetive do mundo, decide encarar um novo desafio após resolver um misterioso caso envolvendo a coroa espanhola. Ao perceber que seus inimigos estão aumentando devido ao seu grande número de casos bem sucedidos, e...