Quatro formas de ler

0 0 0
                                    

Um livro
Um filme
Uma música

Epílogo:
Todo escritor de um bom livro.
Todo autor de um bom filme.
Todo compositor de uma boa música.
Eles escrevem as suas obras artísticas com camadas, que são:
1) Simplista
2) Simbólica
3) Profunda
4) Mística

A forma simplista como o nome já diz, você interpreta o livro, o filme e a música, simplesmente lendo o que está escrito.
Sem entender a simbologia, muito menos a profundidade, e nem percebe quantas coisas místicas contém nessas obras.

Na forma simbólica é preciso entender as figuras de linguagem.
Quando se lê o livro: “O pequeno príncipe”, que é um livro que conta a história de um garoto, que mora num pequeno planeta com uma flor, parece uma história simplista feita para crianças.

Mas... Quando lemos e entendemos a simbologia, aí descobrimos que a flor é uma mulher que o escritor do livro se apaixonou em um momento da sua vida.
E que essa mulher era muito diferente de todas que ele já namorou.
Ela era exótica, sensual e livre.
Agora o livro não é mais para crianças, quando se entende a simbologia.

Agora na forma profunda, é quando você entende a parte psicológica, filosófica e até teológica de um  livro, filme ou música.

No livro “O pequeno príncipe”, o garoto por não conseguir viver com uma flor, que era exótica, sensual e livre, ele se mata.
Porém, quando assistimos o “Chaves”, pouquíssimas pessoas percebem de forma profunda, que o personagem Chaves é um mendigo, que não tem pai e nem mãe, e que seu único sonho é comer um pão com mortadela.
Os olhos desatentos não percebem a denúncia da desigualdade social.

Na música” Menina veneno” do cantor Hitchie, a letra conta uma história mística.
A música conta a história de uma mulher que aparece no seu quarto toda a noite.
Mas ele não sabe de onde ela vem e nem sabe o seu nome.
Ele também diz que tem uma experiência sexual com essa mulher, muito prazerosa todas as noites.

Mas quando você entende um pouco de coisas místicas, entendemos que a experiência do cantor é com um “Súcubo”, que é um demônio que aparece em forma de uma mulher no sonho, e faz sexo com você.
Agora não são todos os livros, filmes ou músicas que existem misticismos.

Eu já li o velho testamento 13 vezes.
Eu já li o novo testamento 25 vezes.
Na bíblia não tem nada novo pra mim.
Mas... A parte mística da bíblia, para percebermos, precisamos ter o Espírito Santo, para dar a revelação e mostrar o que está oculto.

Por isso não deixo de ler a bíblia, para ter do Espírito Santo, o conhecimento e a revelação da parte mística, que pra mim, é a mais interessante.

Porque para quem lê a bíblia de forma simplista, sem entender a simbologia, nem perceber as coisas profundas que tem lá, e nunca ter uma revelação do Espírito Santo das coisas místicas, a bíblia será sempre um livro sem graça e chato de ler.

Então saiba a partir de hoje, quando for ouvir uma música, assistir um filme ou ler um livro, tente sempre desvendar o que o compositor, o autor e o escritor deixou escondido nas entre linhas ou camadas.
Procure enxergar onde estão as coisas simbólicas, profundas e místicas da sua obra, e não só fique na leitura simplista.

E pra você que não sabe, essas são às quatro formas que os rabinos lêem e interpretam a bíblia.

Deus & Bíblia Sem Censura Onde histórias criam vida. Descubra agora